“Esta legislatura tem sido, infelizmente, a história das recusas do Partido Socialista”

2 horas 22 minutos atrás

Catarina Martins lembrou que quando se devia estar a debater o orçamento para 2021, o PS “parece até preferir uma certa hostilidade à esquerda” e afirmou que pela parte do Bloco “colocamos a resposta estratégica à crise no centro de todas as nossas preocupações”.

861667984316285

reportagens

Maria José Guedes trabalha num hostel onde recebe o salário mínimo. Desde o início da Covid-19 foi colocada em lay-off e deixou de receber o subsídio de alimentação. Para ela, tal como para muitas famílias monoparentais que ganham o salário mínimo, qualquer corte nos rendimentos é dramático.

Manifestantes na Virgínia com indumentária associada ao boogaloo. Janeiro de 2020. Anthony Crider/Flickr.
Internacional

Boogaloo, o movimento de extrema-direita começa a ser banido do Facebook

29 minutos atrás

Pressionado por ser permissivo para com o discurso de ódio, o Facebook apagou mais de 300 contas deste movimento acusado de vários crimes, incluindo assassinatos.

Autocarro sobrelotado da Mafrense. Foto do Bloco de Esquerda de Sintra.
Política

Melhores transportes e não “checkpoints do termómetro” defende o Bloco de Sintra

1 hora atrás

O Presidente da Câmara de Cascais propôs uma cerca sanitária aos transportes dos concelhos vizinhos com medição de temperatura. O Bloco de Esquerda de Sintra responde que é uma “proposta caricata” que “só serve para assustar as pessoas”.

Protesto contra a lei anti-terrorista nas Filipinas, 4 de junho de 2020 - Foto do site de Focus on the Global South
Internacional

Duterte promulga lei anti-terrorista que ataca liberdades fundamentais nas Filipinas

3 horas atrás

Rodrigo Duterte promulgou uma lei que toda a oposição filipina, as ONG’s de defesa dos Direitos Humanos e até as Nações Unidas consideram uma lei contra a liberdade de expressão, contra o ativismo político e social e uma ameaça a todas as pessoas que critiquem o presidente.

Palestinos protestam contra planos de anexação israelita da Cisjordânia ocupada, 11 de junho de 2020 – Foto de Abed Rahim Khatib/Agência Anadolu, retirada de monitordooriente.com
Internacional

A Anexação da Cisjordânia

5 horas atrás

Anexar mais 30% da Cisjordânia significa a retirada forçada e violenta de famílias que nela vivem e dela dependem para seu sustento, abastecimento de água, cultivo da terra, relações, afetos. Texto de Bárbara Caramuru.

Opiniões

Não desviem os olhos da agressão à Palestina!

Olhando para a tragédia que pode acontecer, será assim tanto pedir à comunidade internacional que, mesmo em tempos de pandemia, ponha os olhos na Palestina?

Não deitar foguetes antes de tempo

Ninguém se atreve a antecipar a dimensão da vaga de falências até ao final de 2020. Vai ser ela que irá determinar o nível de desemprego em 2020 e 2021.

Menos lounges, mais cabeças pensantes

A Nova SBE procurou transformar-se numa marca, numa imitação de um modelo anglo-saxónico falhado e amputador do livre pensamento. A “marca” passou assim a uma mera farsa, não por repetição, mas por imitação.

Convocar a História

Fascismo e pós-fascismo

4 Julho

A História está a repetir-se? Que características distinguem a extrema-direita do século XXI dos fascismos do século XX, e que atributos irmanam estes fenómenos políticos? O historiador Manuel Loff aceitou o nosso repto para debatermos as origens e os velhos novos perigos desta nova extrema-direita.

Política

Orçamento: PSD e PS fizeram “jogo de sombras” ao longo da especialidade

3 de Julho 2020

Pedro Filipe Soares e Mariana Mortágua exortaram os partidos a assumirem as suas posições mas também os seus recuos e acusaram PSD e PS de impedirem alguns avanços, como é o caso da criação de um subsídio de desemprego extraordinário para trabalhadores informais.

viola campaniça
Os Cantos da Casa

Retrospetiva de 1984 (2ª parte) n' Os Cantos da Casa

3 Julho

Retrospetiva de 1984 (2ª parte)

Lopes Graça, Lena d'Água, GNR, Rão Kyao e outros.

Edição nº 324, de 1 de julho de 2020

Sociedade

A deserção à Guerra Colonial: história, memória e política

28 de Junho 2020

A extensão, natureza e impacto do fenómeno da deserção no quadro da guerra colonial (1961-1974) permanece ainda pouco explorado. Existindo ainda lacunas historiográficas, será já de evidenciar o número relativamente significativo de desertores e refratários. Excerto do artigo de Miguel Cardina, publicado na Revista de História das Ideias.

Alta Voz

Vêm aí os robots. Isso é mau?

29 Junho

Vão os robots roubar-nos o trabalho? Irão ficar com as tarefas mais duras libertando-nos? António Brandão Moniz reflete sobre estas e outras questões neste artigo lido por Carlos Carujo.

Mais Esquerda

Justiça Climática e saídas para as crises

24 Junho

O Bloco de Esquerda tem em preparação uma proposta de Lei de Bases do Clima com um conjunto de políticas e metas para essa resposta, com justiça social e climática e uma nova economia solidária. Levamos essas propostas a discussão online com Nelson Peralta, deputado do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, Francisco Ferreira, da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, e Joana Pereira Portugal, professora universitária.

Quatro e Vinte

A longa espera dos produtores de cânhamo pela regulamentação do setor em Portugal

20 Junho

Um vazio legal deixou os produtores de cânhamo sem forma de certificar as suas plantações em Portugal. Ao fim de duas colheitas perdidas, continuam à espera que o governo publique a nova regulamentação. O Quatro e Vinte falou com João Costa, da associação Cannacasa, sobre o impasse e as perspetivas do setor.

 

Dossier

À boleia da pandemia e do medo de contágio, multiplicam-se pretensas soluções tecnológicas que prometem segurança em troca dos nossos dados. Enquanto isso, as gigantes tecnológicas prometem transformar a Educação e a Saúde tal como as conhecemos, garantindo para si rendas bilionárias. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

4 Julho

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade, no âmbito do ciclo Intelectuais e Artistas da Resistência, associa-se às comemorações do centenário do nascimento de Bernardo Santareno, com uma mostra Biobibliográfica, que poderá ser vista, presencialmente, no 4.º piso do Museu do Aljube até 2 de agosto, ou online, no Facebook do Museu.

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes (Lisboa), Tiago Resende e Carlos Couto (Viseu), Carolina Gomes (Coimbra), Adriano Campos (Porto) e Rui Antunes (Braga).

Subscrever Newsletter