218354062683999

“Quem tem medo dos banqueiros?”

27 de Fevereiro 2020

No encerramento do debate sobre as comissões bancárias, o líder parlamentar do Bloco afirmou que “é inaceitável que a APB faça chantagem sobre um órgão de soberania”. Na votação, dois projetos do Bloco foram aprovados, baixando à comissão, um baixou sem votação e dois foram chumbados.

899890307097227

parlamentos

Mariana Mortágua apresentou esta quinta-feira os 5 projetos de lei do Bloco para travar as comissões abusivas. “Não cederemos às chantagens e pressões da banca”, afirmou a deputada.

Protesto de trabalhadores do Lidl de Linho, Sintra, Foto de CESP
Sociedade

Dia de luta dos trabalhadores do Lidl esta sexta-feira

27 de Fevereiro 2020

Esta sexta-feira, 29 de fevereiro, o sindicato CESP avançou com um pré-aviso de greve para a multinacional Lidl em Portugal. Os trabalhadores lutam por melhores salários, protestam contra a repressão e exigem negociação à administração da empresa.

Espaço João Semedo é inaugurado este sábado às 15h
Política

Espaço João Semedo é inaugurado em Braga este sábado

27 de Fevereiro 2020

Este sábado é inaugurado em Braga o gabinete da delegação do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu. Será um ponto de contacto de proximidade com as pessoas do norte do país e uma homenagem a João Semedo. Estarão presentes José Gusmão e José Manuel Pureza.

Sinalética no aeroporto de Heathrow. Londres, março de 2008.
Ambiente

Expansão de aeroporto de Heathrow chumbada por razões ambientais

27 de Fevereiro 2020

Um tribunal britânico considerou, esta quinta-feira, ilegal a construção de uma terceira pista no aeroporto mais concorrido da Europa. A sentença foi devida a razões ambientais. A associação ambientalista Zero defende que a decisão deve influenciar as decisões sobre o aeroporto do Montijo.

Pedro Filipe Soares
Política

Veto parlamentar a proposta de Ventura é “favor ao Chega”

26 de Fevereiro 2020

“Uma Comissão Parlamentar não é a primeira instância do Tribunal Constitucional”, defendeu o líder parlamentar bloquista Pedro Filipe Soares, apontando casos semelhantes no passado recente que tiveram luz verde para serem debatidos no parlamento.

Opiniões

PPP de Medina e Costa: mudar as regras é mau sinal

O Bloco de Esquerda é claro: faz mal Fernando Medina em insistir no confronto com o Tribunal de Contas e fez mal António Costa em alterar a lei das PPP para libertar Medina do escrutínio do tribunal.

Serviço Nacional de Saúde: democracia e humanidade versus burocracia

Um homem com 93 anos, em cadeira de rodas e surdo, foi obrigado a entrar sozinho na Urgência do Hospital de Viseu. A bem da (maior) humanização do SNS, é de “prescrever” que a administração dê ordem para afixar um cartaz onde deverá constar: "O SNS é um Serviço Público".

Será o voto eletrónico um bom substituto do voto em papel?

Face a iniciativas cada vez mais visíveis para implementar o voto em Portugal, é fundamental olhar de perto para a forma como votamos. A potencial reformulação profunda do voto obriga-nos a analisar e avaliar os lados bons e maus de cada abordagem, seja a digital ou a analógica.

Vitalino Canas comenta os resultados das eleições europeias de 2009.
Política

Mariana Mortágua critica nomeação de Vitalino Canas, o “provedor da precariedade”

25 de Fevereiro 2020

Em artigo de opinião publicado no Jornal de Notícias, Mariana Mortágua lembra o percurso do ex-governante do PS e os seus interesses no mundo dos negócios. A deputada critica assim a sua nomeação para o Tribunal Constitucional já que era o “provedor da precariedade”, nomeado pelas empresas de trabalho temporário.

Internacional

A viragem à esquerda da Irlanda

25 de Fevereiro 2020

A Irlanda contrariou a tendência europeia com os seus eleitores a virarem profundamente à esquerda. O Sinn Féin foi o principal beneficiário, mas o partido tem grandes escolhas para fazer nos próximos meses se quiser capitalizar este avanço.

Quatro e Vinte

Tribunal suíço acaba com imposto sobre a “canábis light”

20 Fevereiro

Ouça esta e outras notícias da atualidade canábica internacional — EUA, Canadá, Nepal e não só — nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

 

Bernie Sanders
Internacional

"Bernie é a verdadeira escolha feminista"

16 de Fevereiro 2020

Somos feministas e vamos votar em Bernie Sanders. Na verdade, apoiamos Sanders precisamente porque somos feministas. Por Nancy Fraser e Lisa Featherstone.

Ocre Filipe Raposo
esquerda.radio

Filipe Raposo n' Os Cantos da Casa

7 Fevereiro

Companhia do Canto Popular ― Rebento, 2019.

Stereossauro ― Bairro da Ponte, 2019.

José Afonso ― Como se fora seu filho, 1983.

Filipe Raposo ― Ocre, 2019.

Rui David ― Contraluz, 2019.

Edição nº 320, de 7 de fevereiro de 2020

Alta Voz

"Traição", José Luís Peixoto

20 Janeiro

Ouve aqui o podcast do conto "Traição", de José Luís Peixoto, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Fotogaleria

Fotos de Ana Feijão e Mariana Jesus.
André Ventura, líder do CHEGA, acumula o salário de deputado com os vencimentos de consultor da Finpartner e de comentador da Cofina. Foto de José Sena Goulão, Lusa.
Política

André Ventura mentiu ao Polígrafo

22 de Fevereiro 2020

Dossier

Manifestação anti-fascista em Londres. Dezembro de 2018.

A nova vaga de partidos de extrema-direita tem aspeto e política económica diferentes das anteriores. Agora, grande parte, é descomplexadamente liberal no seu programa, servindo dessa forma os interesses dos mais poderosos economicamente. Como o prova o Chega em Portugal. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Ouve aqui o podcast do debate "Os refugiados estão a invadir-nos?", com Miguel Duarte (Hubb - Humans Before Borders), realizado a 10 de dezembro de 2019 no Com Calma - Espaço Cultural, Lisboa.

Agenda

28 Fevereiro

Projeto COMBAT – O Combate ao Racismo em Portugal: uma análise de políticas públicas e legislação antidiscriminação. Coordenação de Silvia Maeso. Com Ana Rita Alves, Sara Fernandes, Inês Oliveira, Thula Pires, Mamadou Ba, Anabela Rodrigues, José Baessa De Pina, Geovani Djanco. Mais informações e inscrições.
Lisboa, Auditório do Museu do Aljube, das 11h às 20h

Com Andreia Quartau e Beatriz Pedroso. Ver cartaz.
Torres Vedras, Sede do Bloco em Torres Vedras – Rua Dr. Aleixo Ferreira, nº 11, loja 1 – Galerias Clemente, 18h30.

Com a participação da realizadora.
Lisboa, Tigre de Papel - Rua de Arroios, 25, 21h.

Com João Figueiredo (investigador e antropólogo) e Isabel Pires (deputada Bloco de Esquerda). Ver cartaz.
Amadora, Sede do Bloco de Esquerda Amadora - Av. António Correia de Oliveira, n.6 (junto aos Bombeiros), 21h.

Mais informações e inscrições.
Lisboa, Auditório da Cantina Velha - Universidade de Lisboa, 21h (dias 27 e 28) e 16h (dia 29).

Subscrever Newsletter