Após bombardeamentos, Israel aceita cessar-fogo

6 horas 19 minutos atrás

Foi o maior bombardemanto desde 2014. Israel e grupos militares de Gaza acabaram por chegar a um acordo num cessar-fogo mediado pelo Egito, pondo fim a 24 horas de combates.

A ternura do patronato

A precariedade é uma chaga social que assola, hoje, todo o país. Mas esta chaga não é sentida por todos da mesma maneira: para os patrões é um maná, para os trabalhadores um calvário.

António Lima substitui Zuraida Soares e Paulo Mendes.
Política

António Lima é o novo coordenador do Bloco de Esquerda Açores

3 horas atrás

O novo coordenador do Bloco dos Açores apontou o combate ao desemprego, à pobreza e à precariedade como uma prioridade.

A ocupar o cargo de ministro, desde 1 de junho, Salvini tem-se destacado pelas atitudes xenófobas e pretende pôr fim aos afluxo de migrantes às costas italianas e proibiu o acesso aos portos à ONG que prestam ajuda aos migrantes no Mediterrâneo.
Internacional

Lampedusa: mais de 400 migrantes transferidos para navios militares

4 horas atrás

Este sábado, cerca de 450 migrantes foram transferidos para navios militares depois de terem chegado a Lampedusa, Itália. O barco que os levava vinha da Líbia e não se sabe ainda para onde será encaminhado.

A manifestação foi organizada pelos grupos Consciência Negra, SOS Racismo, Djass — Associação de Afrodescendentes, Radio Afrolis e Plataforma Gueto.
Sociedade

Manifestação em Lisboa: Crime racista não ficou sem resposta

8 horas atrás

Na passada sexta-feira, centenas de pessoas juntaram-se de forma a dizerem que os crimes racistas não podem ficar impunes. Cerca de dez elementos do PNR tentaram boicotar manifestação, mas ninguém lhes deu espaço.

Para além das 128 pessoas mortas (incluindo o dirigente político Mir Siraj Raisani, alvo do ataque), houve 122 feridos. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.
Internacional

Paquistão: dia de luto após ataque terrorista

19 horas atrás

O Paquistão cumpre este sábado um dia de luto depois do ataque suicida na província de Baluchistão, que, na sexta-feira, fez 128 mortos. As bandeiras estão a meia haste, as lojas estão fechadas e as cerimónias fúnebres arrancaram.

Artigos dossier

A vitória de Amlo e os desafios do México

7 de Julho 2018

As eleições presidenciais mexicanas deram a vitória ao candidato da esquerda. À terceira eleição, o carismático López Obrador conseguiu chegar à presidência com um discurso de oposição ao neoliberalismo. Dossier organizado por Luís Branco.

Opiniões

A mãe de todas as cimeiras asneou

Prometeu-se que se veriam dirigentes de gabarito histórico para a cimeira europeia. O resultado não foi uma lástima, foi uma vergonha.

Sem tempo para nervosismos

Membros de topo do Governo desdobram-se em declarações, dizendo-se vítimas de ultimato por parte do Bloco. Não houve nem há ultimato. O que há é a exigência de ver cumpridos os compromissos assumidos pelo Governo.

Tortura não é cultura!

A Assembleia da República reprovou, na semana passada, um Projeto de Lei que pretendia proibir as touradas e todas as atividades causadoras de sofrimento aos animais para divertimento(?!) dos aficionados.

José Mário Branco n' Os Cantos da Casa
esquerda.radio

José Mário Branco n' Os Cantos da Casa

11 Julho

José Mário Branco ― Inéditos 1967 – 1999, 2018.

Sara Tavares ― Fitxadu, 2017.

Paulo de Carvalho ― Cabra cega, 1982.

Sérgio Carolino e Telmo Marques ― XL: Portuguese music for tuba & piano, 2014.

Torcido ― Cabaça, 2017.

Edição nº 283, de 11 de julho de 2018

Alta Voz

Futebol: As origens

9 Julho

Ouve aqui "As Origens" texto retirado do livro "Futebol ao Sol e à Sombra", de Eduardo Galeano, lido por Fábio Salgado.

Política

Prenda de governo PSD/CDS às eólicas custa 1000 milhões aos consumidores

10 de Julho 2018

De acordo com o deputado bloquista Jorge Costa, a extensão do período do subsídio às centrais eólicas “foi apenas mais uma escandalosa prenda às empresas de energia, dada pelo governo anterior à custa dos consumidores”.

Política

Migrações: Marisa condena “resposta cínica e hipócrita” dos governos europeus

6 de Julho 2018

A eurodeputada do Bloco acusa alguns governos europeus, como o português, de terem branqueado as agendas xenófobas de outros governos na reunião do Conselho Europeu. “Vamos pagar um preço muito caro por aquilo que está a acontecer”, avisa.

Quatro e Vinte

Luxemburgo junta-se à legalização da canábis medicinal

4 Julho

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, saiba também as últimas novidades do mundo canábico nos Estados Unidos, Caraíbas, Uruguai e Austrália.

Sandra Cunha: "A autodeterminação de identidade de género é um direito humano fundamental"

parlamentos

A deputada bloquista Sandra Cunha contestou as propostas do PSD que procuravam limitar o direito à autodeterminação de género.

Podcast de Jorge Costa sobre a comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas da energia.

 

Israel já não pode ser mais claro no seu projecto de uma limpeza étnica, de arrancar ervas daninhas.

Crónica de Ana Bárbara Pedrosa

Neste podcast, podes ouvir as intervenções de Catarina Martins e de Sandra Cunha no final da conferência europeia "Género, Autodeterminação e Políticas LGBTI+".

Agenda

15 Julho

Começamos pela descoberta livre da Biblioteca Pública da Casa da Achada e cada um escolhe um livro para levar para casa. A partir daí, em cada domingo, tudo pode acontecer com os livros e os leitores.
Lisboa, Casa da Achada, 11h.

Sardinhada e convívio com Joana Mortágua, Fernando Rosas, Carlos  Oliveira e Carlos Guinote. Inscrições em setubal.bloco@gmail.com ou 926904096. Ver cartaz
Palmela, 12h.

Subscrever Newsletter