"Precariedade laboral leva muita gente infetada a continuar a ir para o trabalho"

52 minutos 57 segundos atrás

De acordo com Mário Durval, nunca se verificou o “descontrolo da epidemia” na região de Lisboa e Vale do Tejo. No entanto, o delegado de Saúde alerta que existem questões que a Saúde Pública não consegue solucionar, como a precariedade laboral.

Medina e o Airbnb

Assinalamos positivamente este passo do PS em direção ao que há muito defendemos. Precisamos de construir uma cidade diversa, onde as famílias conseguem fixar-se e onde o turismo não é a única atividade económica.

Trabalhadores receberam esta segunda-feira a carta para pedirem o subsídio de desemprego - foto esquerda.net
Sociedade

Cervejaria Galiza encerrou, mas o seu exemplo "perdurará na memória"

2 minutos atrás

Administrador de insolvência e trabalhadores consideraram não haver condições para manter aberto o restaurante. Ao esquerda.net, o deputado José Soeiro envia “uma palavra” aos trabalhadores, destacando o “exemplo que perdurará na memória de todos quantos lutam contra o abuso patronal”.

Sociedade

Cláudia Simões foi ouvida cinco meses após queixa contra PSP

1 hora atrás

A mulher de 42 anos que acusou a PSP de a agredir a socos e de proferir insultos racistas em janeiro foi ouvida no final de junho pela Inspeção-Geral da Administração Interna. A sua advogada considera que esta demora é “lamentável”.

Estamos a ser testemunhas mais uma vez dos enormes custos da desigualdade em massa – Complexo da Maré, Rio de Janeiro, área muito vulnerável à covid-19 – Foto Fernando Frazão/Agência Brasil
Internacional

Como a desigualdade alimenta as mortes por covid-19

2 horas atrás

Vários fatores determinam a taxa de mortalidade de um país por covid-19. No entanto, uma caraterística estrutural profunda parece estar a dar forma ao papel destes fatores: a distribuição de rendimento e riqueza dos países. Artigo de Jeffrey Sachs.

Mário Centeno. Foto: eu2018at/Flickr
Internacional

De saída do Eurogrupo, Centeno pede revisão das regras orçamentais europeias

4 horas atrás

Na despedida do mandato como presidente do Eurogrupo, Mário Centeno avisa que é "irrealista" cumprir essas regras no atual contexto. Declarações que contrastam com a defesa intransigente do seu cumprimento durante o governo do PS.

Opiniões

A memória seletiva da direita

A história recente da privatização dos CTT é a história de uma privatização errada, levada a cabo pelo último governo PSD/CDS, concluída em 2014, que levou à alteração na resposta de serviço postal para pior. Bem pior.

Fogo amigo

Os tempos que temos pela frente vão ser, aliás, já estão a ser, difíceis. Trazer a público as divergências com quem coordena a resposta de saúde pública não os vai simplificar e é uma tremenda irresponsabilidade.

A direita portuguesa é igual às outras

Em Portugal como em França, em Espanha, na Itália, na Áustria ou nos países nórdicos, a direita tradicional está a incorporar o essencial do programa da extrema direita.

Alta Voz

Destemidas: mulheres que só fazem o que querem

6 Julho

Quem tem medo das mulheres sem medo? Marco Marques apresenta-nos o romance gráfico de Pénélope Bagieu num artigo lido por Carlos Carujo.

Bolsonaro: prisão de Queiroz atingiu-o o mais d o que crise nos Ministérios da Saúde e Educação.
Internacional

Os fantasmas de Bolsonaro

7 de Julho 2020

Presidente não consegue ministros para a Saúde e a Educação, preside um governo à deriva e vive assombrado por fantasmas que todos os dias o rodeiam e assustam. Aqui vai uma lista dessa legião fantasmagórica que não dá trégua ao ex-capitão. Por Luis Leiria.

Convocar a História

Fascismo e pós-fascismo

4 Julho

A História está a repetir-se? Que características distinguem a extrema-direita do século XXI dos fascismos do século XX, e que atributos irmanam estes fenómenos políticos? O historiador Manuel Loff aceitou o nosso repto para debatermos as origens e os velhos novos perigos desta nova extrema-direita.

Política

Orçamento: PSD e PS fizeram “jogo de sombras” ao longo da especialidade

3 de Julho 2020

Pedro Filipe Soares e Mariana Mortágua exortaram os partidos a assumirem as suas posições mas também os seus recuos e acusaram PSD e PS de impedirem alguns avanços, como é o caso da criação de um subsídio de desemprego extraordinário para trabalhadores informais.

viola campaniça
Os Cantos da Casa

Retrospetiva de 1984 (2ª parte) n' Os Cantos da Casa

3 Julho

Retrospetiva de 1984 (2ª parte)

Lopes Graça, Lena d'Água, GNR, Rão Kyao e outros.

Edição nº 324, de 1 de julho de 2020

Mais Esquerda

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens

7 Julho

Ouve aqui o debate sobre o trabalho das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens com Paula Nogueira e Célia Carvalho. A conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Quatro e Vinte

A longa espera dos produtores de cânhamo pela regulamentação do setor em Portugal

20 Junho

Um vazio legal deixou os produtores de cânhamo sem forma de certificar as suas plantações em Portugal. Ao fim de duas colheitas perdidas, continuam à espera que o governo publique a nova regulamentação. O Quatro e Vinte falou com João Costa, da associação Cannacasa, sobre o impasse e as perspetivas do setor.

 

Dossier

À boleia da pandemia e do medo de contágio, multiplicam-se pretensas soluções tecnológicas que prometem segurança em troca dos nossos dados. Enquanto isso, as gigantes tecnológicas prometem transformar a Educação e a Saúde tal como as conhecemos, garantindo para si rendas bilionárias. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

8 Julho

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade, no âmbito do ciclo Intelectuais e Artistas da Resistência, associa-se às comemorações do centenário do nascimento de Bernardo Santareno, com uma mostra Biobibliográfica, que poderá ser vista, presencialmente, no 4.º piso do Museu do Aljube até 2 de agosto, ou online, no Facebook do Museu.

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes (Lisboa), Tiago Resende e Carlos Couto (Viseu), Carolina Gomes (Coimbra), Adriano Campos (Porto) e Rui Antunes (Braga).

Subscrever Newsletter