Ameaçado pela justiça com a perda de mandato por causa do “caso Selminho”, Rui Moreira promete recandidatar-se após dois mandatos também marcados pela atitude prepotente face à oposição e o desprezo pela participação cidadã. Dossier organizado por Luís Branco.

Neste dossier, recordamos os casos de perseguição a jornalistas e opositores, a influência da entourage de Valentim Loureiro no movimento de Rui Moreira e os ajustes diretos à sociedade de advogados dos seus membros. E publicamos artigos de José Castro sobre as lições do caso Selminho e de João Teixeira Lopes sobre o legado da “cidade de fachada”. A deputada municipal Susana Constante Pereira fala dos atropelos à oposição na Assembleia Municipal, Mário Moutinho critica a falta de apoios a quem faz Cultura e Sérgio Aires denuncia o desprezo pelas organizações que lutam contra a pobreza.

Ler Mais

“Povo português cumpriu obrigação de controlar a pandemia, o Governo não”

24 de Fevereiro 2021

No final da reunião com o Presidente da República, Catarina Martins criticou o executivo pelo atraso na concretização dos apoios sociais, pela ausência de um plano de desconfinamento ou até do prometido aumento das testagens. “Este era o momento em que precisávamos de estar a pôr no terreno todos os meios para que se pudesse começar a reabertura”, sublinhou.

Mutilação Genital Feminina – a inação não é opção

A construção de alianças e redes entre mulheres e organizações de jovens e ativistas que defendem a igualdade de género e o abandono da mutilação genital feminina dão-nos esperança de que esta e outras formas de violência de género serão combatidas com determinação e serão eliminadas.

Política

Recandidatura de Guterres à ONU é "uma boa notícia", diz Catarina

24 de Fevereiro 2021

A coordenadora nacional do Bloco saúda a recandidatura e espera que António Guterres “seja ouvido” nas questões ambientais e na situação das vacinas.

Política

Bloco quer avaliar Plano Nacional para a Saúde Mental

24 de Fevereiro 2021

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda requereu no Parlamento uma audição urgente ao Governo e ao diretor do Plano Nacional para a Saúde Mental. E alerta que a pandemia “está a produzir e produzirá no futuro enormes impactos na saúde mental dos indivíduos e da população”.

Fábrica da Bosch em Braga - Foto de despedimentos.pt
Sociedade

Bosch força férias sob ameaça de cortes salariais de 25%

24 de Fevereiro 2021

A denúncia é do site despedimentos.pt, que revela ainda que a empresa persiste na recusa de horários desfasados na sua fábrica em Braga. A Comissão de Trabalhadores já comunicou a situação à Autoridade para as Condições do Trabalho.

Cultura

Teatro Nacional Dona Maria com vídeos online a partir de dia 26

24 de Fevereiro 2021

A peça “Sopro”, de Tiago Rodrigues, e “Dias contados”, de Elisabete Francisca, ficarão disponíveis em vídeo de alta resolução. Este domingo há Correntes de Transmissão no canal YouTube do Teatro.

Opiniões

Barragens: Governo tem muito para explicar

O Governo autorizou a venda de uma concessão a favor de uma sociedade veículo que ainda nem existia. Este esquema serviu para a EDP fugir ao pagamento do imposto de selo sobre a venda das concessões, no valor de 110 milhões.

“Los Borbones son unos Ladrones”: libertem Hasél

Um Estado que prende os seus artistas por delito de opinião é um Estado sem liberdade expressão. E um Estado que usa os seus meios repressivos para defender uma monarquia caduca e corrupta não é uma democracia plena.

Três toneladas de corrupção

Lai Xiaomin, preso em 2018, foi condenado à morte e executado há dias, a 29 de janeiro (a China, como os EUA, é um dos países que ainda aceita e promove a pena capital). Não é o primeiro caso de corrupção de um dirigente chinês de topo.

Alta Voz

A primeira década do processo revolucionário árabe

22 Fevereiro

A 17 de dezembro de 2010, um jovem vendedor ambulante imolou-se no centro da Tunísia causando uma tempestade política a que chamaria “a primavera árabe”. Dez anos depois, Gilbert Achcar analisa os avanços e recuos do processo num artigo lido por Carlos Carujo.

Sociedade

Arquitetura: "Não haverá solução que não passe pela organização dos trabalhadores"

22 de Fevereiro 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, o Movimento dos Trabalhadores em Arquitetura contradiz com dados do seu inquérito a ideia de que estes trabalhadores são profissionais liberais: "87% exerce a sua atividade enquanto trabalhador por conta de outrem". Um dos próximos passos será a criação de um sindicato. 

Arruada de campanha em 2017. Em primeiro plano, da esquerda para a direita: Filipe Araújo (Vereador do Ambiente e Vice Presidente da Câmara), Miguel Pereira Leite (Presidente da Assembleia), Rui Moreira, Cândido Correia (candidato à Junta de Campanhã) e Fernando Paulo (vereador Habitação, Coesão Social e Educação). Atrás de Rui Moreira está Nuno Santos, então diretor de campanha e mais tarde chefe de gabinete, do qual saiu em julho de 2020.
Artigos dossier

Rui Moreira: rei no xadrez

21 de Fevereiro 2021
Quatro e Vinte

Indústria canábica foi a exceção ao disparar do desemprego nos EUA

20 Fevereiro

Enquanto a pandemia destruía 10 milhões de postos de trabalho, o setor canábico nos estados norte-americanos que legalizaram superou no ano passado os 320 mil empregos a tempo inteiro. Ouça esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Sociedade

“Animadores Socioculturais esperam há já demasiado tempo por reconhecimento”

20 de Fevereiro 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, Isabel Filipe, presidente da APDASC, explica qual a importância da aprovação do Estatuto Profissional da Carreira do Animador Sociocultural e da regulamentação desta profissão.

Convocar a História

A Tricontinental

17 Fevereiro

Em 1966, representantes de movimentos de libertação nacional de três continentes - África, Ásia e América Latina - reuniram-se em Havana para discutir os desafios comuns que o (neo)colonialismo e o imperialismo colocavam às suas lutas. Neste episódio, convidámos a investigadora Raquel Ribeiro para nos falar da Conferência Tricontinental e do seu legado.

Sociedade

Coletivos feministas convocam conversas “A caminho do 8 de Março”

19 de Fevereiro 2021

As cinco conversas terão lugar online nos dias 20, 24, 27 de fevereiro e 3 e 6 de março. O objetivo é juntar mais pessoas a esta mobilização coletiva rumo ao dia da Greve Feminista Internacional.

Os Cantos da Casa

Miguel Araújo n' Os Cantos da Casa

13 Fevereiro

Miguel Araújo ― Peixe azul, 2021.

Cardo-Roxo ― Volto já, 2017.

Fernando Lopes-Graça ― Canções regionais portuguesas, 1984.

Daniel Reis ― Pensamento, 2016.

Sara Correia ― Do coração, 2020.

Edição nº 340, de 13 de fevereiro de 2021

Mais Esquerda

Gentrificação das cidades

16 Fevereiro

Ouve aqui a conversa sobre gentrificação das cidades com Susana Constante Pereira e Maria Manuel Rola. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Vídeo

Olhares sobre o Racismo - Documentário [completo]

Documentário: Olhares sobre o Racismo

Vários ativistas dão o seu testemunho neste documentário produzido pela SOS Racismo no seu 30º aniversário, com realização de Bruno Moraes Cabral, Eddie Pipocas, Dércio Tomás Ferreira.

Comunidade

Direito de resposta: "O que está em causa no caso Selminho?"

22 de Fevereiro 2021

Direito de resposta enviado por Paulo de Morais, respeitante ao artigo "O que está em causa no caso Selminho?", assinado por José Castro.

Dossier

Dossier Teletrabalho

O teletrabalho permitiu que muitas pessoas continuassem a trabalhar em tempo de pandemia e com mais proteção. Porém, tem elevados riscos para quem trabalha, em particular o da violação do direito ao repouso. Dossier organizado por Carlos Santos.

Ler mais
Imagem de Pabo Hásel num cartaz de uma manifestação pela amnistia.
Internacional

Liberdade de expressão: Espanha soma 128 condenações desde 2004

19 de Fevereiro 2021

Numa reportagem do portal El Salto, são contabilizadas 122 condenações a pena de prisão pelo crime de enaltecimento do terrorismo desde 2004, a que se somam outras seis por injúrias à Coroa, instituições do Estado ou ofensa aos sentimentos religiosos.

 

"A operação Illa funcionou e diz muito sobre a audácia da equipa eleitoral que governa o partido socialista a partir da Moncloa" - Foto PSC/Epa/Lusa
Internacional

Espanha: o projeto de Pedro Sánchez, depois das eleições catalãs

20 de Fevereiro 2021

Manuel Monereo analisa o projeto de Sánchez, após as eleições catalãs, afirmando que o primeiro-ministro de Espanha assume o “consenso de Bruxelas”, como “única política possível”, e que para ele tudo o mais é “secundário”. No texto, aborda ainda a “operação Draghi” em Itália.

“Na Europa atual (em 2021) existem atualmente poucos governos de tipo neofascista: a Hungria de Orban é o principal exemplo. Mas existe um grande número de partidos com apoio de massas, que em alguns países são candidatos sérios ao poder” – Na foto uma ação na Hungria do Jobbik, retirada do site Outras Palavras
Internacional

O avanço do fascismo no mundo e no Brasil

20 de Fevereiro 2021

Neste artigo, Michael Löwy debruça-se sobre o fascismo do nosso tempo. “O neofascismo não é a repetição do fascismo dos anos 1930: é um fenómeno novo, com caraterísticas do século XXI”, afirma, apontando que “a diferença mais importante” situa-se no “terreno económico”.

Sociedade

“Luta pelo direito à habitação deve estar no centro das dinâmicas políticas”

18 de Fevereiro 2021

Ana Drago, António Brito Guterres, Federico Tomasone, José Gusmão, Maria Manuel Rola, Marisa Matias e Simone Tulumello falaram sobre a Financeirização da Habitação no Sul da Europa e apontaram caminhos para contrariar este processo.

Subscrever Newsletter