Alojamento local paralisado deixa milhares de casas vazias

1 hora 18 minutos atrás

Em pouco mais de uma semana, alguns sites de referência registam já centenas de casas que retornam ao mercado de arrendamento. Bloco questionou o governo sobre os anúncios de arrendamento ilegais.

Respostas à pandemia

Vivemos tempos excecionais, que exigem de todos nós um esforço sem paralelo. De forma a evitar o pior cenário relacionado com a pandemia COVID-19, é necessário agir de forma unida e solidária.

Cartaz contra os despedimentos em Espanha. Foto UGT/Twitter.
Internacional

Governo espanhol anuncia proibição dos despedimentos

1 minuto atrás

Sindicatos calculam cerca de um milhão de despedimentos desde o início da pandemia. Medida do governo PSOE/Podemos vai abranger trabalhadores precários, mas não quem já perdeu o emprego nas últimas semanas. Críticos sublinham que continua a ser possível despedir pagando indemnizações.

Marisa Matias no Parlamento Europeu. Foto de GUE/NGL/Flickr.
Política

“Não podemos repetir a história da crise financeira", alerta Marisa Matias

27 de Março 2020

A eurodeputada bloquista considera as medidas aprovadas no Parlamento Europeu "importantes, mas claramente insuficientes" para a necessidade de proteger quem trabalha e evitar que sejam as mesmas pessoas a pagar outra vez a crise.

Ambiente

Maior barreira de coral do mundo sofre nova vaga de destruição

2 horas atrás

O fenómeno acontecia uma vez em cada 30 anos, mas nos últimos cinco já ocorreu três vezes. Localizada na Austrália, tem um terço da sua área severamente afetada.

Parlamento Europeu. Foto: Bruxelles5/Flickr
Internacional

Parlamento Europeu opõe-se a dividendos da banca em 2020

27 de Março 2020

Em comunicado, os coordenadores da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários (ECON) do Parlamento Europeu exigem também restrições às operações de recompra de ações próprias por parte dos bancos enquanto durar a crise.

Opiniões

Ante a chantagem, requisição das estruturas privadas de saúde, já!

Iniciou-se a 26 de março o designado período de mitigação do COVID-19, período de elevada exigência para todas e todos, com particular relevância, perdoem-me o viés, para as/os profissionais de saúde de todos os estabelecimentos de saúde.

O mercado não nos protege

Por este país fora, vemos grandes empresas a despedir trabalhadores de uma forma completamente desumana. É necessário que o Estado intervenha e garanta que os direitos desses trabalhadores sejam salvaguardados e que ninguém fique para trás.

Coronabonds? Já, mas com cuidado

Os coronabonds são necessários e o Conselho Europeu e o BCE não terão alternativa melhor que seja imediatamente viável. Podem fazer deles uma solução ou uma bomba de pavio curto.

Entrevista

Bloco lança plataforma despedimentos.pt

25 de Março 2020

Trata-se de um instrumento para realizar o mapeamento dos abusos laborais em tempos de pandemia, fornecer instrumentos de denúncia às trabalhadoras e aos trabalhadores afetados e reunir informação relevante que permita a proteção dos empregos.

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 28 de março]

Alta Voz

Dormir, dormir

22 Março

Uma canção de embalar é o mote para este conto pouco tranquilizador de Anton Tchékhov lido por António Capelo e que pode ser escutado aqui.

Quatro e Vinte

Dispensários de canábis declarados “serviços essenciais” na quarentena

20 Março

À semelhança das farmácias e dos supermercados, as lojas que vendem a canábis para uso medicinal em Nova Iorque, São Francisco e noutras cidades norte-americanas continuarão abertas durante a quarentena. Saiba mais no Quatro e Vinte, o podcast quinzenal da atualidade canábica em português.

esquerda.radio

Marta Hugon n' Os Cantos da Casa

14 Março

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Agenda

28 Março

Eduarda Neves e Casimiro Pinto conversam com Silvestre Pestana. Publicado na página de Facebook do Espaço Mira.

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto. Mais informações aqui

Ver informações sobre a peça. Transmissão pelo Teatro Aberto entre as 16h e as 0h aqui

Com as intervenções de Vasco Barata, pela Rés do Chão – Direito à Habitação; Fabiana Pavel, pelo Morar em Lisboa; Javier Rubio, da CAES Abogad@s; Marcelo Pérez, do Movimiento Cooperativo de Viviendas. Organização: Rés do Chão - Associação pelo Direito à Habitação. Ver evento de facebook.
Transmissão às 21h através do Facebook (aqui) e do Youtube e contará com Intérprete de Língua Gestual Portuguesa. 

Todas as sextas e sábados, às 21h, o D. Maria II disponibiliza online um novo espetáculo, selecionado de entre as dezenas de produções e coproduções que subiram ao palco do D. Maria II nos últimos anos. Os vídeos ficam depois disponíveis, para ver ou rever a qualquer altura. A entrada para a sala faz-se por aqui.  Diariamente, acompanhe os desafios que o D. Maria II preparou para si no Instagram e Facebook.

Artistas em Rede é o novo programa da RTP para os serões de sábado
Com atuações de humor, magia, música, teatro e dança a partir de casa dos artistas. Salvador Martinha, Mário Daniel, Luísa Sobral, Hugo Sousa, Blaya, Joka e Rita, Bruno Ferreira, Pedro Abrunhosa e Alfredo Brito são os artistas cujas actuações, a partir das suas casas, marcam a estreia do formato, emitido a partir das 22h56 na RTP1. Mais informações

Dossier

"Em cada esquina um amigo"

A pandemia do coronavirus provocou o colapso do turismo e a paralisação de muitos setores da economia. Para já, o importante é travar os despejos e assim evitar que as pessoas fiquem sem teto. Mas o regresso da crise global exige uma resposta que passa pela defesa do direito à habitação e pelo controlo dos preços especulativos. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Subscrever Newsletter