Serralves descarta recibos verdes, não paga cancelamentos e recusa teletrabalho

1 hora 16 minutos atrás

Trabalhadores do Serviço Educativo estão sem vencimento e escreveram uma carta aberta. Os técnicos externos das exposições também. A notícia é do site despedimentos.pt, a plataforma criada pelo Bloco para denunciar abusos laborais.

2397686770522730

País ligado | 5 Abril

Hospitais encerrados em tempo de pandemia?

O tempo é de urgência: requisitar os hospitais privados para garantir a toda a população os cuidados de saúde de que precisa.

A economia global pára não só por causa dos bloqueios para deter o vírus, mas também porque as linhas de produção da China param
Sociedade

A Covid-19 e a morte da conetividade

37 minutos atrás

A pandemia de Covid-19 é a segunda grande crise da globalização numa década. A primeira foi a crise financeira global de 2008-2009, da qual a economia global levou anos para parecer recuperar. Por Walden Bello

Placa de 96 poços para testes in vitro
Sociedade

Medicamento anti-parasitário elimina "in vitro" o novo coronavírus

1 hora atrás

O medicamento ivermectina pode eliminar o novo coronavírus em 48 horas em culturas celulares. A descoberta foi anunciada por uma equipa de investigadores australianos. O próximo desafio é saber "qual a dose humana correta", acrescentam.

Luís Ribeiro, foto: facebook.
Política, Sociedade

Luís Ribeiro (1953-2020)

5 de Abril 2020

Especialista em recursos hídricos, professor no Instituto Superior Técnico, ativista social e cultural e homem de esquerda, Luís Ribeiro faleceu de ataque cardíaco no passado dia três.

poste de electricidade, estrelas
Sociedade

Energia: Pequenos comercializadores concordam com alívio na fatura

5 de Abril 2020

A associação que representa 14 empresas do setor está aberta a medidas que baixem o valor pago pela eletricidade e gás. Depois de a ERSE ter autorizado a suspensão de pagamentos, o Bloco quer ir mais longe nos descontos quem perdeu rendimentos.

Opiniões

Líderes perigosos

Trump e Bolsonaro nada têm feito para combater as raizes das desigualdades nos seus países. Pelo contrário. Perante uma situação de pandemia como a que vivemos resolveram antes celebrar as suas fragilidades.

Covid e Cultura: que fazer com um bem de primeira necessidade?

Para responder a quem dedica a sua vida às artes e se vê agora sem rendimento é preciso intervir no imediato em pelo menos três dimensões, além de se preparar o futuro.

Bolsonaro: o fanfarrão e o vírus

As afirmações de Bolsonaro, enquanto cidadão, seriam irresponsáveis e um enorme disparate. Enquanto Presidente do Brasil, são criminosas.

Quatro e Vinte

E quando a droga acabar?

4 Abril

Nesta edição do podcast canábico, destacamos os efeitos da pandemia na população consumidora de drogas. Ricardo Fuertes, da Câmara Municipal de Lisboa, fala dos riscos acrescidos com o consumo de substâncias ainda mais perigosas.

Covid-19: Mariana Mortágua apresenta as propostas do Bloco em relação à banca.
Política

“Não podemos permitir que a banca venha agora vampirizar a economia”

3 de Abril 2020

Mariana Mortágua apresentou esta sexta-feira as propostas do Bloco para evitar que os bancos ajudados pelos contribuintes na última década possam agora abusar da fragilidade das famílias e das empresas. E conta com o voto de Rui Rio para acabar com a distribuição de dividendos aos acionistas da banca

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 28 de março]

David Harvey em 2017.
Internacional

David Harvey: A política anticapitalista na era do Covid-19

4 de Abril 2020

Apesar da retórica de que “estamos todos juntos nisto”, o progresso da Covid-19 tem todas as características de uma pandemia classista, genderizada e racializada. A classe trabalhadora dos Estados Unidos está perante a escolha terrível de contaminação a trabalhar ou do desemprego sem benefícios. Por David Harvey.

Alta Voz

O software livre e a esquerda

6 Abril

 A esquerda dever promover a adopção de software livre. É o que defende Pedro Celestino neste Alta Voz que pode ser ouvido aqui.

esquerda.radio

Marta Hugon n' Os Cantos da Casa

14 Março

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Casas sim, despejos não!
Sociedade

Guia para #FicarComCasa - moratórias ao crédito à habitação, rendas, despejos

28 de Março 2020

Há mudanças relevantes e outras em preparação. Encontra aqui resposta às tuas dúvidas. O que está a mudar para garantir o direito à habitação na crise que chegou? Quem fica mais protegido e quem continua em apuros? As medidas são suficientes? [Artigo atualizado a 4 de abril]

Agenda

6 Abril

A peça é transmitida aqui a partir das 16h.

Dossier

"Em cada esquina um amigo"

A pandemia do coronavirus provocou o colapso do turismo e a paralisação de muitos setores da economia. Para já, o importante é travar os despejos e assim evitar que as pessoas fiquem sem teto. Mas o regresso da crise global exige uma resposta que passa pela defesa do direito à habitação e pelo controlo dos preços especulativos. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Subscrever Newsletter