“Resposta à crise não pode significar um recuo do que se fez nos últimos anos”

1 hora 25 minutos atrás

Em entrevista ao Público e à Renascença, Catarina Martins defendeu uma resposta à crise focada na promoção do emprego com direitos e no direito à habitação, que passe pela conversão do alojamento local em arrendamento de longa duração a preços comportáveis.

Por direitos sem intermitência na cultura

A partir de 1 de junho será possível apanhar um avião cheio e andar num metro a dois terços da sua capacidade. Mas a cadeira que tiver reservado num teatro fará parte de um restrito número de lugares disponíveis, correspondentes a menos de um terço do total.

Mata Nacional de Leiria
Política

Bloco quer levar Comissão de Agricultura à Mata Nacional de Leiria

21 minutos atrás

“O Estado também é proprietário florestal e está a falhar", aponta o deputado Ricardo Vicente. E diz que apesar de todo o conhecimento científico que o Governo mobilizou, "a Mata Nacional de Leiria e restantes matas litorais ardidas ainda hoje não tiveram direito a mais do que ao corte e venda de madeira” ardida em 2017.

Sociedade

Marinha Grande: Bourbon Automotive despediu precários e impôs férias

2 horas atrás

Este é “mais um caso de uma empresa que, antes de recorrer aos apoios públicos, supostamente para garantir a manutenção do emprego, despede os trabalhadores precários”, acusa o site despedimentos.pt

Oficiais do Serviço Nacional da Juventude observam gafanhotos do deserto durante formação para controlo desta espécie, em Gilgil, Quénia. Fotografia por FAO/Luis Tato.
Internacional

Praga de gafanhotos no Corno de África continua fora de controlo

2 horas atrás

O Corno de África assiste a uma praga de gafanhotos sem igual nas últimas dezenas de anos, que se estende até à fronteira entre o Paquistão e India. As restrições impostas pela pandemia à mobilidade de pessoas e produtos dificultam o combate a esta praga.

Larry Kramer tinha 84 anos.
Cultura

Morreu Larry Kramer, histórico ativista pelos direitos das pessoas com VIH

3 horas atrás

Kramer ficou para a história do ativismo na área do VIH e SIDA pelo seu trabalho e fundação da Act Up, tendo servido de exemplo e mote para os movimentos políticos pelos direitos das pessoas com doença. Era também um reputado dramaturgo.

Opiniões

Angola: sobre a verdade e a Justiça, que balanço?

Quando as palavras não se coadunam com os actos, o [atual] Presidente de Angola corre o risco de nada ter feito na procura da verdade e na observação da justiça, políticas reclamadas pelas vítimas do “27 de Maio de 1977”.

Desconfinemos mas com prudência e sem deixar ninguém para trás

Entramos numa nova fase do desconfinamento. O clima ajudou, com sol e calor parece que tudo se torna mais fácil. As lojas abriram, os cafés e restaurantes, as esplanadas, podemos ir à praia e passear, as famílias reencontram-se.

Equacionar a pandemia!

No apogeu da globalização a pandemia confinou o mundo. Tanta modernidade, tanta tecnologia, tanta inovação e afinal o impensável acontece de um modo tão prosaico.

Política

Garantir salários "não será mais caro que salvar bancos”

25 de Maio 2020

Entrevistada esta segunda-feira à noite na TVI, Catarina Martins elencou como prioridades para o país a garantia do pagamento dos salários a 100% e a proteção dos trabalhadores precários. Sobre o Novo Banco, disse existir “uma divergência absoluta entre o Bloco de Esquerda e o Governo”. 

Alta Voz

Governança e conflito social em tempos de pandemia

25 Maio

Apesar de tudo, o tempo de confinamento foi de lutas, solidariedade e auto-organização. Um caminho que tem de continuar se quisermos que vá "ficar tudo bem". É o que dizem Cinzia Arruzza e Felice Mometti neste artigo lido por Carlos Carujo.

Numa parede em Havana, Cuba. Foto de Mariana Carneiro.
Internacional

O cerco de Trump a Cuba: Testemunho de um bloqueio criminoso

24 de Maio 2020

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

Quatro e Vinte
Quatro e Vinte

Canábis em Portugal: do estigma ao “paradoxo do louro prensado”

20 Maio

Nesta edição, o podcast Quatro e Vinte destaca o debate canábico online promovido este mês pela Kosmicare com a participação do músico Manuel Cruz, os ativistas Dinis Dias, Ana Barbosa e Helena Valente, a psicóloga Purificação Anjos e o jurista João Taborda da Gama.

Mais Esquerda

Ao encontro: Que proteção e cuidados para os +60?

26 Maio

Ouve aqui o debate "Que proteção e cuidados para os +60?" com Berta Alves, do Grupo +60 do Bloco de Esquerda, Julio Machado Vaz, médico psiquiatra, e Maria Isaura Ribeiro, diretora de uma estrutura residencial para idosos. Esta conversa teve lugar no âmbito do "Ao Encontro", um ciclo de debates em direto na página de facebook do esquerda.net. 

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 13 de maio]

Dossier

Dossier 316: Crise global, vai ficar tudo bem?

A pandemia trouxe grandes mudanças à situação global política, social, económica, ambiental, cultural. A crise sanitária evolui para uma profunda crise económica, cujos traços importa analisar.

Ler mais
Política

Covid-19: Guias atualizados sobre proteção laboral e social

10 de Maio 2020

Com o fim do estado de emergência, o governo produziu legislação que altera vários mecanismos de proteção aprovados em março e abril. Veja aqui o que mudou.

Agenda

28 Maio

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto.  Mais informações aqui.

Inserido no ciclo conversas@mesa:   intercâmbios   internacionais   sobre   o   sistema alimentar pós covid-19. Cada debate contará com a presença de convidados de vários países e de animadores da REALIMENTAR - Rede Portuguesa pela Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Ver cartaz/programa com indicação dos/das oradores/as. Organização: ACTUAR e parceiros do projeto Alimentação é Direito. Inscrições aqui. A iniciativa começa às 15h.

Com Paula Cruz, socióloga, do Departamento de Investigação e Projetos da EAPN Portugal. Organização: FLUP e Departamento De Sociologia Flup. Assista aqui a partir das 18h.

Fotogaleria

Imagens do 1º de Maio de 1974. Compilação de Mariana Carneiro.

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Subscrever Newsletter