A Guerra Colonial durou mais do dobro da Segunda Guerra Mundial e fez milhares de mortos portugueses e africanos. Urge quebrar o silêncio e desconstruir os mitos em torno deste conflito e do passado colonialista de Portugal. Assim como é imperativo dar visibilidade e garantir direitos às suas vítimas. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

O Dossier "As feridas abertas da Guerra Colonial" reúne contributos/testemunhos de Carlos Matos GomesBruno Sena Martins e Miguel CardinaInês Nascimento Rodrigues, Sílvia Roque, Michel CahenCarmo Vicente, Amílcar Cabral,  Manuel BoalAdolfo MariaDiana AndringaHelena CabeçadasLuísa MarinhoFernando Mariano Cardeira, Elsa PeraltaSofia Palma Rodrigues, Catarina GomesAntónio CalvinhoMariana Carneiro, Carlos de Matos Gomes, António-Pedro Vasconcelos e João de MeloBeatriz Dias e André Natálio. Para que alguns dos temas abordados neste dossier possam ser aprofundados, disponibilizamos ainda uma seleção de filmes, documentários, séries, livros e artigos sobre a Guerra Colonial ou relacionados com esta temática.

Ler Mais

Condenações pesadas para líderes catalães que defenderam direito à auto-determinação

10 horas 15 minutos atrás

O processo dos independentistas catalães chegou ao fim com pesadas penas de prisão. Para além disto, o Supremo Tribunal voltou a emitir um mandato europeu de detenção para Puidgdemont. Nas ruas da Catalunha há várias mobilizações contra a repressão ao direito à auto-determinação no que é chamado "um tsunami de dignidade".

Teste das peças

A "geringonça" e outras máquinas foram ao teste das peças. Há quem entenda que o PS venceu por "poucochinho" ao obter uma percentagem maior do que a soma de percentagens de toda a Direita.

Reunião dos chefes de dipomacia dos governos da UE
Internacional

Eurodeputados pedem fim da venda de armas da UE à Turquia, governos recusam

2 horas atrás

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia não aprovaram a proibição europeia de venda de armamento à Turquia, uma medida proposta por Marisa Matias e outros eurodeputados à Alta Representante para a Política Externa e de Segurança da UE.

Conferência de imprensa da Fenprof sobre sobrecarga de trabalho dos docentes. Outubro de 2019.
Sociedade

Professores: recomeça a greve às horas extraordinárias

4 horas atrás

Professores “estoirados”, corpo docente envelhecido, abusos na construção de horários. Assim justificam os sindicatos o regresso à greve às horas extraordinárias que acontece esta segunda-feira. Mário Nogueira diz que seria uma afronta aos professores reconduzir o anterior ministro da educação no cargo.

O movimento indígena equatoriano tornou-se a coluna vertebral das mobilizações em repúdio ao plano económico neoliberal do governo de Lenin Moreno – Fotos de Silvia Arana
Internacional

No Equador, a insurreição tem rosto indígena

5 horas atrás

São 72% do povo. Chegaram à capital a pé ou em camião. A sua rebeldia sacudiu um país que muitos diziam conformado. Aliado ao FMI, o governo tentou impor a lógica dos brancos, em sua forma mais radical. Eles estão perto de derrubá-lo. Por Silvia Arana.

Familiares de combatentes do Estado Islâmico no Campo de Al Hol, no Curdistão sírio. Neste campo também já há notícia de tentativas de rebelião. Em Abril de 2019, o campo albergava cerca de 70 mil pessoas e entre elas estavam muitos estrangeiros. Se o "barril de pólvora" já era perceptível, agora não é difícil imaginar como será. Foto: José Manuel Rosendo
Blogosfera

Os curdos têm dois “medos”: Turquia e Estado Islâmico. E têm razão para ter medo

6 horas atrás

As imagens que têm sido divulgadas nos poucos dias de invasão/ofensiva turca no norte da Síria, não são bonitas. É prematuro entrar na contabilidade dos mortos, mas o terror está instalado. Artigo de José Manuel Rosendo, publicado em meu Mundo minha Aldeia

Entrevista

“O PS pôs ponto final à geringonça”

11 de Outubro 2019

Em conferência de imprensa, Catarina Martins lamentou “a decisão do PS de não continuar” o caminho aberto pela geringonça uma vez que este foi “garantia de estabilidade na vida das pessoas.” O Bloco “intervirá no trabalho parlamentar e face a cada lei em concreto, com a disponibilidade anunciada desde a primeira hora para encontrar as melhores soluções”.

Opiniões

O tempo de uma rosa é um dia

Nas negociações ensaiadas na quarta-feira e fechadas na quinta-feira à noite, ficou-se a saber que o governo não quer maioria, quer jogo político.

O tempo de uma rosa é um dia

Nas negociações ensaiadas na quarta-feira e fechadas na quinta-feira à noite, ficou-se a saber que o governo não quer maioria, quer jogo político.

Equador, o contra-ciclo revolucionário/anti-austeritário na América Latina

A imprensa nacional tem sido parca ou completamente ausente sobre a situação que está a viver aquele país da América Latina. Bem entendemos porquê.

Grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, fotos dos 19 deputados e deputadas
Política

Quem são os 19 deputados e deputadas eleitos pelo Bloco de Esquerda em 2019

7 de Outubro 2019

Nas eleições de 6 de outubro de 2019 e faltando ainda contar os votos da emigração, o Bloco de Esquerda obtém 492.487 votos e 9,67%, elegendo 19 deputadas e deputados. Em 2015, o Bloco tinha tido 549.878 votos, 10,22% e também 19 eleitos.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis: o que dizem os partidos?

4 Outubro

O podcast que dá as notícias canábicas no esquerda.net nos dias 4 e 20 de cada mês está de volta para mais uma temporada.

carlos peninha
esquerda.radio

Carlos Peninha n' Os Cantos da Casa

3 Outubro

Carlos Peninha ― Tocar o chão, 2017.

André Barros & Valter Lobo ― Lobos de barro, 2018.

Rão Kyao ― Fado bailado, 1983.

Sónia Oliveira ― Encontro, 2016.

Miguel Araújo ― Uma noite na Philharmonie Luxembourg, 2018

Edição nº 312, de 2 de outubro de 2019

Vídeo

409907296389508

Momento Zen

Momento Zen: como se educa um deputado anti-sistema e como se forma um valente combatente contra os partidos do sistema?

Ouve aqui o podcast do debate “Produção pecuária: que modelo ambiental e de bem-estar animal?”, com Paco Martinez e Rui Crespo.

Fotogaleria

Fotos de Paula Nunes.

Ouve aqui o podcast do conto "A aia", de Eça de Queiroz, lido por Érica Almeida Postiço.

Dossier

Bombeiros combatem as chamas no estado do Acre, Amazónia brasileira. Foto Lusa/EPA.

A Amazónia continua a sofrer a desflorestação e as queimadas, em proporções inéditas. Neste dossier, o cientista do clima Alexandre Araújo Costa, num artigo especial para o Esquerda.net, lança o apelo: o ecocídio tem de ser travado. Dossier coordenado por Luis Leiria.

Ler mais

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.