734115137326918

“No setor da Cultura, o governo ainda está a tempo de emendar a mão”

3 horas 13 minutos atrás

No debate com o primeiro-ministro, Catarina Martins lembrou o que se passa na Casa da Música e apelou ao governo para que "obrigue as instituições que mantêm boa parte das suas receitas a pagar a todos os trabalhadores”. Em resposta, António Costa anunciou que o governo quer criar um estatuto da intermitência em Portugal.

2645285985747302

visto na net

Hugo Veludo é assistente de sala da instituição há três anos. Desde o início da pandemia que está sem qualquer rendimento e foi um dos 13 trabalhadores despedidos em retaliação pela sua luta.

Militares na província de Cabo Delgado, na sequência de ataques a povoações isoladas da região, em 2018.
Internacional

Amnistia Internacional apela às tropas moçambicanas que protejam os civis

1 minuto atrás

Cabo Delgado, em Moçambique, tem estado sob ataque de grupos insurgentes desde os finais de 2017. A Amnistia apela também a que as operações governamentais não sirvam para vingar estes ataques, atingindo a população.

Política

Estratégia Nacional de Combate ao Racismo avança no Parlamento

34 minutos atrás

 “É um passo importante para reforçar as políticas públicas de combate à discriminação racial” disse a deputada Beatriz Gomes Dias após a aprovação por unanimidade do projeto de resolução do Bloco, na Comissão da Assembleia da República, esta quarta-feira.

Mural em memória de George Floyd no Minesota.
Internacional

Bloco apresenta voto sobre a morte de George Floyd, vítima de “brutalidade policial”

2 horas atrás

Os bloquistas defendem que é necessário refletir sobre as causas estruturais deste e de outros crimes semelhantes de violência policial sobre pessoas negras e de outros grupos racializados, reconhecendo e combatendo o racismo institucional, seja nos EUA seja em Portugal.

Manifestação em memória de George Floyd em Washington. Junho de 2020. Foto de SHAWN THEW/EPA/Lusa.
Internacional

Recolher obrigatório não travou os protestos nos EUA

4 horas atrás

A madrugada nos EUA foi menos violenta mas não foi de todo menos participada. Em mais de 150 cidades houve protestos contra o assassinato de George Floyd.

Opiniões

Este é o momento de parar e pensar nas mudanças que queremos

A resposta à crise provocada pela pandemia deve responder aos problemas sociais e ambientais e não repetir os erros que nos trouxeram até aqui. É o momento de mudar, mas mudar mesmo.

Responder à crise - fazer diferente e melhor

É dever dos cidadãos madeirenses fiscalizar o Governo Regional, exigir justiça social para que todos sejam tratados de forma igual, com equidade, evitando e corrigindo as desigualdades precedentes do modelo de desenvolvimento económico e social.

Os acorrentados

Esta segunda feira quatro "artistas tauromáquicos" estiveram uma hora e pouco acorrentados a um portão do Campo Pequeno. Os três toureiros e o forcado quiseram protestar contra a falta de autorização para a reabertura das touradas nesta altura de desconfinamento.

Protesto de precários na Casa da Música. Foto do Facebook de José Soeiro.
Sociedade

Protestaram, foram filmados e… despedidos da Casa da Música

2 de Junho 2020

Vários precários da Casa da Música queixam-se de terem sido dispensados do trabalho já agendado em junho, meia hora depois de terem participado num protesto. José Soeiro diz que “Administração da Casa da Música mostra-nos que é sempre possível expandir as fronteiras do repugnante.”

Alta Voz

Israel: o olhar imperialista de Fauda

1 Junho

A série israelita Fauda dramatiza o ponto de vista colonialista sobre a Palestina. Claire Scurob descontrói aqui os seus esquemas narrativos num artigo lido por Carlos Carujo.

Sérgio Tréfaut, cineasta.
Internacional

Sérgio Tréfaut: “O que se passa no Brasil é um verdadeiro crime de Estado”

30 de Maio 2020

O cineasta participou esta sexta-feira numa iniciativa em frente ao Consulado-Geral do Brasil, em Lisboa. O Governo foi exortado a posicionar-se contra as políticas genocidas de Bolsonaro e foi feito um apelo à solidariedade por parte da população portuguesa.

7 podcasts para crianças
Cultura

7 podcasts para crianças

1 de Junho 2020

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, fazemos uma seleção de programas de rádio online destinados aos mais pequenos. Por Joana Louçã.

Numa parede em Havana, Cuba. Foto de Mariana Carneiro.
Internacional

O cerco de Trump a Cuba: Testemunho de um bloqueio criminoso

24 de Maio 2020

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

Mais Esquerda

A crise e o cinema

1 Junho

Ouve aqui o debate "A crise e o cinema" com Beatriz Gomes Dias (deputada Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda), João Salaviza (realizador), Cíntia Gil (programadora) e Miguel Moraes Cabral (realizador e diretor de som). 

Quatro e Vinte
Quatro e Vinte

Canábis em Portugal: do estigma ao “paradoxo do louro prensado”

20 Maio

Nesta edição, o podcast Quatro e Vinte destaca o debate canábico online promovido este mês pela Kosmicare com a participação do músico Manuel Cruz, os ativistas Dinis Dias, Ana Barbosa e Helena Valente, a psicóloga Purificação Anjos e o jurista João Taborda da Gama.

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 13 de maio]

Dossier

Resgatar o corpo: perspetivas feministas

O movimento feminista tem sido tomado, por vezes, por um discurso vitimista, muito devido à centralidade da violência doméstica e de género. Que efeitos produz essa agenda? Que mulheres resultam de um movimento que as projeta quase exclusivamente como vítimas? Que sexualidade e corpos sobrevivem a uma narrativa de medo e dor? Dossier organizado por Ana Catarina Marques.

Ler mais
Bloco lança escolapublica.pt
Política

Bloco lança plataforma escolapublica.pt

25 de Maio 2020

O novo site vai recolher e partilhar testemunhos de professores e alunos sobre o que está a ser feito na Escola Pública.

Política

Covid-19: Guias atualizados sobre proteção laboral e social

10 de Maio 2020

Com o fim do estado de emergência, o governo produziu legislação que altera vários mecanismos de proteção aprovados em março e abril. Veja aqui o que mudou.

Agenda

3 Junho

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto.  Mais informações aqui.

A quarta sessão será na 4ª feira, 3 de junho, entre as 18h e as 20h. As sessões irão funcionar online, através de um link enviado para cada mulher inscrita, sendo que cada uma poderá utilizar apenas a parte áudio sem ter de se identificar pela imagem. Inscrições para o e-mail aquidentrodecasa.umar@gmail.com ou para o telefone 218873005. Organização: UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta. Ver evento de facebook.

O projeto de investigação W.ARCH.pt – Arquitectas em Portugal: construção da visibilidade, 1942-1986 (CIEG - ISCSP-ULisboa) está a organizar um ciclo de conversas de reflexão sobre a História das Mulheres. A primeira sessão terá a moderação de Patrícia Santos Pedrosa (CIEG - ISCSP-ULisboa) e as seguintes oradoras: Emília Ferreira (Museu Nacional de Arte Contemporânea), Lia Antunes (CIEG - ISCSP-ULisboa e darq-UC), Maria Helena Souto (IADE - Creative University), Paula Monteiro (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) e Silvana Rubino (Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo). Ver evento de facebook.
Transmissão é efetuada no Facebook do W@ARCH.PT, a partir das 18h

A Fundação José Saramago organiza uma sessão com agentes culturais para analisar, debater e conversar sobre a situação da Cultura em tempos de pandemia. Presenças confirmadas: Rui Galveias, dirigente do CENA - STE (Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos do Audiovisual e dos Músicos); Liliana Matias de Carvalho, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia; e Pedro Penilo, representante do MANIFESTO EM DEFESA DA CULTURA. A sessão será transmitida em streaming, aqui, a partir das 18h30 (Para aceder basta registar-se com um e-mail).

Com: Paulo Fidalgo, Pedro Soares, Raquel Varela e Luís Mouga Lopes como moderador. Organização: Convergência – Viseu. Ligação através da plataforma Zoom a partir das 21h.

Fotogaleria

Imagens do 1º de Maio de 1974. Compilação de Mariana Carneiro.

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Subscrever Newsletter