Os “Luanda Leaks” vieram expor a forma como Isabel dos Santos e Sindika Dokolo construíram o seu império financeiro, em boa parte graças ao financiamento público resultante da influência política de José Eduardo dos Santos. Os negócios, ruinosos para o Estado angolano, serviram para criar a primeira bilionária africana. Dossier organizado por Luís Branco.

Neste dossier, mostramos a origem dos Luanda Leaks, o papel das maiores auditoras mundiais na legitimação dos negócios de Isabel dos Santos, os laços da filha do ex-presidente com a elite económica portuguesa e a galeria de políticos portugueses envolvidos nos negócios angolanos. Recordamos a biografia do ex-presidente Eduardo dos Santos e publicamos a opinião de Mariana Mortágua.

Ler Mais
Miguel Relvas, Paulo Portas, Carlos César e Jerónimo de Sousa. Em fundo: José Eduardo dos Santos
Artigos dossier

Que diziam os partidos sobre a cleptocracia instalada em Angola?

25 de Janeiro 2020

No final da guerra civil, Angola tornou-se uma terra de grandes oportunidades para alguns. Nessa altura, as críticas da direita e do PS ao regime do MPLA foram substituídas pelos convites ao investimento da elite económica angolana. O PCP manteve-se fiel ao MPLA e só o Bloco apontou sempre o dedo aos cleptocratas do regime. Artigo de Luís Branco.

Fotografia de Ana Candeias
Sociedade

Autodeterminação de género nos documentos: e depois?

25 de Janeiro 2020

Aprovada a lei da autodeterminação de género, a questão que se coloca é o que aconteceu depois. Quais as dificuldades que as pessoas trans têm encontrado? Na prática, o que mudou? Como é que estas pessoas vêem a sua identidade e as suas escolhas respeitadas? Em que medida em que a autodeterminação esbarra na determinação alheia? Por Ana Bárbara Pedrosa.

Miguel Relvas, ex ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares do governo liderado por Pedro Passos Coelho. Foto de Miguel A. Lopes, Lusa.
Política

Catarina Martins responde a acusação de Relvas

25 de Janeiro 2020

Acusada pelo ex-governante de ter mentido, a dirigente bloquista responde: “Miguel Relvas foi administrador da Finertec, empresa dirigida por responsáveis da Fundação José Eduardo dos Santos e com acionista escondido off shore. Não me custa corrigir o erro. A acusação é a mesma”. Catarina acrescenta um link para o artigo da Visão sobre a empresa.

Mário Tomé no Fórum Socialismo 2020 - Foto de Paula Nunes
Sociedade

Mário Tomé, “o grande resistente”

25 de Janeiro 2020

Pedimos o título de empréstimo, pois era assim que o escritor Baptista Bastos chamava a Mário Tomé. O militar de Abril e dirigente político é homenageado este sábado em Lisboa, a propósito dos 40 anos da sua primeira eleição como deputado. Por Carlos Santos

Software livre
Sociedade

O Software Livre e a Esquerda

25 de Janeiro 2020

As licenças de software livre copyleft significam, na prática, que os meios de produção digitais são públicos e a dissolução do conceito de propriedade intelectual privada do software em si. Mas infelizmente estas alternativas não são tão usadas como deviam ou até se esperaria. Artigo de Pedro Celestino

Opiniões

A poderose: análise clínica

Está aí, na ordem do dia, a discussão sobre eventual excesso no uso da força física por parte da Polícia (no caso, um agente da PSP) sobre uma cidadã da Amadora.

Espanha incomoda, mas o seu défice incomoda muito mais

O problema para Bruxelas é que o novo governo quer uma folga de mais €8 mil milhões, aumentando assim o défice para responder com estímulos económicos.

Luanda Leaks: Rui Moreira e a arte de medalhar um ladrão

O Luanda Leaks veio comprovar o que há muito já se sabia. Isabel dos Santos é a figura principal de uma das maiores redes internacionais de crime económico do século XXI, surrupiando durante anos o produto do esforço do povo angolano.

Artigos dossier

Quem são os ex-governantes portugueses nos negócios angolanos?

22 de Janeiro 2020

Além de mobilizar redes de influência, a contratação de ex-governantes portugueses permitiu ao regime de Luanda exibir as credenciais de responsáveis democráticos de Portugal. Não foram só advogados e consultores a apoiar e beneficiar do roubo sistemático do povo de Angola. Artigo de Jorge Costa.

Quatro e Vinte

Bernie Sanders promete legalizar canábis nos primeiros 100 dias do mandato

20 Janeiro

O candidato à nomeação democrata para as presidenciais norte-americanas apresentou o seu plano para regular a canábis a nível federal. Saiba mais nesta edição do Quatro e Vinte.

Fotografias de Cláudia Simões antes e depois das agressões da Polícia de Segurança Pública.
Sociedade

PSP acusada de espancar mulher porque filha menor viajava sem passe

21 de Janeiro 2020

Motorista chamou a polícia porque a criança, de apenas oito anos, se esqueceu do passe. PSP terá agredido a mulher com socos e proferido insultos racistas. SOS Racismo pede que “se acabe com a impunidade da violência policial racista". Bloco questionou governo e deputada Beatriz Gomes Dias declara ser imperativo apurar todos os factos deste caso de alegada violência policial na Amadora.

Alta Voz

"Traição", José Luís Peixoto

20 Janeiro

Ouve aqui o podcast do conto "Traição", de José Luís Peixoto, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata
esquerda.radio

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata n' Os Cantos da Casa

10 Janeiro

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata ― Do Natal aos Reis: Cantos da Galiza e Portugal, 2019.

Tiago Sousa ― Um piano nas barricadas, 2016.

Trovante ― Cais das Colinas, 1983.

Carlos Bica ― Carlos Bica + Matéria-Prima, 2010.

Cordel ― Cordel, 2019.

Edição nº 318, de 9 de janeiro de 2020

Dossier

Garantir o direito a um envelhecimento com qualidade e emancipado exige o combate à estigmatização da velhice e políticas públicas em conformidade em áreas como a saúde, a habitação, os rendimentos e o trabalho. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais
Pedro Filipe Soares fez a intervenção do Bloco de encerramento do debate orçamental - Foto de Miguel A Lopes/Lusa
Política

"Eurogrupo pode ficar radiante com superavit, mas esse dinheiro faz falta ao país"

10 de Janeiro 2020

No encerramento do debate do Orçamento, Pedro Filipe Soares criticou a proposta do governo, que “se resume à palavra superavit”.

Ouve aqui o podcast do debate "Os refugiados estão a invadir-nos?", com Miguel Duarte (Hubb - Humans Before Borders), realizado a 10 de dezembro de 2019 no Com Calma - Espaço Cultural, Lisboa.

Agenda

26 Janeiro

Ver evento de facebook. Inscrições aqui.
Lisboa, A Padaria do Povo - Rua Luís Derouet, 20-A.

Quem gosta de ler, falar sobre livros, trocar ideias ou sente que precisa muito de reatar a sua vida com a leitura pode vir experimentar este encontro de Leitores Achados, incentivado pela Biblioteca Pública da Casa da Achada.
Lisboa, Casa da Achada, 16h.

Subscrever Newsletter