Governo catalão condena violência em mais uma noite de confrontos

3 horas 8 minutos atrás

Pela terceira noite consecutiva, o centro de Barcelona foi palco de confrontos com a polícia e barricadas nas ruas. “Não podemos permitir que grupos de infiltrados e provocadores destruam a imagem dos catalães”, afirmou o líder da Generalitat.

Lembra-se, é o amianto, sr. ministro?

O “novo” ministro Tiago Brandão Rodrigues parece crer convictamente no mito urbano de que se ignorarmos um problema com muita força ele eventualmente acabará por desaparecer.

Fernando Medina e Manuel Salgado.
Política

Bloco vai opor-se à recondução de Manuel Salgado na presidência da SRU

16 de Outubro 2019

Em comunicado, o Bloco de Esquerda acusa Fernando Medina de tentar condicionar a sua iniciativa política, ao não agendar para discussão a proposta que retira ao ex-vereador do Urbanismo a liderança da empresa que executa muitas das obras públicas na cidade.

petrogal
Sociedade

Sindicato apresenta resultado do acordo salarial com petrolíferas

16 de Outubro 2019

A revisão salarial no acordo coletivo de trabalho celebrado entre a Fiequimetal e várias petrolíferas permitiu aumentos entre 1.5% e 1.55% com efeitos retroativos a janeiro.

Combatentes curdas do YPG. Síria. Abril de 2016.
Internacional

Curdos defendem-se com aliança com regime sírio, russos avançam

16 de Outubro 2019

A retirada dos militares norte-americanos deixou o nordeste da Síria em convulsão. O exército turco lançou uma ofensiva contra os curdos que procuraram defender-se deixando avançar as forças do governo sírio. A Rússia ganha terreno em apoio aos seus aliados e Trump tenta mostrar que não traiu os curdos.

Extinction Rebellion desafia proibição de manifestação em Londres
Ambiente

Extinction Rebellion desafia proibição de manifestação em Londres

16 de Outubro 2019

Centenas de pessoas do movimento Extinction Rebellion concentraram-se hoje em Trafalgar Square para desafiar a proibição de manifestação ordenada pela Polícia Metropolitana de Londres. Movimento denuncia a proibição como um atentado aos direitos civis.

Opiniões

Sinais de fogo

Não será fogo fátuo antes tão real quanto ele incidirá sobre a vida das pessoas. De repente, as medidas pesadas da CGD. Outra vez, a credibilidade da esquerda à prova assim como a segurança e tranquilidade dos mais velhos.

Teste das peças

A "geringonça" e outras máquinas foram ao teste das peças. Há quem entenda que o PS venceu por "poucochinho" ao obter uma percentagem maior do que a soma de percentagens de toda a Direita.

O tempo de uma rosa é um dia

Nas negociações ensaiadas na quarta-feira e fechadas na quinta-feira à noite, ficou-se a saber que o governo não quer maioria, quer jogo político.

Política

Bloco condena repressão e prisões políticas na Catalunha

15 de Outubro 2019

Em comunicado da Comissão Política, o Bloco de Esquerda defende que “só a via do diálogo político e democrático, no estrito cumprimento do direito dos povos à sua autodeterminação, pode resolver a questão catalã” e condena o Estado Espanhol por “procurar resolver um conflito eminemente político através da repressão e da prisão”.

Musicalbi foto
esquerda.radio

Musicalbi n' Os Cantos da Casa

16 Outubro

Musicalbi ― Solidão e xisto, 2019.
The Gift ― Verão, 2019.
Luís Cília ― Contradições, 1983.
Polyphony From The Royal Monastery Of Santa Cruz, 1993.
Rafael Carvalho ― Relheiras, 2017.

Edição nº 313, de 16 de outubro de 2019

 

Reunião dos chefes de dipomacia dos governos da UE
Internacional

Eurodeputados pedem fim da venda de armas da UE à Turquia, governos recusam

14 de Outubro 2019

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia não aprovaram a proibição europeia de venda de armamento à Turquia, uma medida proposta por Marisa Matias e outros eurodeputados à Alta Representante para a Política Externa e de Segurança da UE.

Alta Voz

A aia

14 Outubro

Ouve aqui o podcast do conto "A aia", de Eça de Queiroz, lido por Érica Almeida Postiço.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis: o que dizem os partidos?

4 Outubro

O podcast que dá as notícias canábicas no esquerda.net nos dias 4 e 20 de cada mês está de volta para mais uma temporada.

Dossier

(1964), "“Guerra Colonial”: exército português em operações.", Fundação Mário Soares / AMS - Arquivo Mário Soares - Fotografias Exposição Permanente, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_114094

A Guerra Colonial durou mais do dobro da Segunda Guerra Mundial e fez milhares de mortos portugueses e africanos. Urge quebrar o silêncio e desconstruir os mitos em torno deste conflito e do passado colonialista de Portugal. Assim como é imperativo dar visibilidade e garantir direitos às suas vítimas. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

Vídeo

2539138169651809

“Presos políticos, liberdade”: manifestação em Lisboa solidária com Catalunha

“Presos políticos, liberdade” foi uma das palavras de ordem que se fez ouvir esta terça-feira ao fim da tarde também em Portugal. ‬ Com declarações da deputada Isabel Pires.

Ouve aqui o podcast do debate “Produção pecuária: que modelo ambiental e de bem-estar animal?”, com Paco Martinez e Rui Crespo.

Agenda

17 Outubro

O livro será comentado por Adolfo Maria (escritor e comentador do programa Debate Africano da RTP). Ver convite.
Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal – Campo Grande 83, 17h30

De autoria de Felipe Nepomuceno, com a presença do realizador. Após a sessão, serão lidos textos de Eduardo Galeano por Matilde Campilho, Chico Díaz, Maria do Céu Guerra, Helder Macedo, Teresa Salgueiro, entre outros. Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
Lisboa, Fundação José Saramago – Casa dos Bicos, 18h30.

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.