Parlamento discute na quarta-feira fim de gestão privada de cantinas escolares

3 horas 17 minutos atrás

Esta quarta-feira, discutem-se na Assembleia da República várias propostas sobre alimentação nas escolas. Bloco propõe recuperação da gestão pública das cantinas escolares e medidas de promoção do acesso a produtos da agricultura de produção local às cantinas pública.

Onde pára a maioria?

A Esquerda nunca faltou à maioria para nenhum progresso nem nunca se pôs de lado de nenhum processo negocial. Resta saber se o PS pretende, em cada uma destas matérias, falar com a Esquerda ou faltar à Esquerda.

Ativistas espalham dinheiro sujo de petróleo no Ministério do Ambiente

1 hora atrás

O coletivo Climáximo, que se opõe ao furo de petróleo em Aljezur, denuncia a “promiscuidade entre o governo e o consórcio ENI/GALP” e sublinha “os processos corruptos em que o executivo tomou o lado das empresas multinacionais contra o interesse público e o planeta".

Blogosfera

Porque não sobem os salários? (1)

4 horas atrás

Na passada quarta-feira, a OCDE publicou o Employment Outlook 2018, relatório anual em que analisa as tendências verificadas no mercado trabalho. Postado por Vicente Ferreira em Ladrões de Bicicletas

Países da ONU assinam pacto global sobre migração. Trump boicota documento

16 horas atrás

Após 18 meses de negociações, o texto do Pacto Global pela Migração Segura, Ordenada e Regular foi finalizado na sexta-feira, dia 13 de julho. As Nações Unidas afirmam tratar-se de uma “conquista histórica”. EUA boicotam o pacto.

ZERO repudia corrida aberta à mineração em mar profundo

17 horas atrás

A associação ambientalista tece críticas ao Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo (PSOEM) em consulta pública, frisando que o mesmo “abre precedentes gravíssimos que podem colocar em causa o desenvolvimento equilibrado e sustentável do País”.

Alta Voz

"O Coveiro" de Alexander Pushkin, por José Manuel Pureza

16 Julho

Ouve aqui José Manuel Pureza a ler o conto de Alexander Pushkin, "O Coveiro".

Opiniões

Olha uma última vez para o lugar que estás a deixar

A forma como se olha uma última vez para o lugar que estamos a deixar, não definirá o estado emocional que temos presente pela saída mas determina, certamente, a forma como o vamos carregar no futuro.

A ternura do patronato

A precariedade é uma chaga social que assola, hoje, todo o país. Mas esta chaga não é sentida por todos da mesma maneira: para os patrões é um maná, para os trabalhadores um calvário.

A mãe de todas as cimeiras asneou

Prometeu-se que se veriam dirigentes de gabarito histórico para a cimeira europeia. O resultado não foi uma lástima, foi uma vergonha.

José Mário Branco n' Os Cantos da Casa
esquerda.radio

José Mário Branco n' Os Cantos da Casa

11 Julho

José Mário Branco ― Inéditos 1967 – 1999, 2018.

Sara Tavares ― Fitxadu, 2017.

Paulo de Carvalho ― Cabra cega, 1982.

Sérgio Carolino e Telmo Marques ― XL: Portuguese music for tuba & piano, 2014.

Torcido ― Cabaça, 2017.

Edição nº 283, de 11 de julho de 2018

Política

Prenda de governo PSD/CDS às eólicas custa 1000 milhões aos consumidores

10 de Julho 2018

De acordo com o deputado bloquista Jorge Costa, a extensão do período do subsídio às centrais eólicas “foi apenas mais uma escandalosa prenda às empresas de energia, dada pelo governo anterior à custa dos consumidores”.

Política

Migrações: Marisa condena “resposta cínica e hipócrita” dos governos europeus

6 de Julho 2018

A eurodeputada do Bloco acusa alguns governos europeus, como o português, de terem branqueado as agendas xenófobas de outros governos na reunião do Conselho Europeu. “Vamos pagar um preço muito caro por aquilo que está a acontecer”, avisa.

Quatro e Vinte

Luxemburgo junta-se à legalização da canábis medicinal

4 Julho

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, saiba também as últimas novidades do mundo canábico nos Estados Unidos, Caraíbas, Uruguai e Austrália.

Sandra Cunha: "A autodeterminação de identidade de género é um direito humano fundamental"

parlamentos

A deputada bloquista Sandra Cunha contestou as propostas do PSD que procuravam limitar o direito à autodeterminação de género.

Podcast de Jorge Costa sobre a comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas da energia.

Artigos dossier

A vitória de Amlo e os desafios do México

7 de Julho 2018

As eleições presidenciais mexicanas deram a vitória ao candidato da esquerda. À terceira eleição, o carismático López Obrador conseguiu chegar à presidência com um discurso de oposição ao neoliberalismo. Dossier organizado por Luís Branco.

Israel já não pode ser mais claro no seu projecto de uma limpeza étnica, de arrancar ervas daninhas.

Crónica de Ana Bárbara Pedrosa

Neste podcast, podes ouvir as intervenções de Catarina Martins e de Sandra Cunha no final da conferência europeia "Género, Autodeterminação e Políticas LGBTI+".

16 Julho

Ver evento de facebook. Convocatória: Festival Feminista do Porto e SOS Racismo.
Porto, Rua do Bolhão, 18h.

Uma hora semanal de leitura colectiva de textos de Mário Dionísio relacionados com A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, com paragens para comentários e projecção de imagens: Encontros em Paris (entrevistas feitas por Mário Dionísio aos artistas Lurçat, Léger, Fougeron, Taslitsky, Pignon, Orazi, Morado e Scliar).
Lisboa, Casa da Achada, 18h30.

Com Carla Fernandes - directora técnica da OSIO, Inês Ferreira Leite - advogada e ativista da associação Capazes, Isabel Moreira – deputada do PS na Assembleia da República, José Soeiro - deputado do Bloco Assembleia da República, e Mara Clemente - Investigadora do CIES/ISCTE-IUL e membro do GIITS. Moderação: Isabel Pires - deputada municipal do Bloco, em Lisboa. Ver evento de facebook. Convocatória: Bloco de Esquerda I Lisboa.
Lisboa, Fundação José Saramago - Casa dos Bicos - Rua dos Bacalhoeiros, 10, 18h30.

Subscrever Newsletter