Decorridos mais de 130 anos de colonização francesa, e após uma longa guerra de libertação, a Argélia conquistou a independência a 5 de julho de 1962. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Neste dossier, reunimos um conjunto de contributos de Benjamim Stora, Toufik Hadjadji, Alain Krivine, Frantz Fanon, Fabetz, Robert Masey, Rui Pedro Silva, Sylvie Thénault, Mariana Carneiro e de Nils Andersson sobre as resistências à guerra e, concretamente, sobre os artistas insurgentes, artigos essenciais para o resgate da memória da Revolução Argelina e das barbaridades da ocupação francesa.

Ler Mais

Sem contratos para trabalhadores de plataformas, Bloco vota contra Agenda do Trabalho Digno

6 de Julho 2022

Ao contrário do que tinha proposto, do que defende a sua família europeia e do que está no Livro Verde que encomendou, o Governo recuou na ideia que garantir contratos aos trabalhadores das plataformas. Uma mudança “perigosa”, diz o Bloco, porque abre a porta ao mesmo regime no resto das relações laborais e ataca a Segurança Social.

Transportes da Carris Metropolitana: revolução ou pesadelo?

A anunciada revolução dos transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa iniciada a 1 de junho revelou-se um autêntico fiasco. Decorrido mais de um mês do início da primeira fase do plano, nos concelhos de Palmela, Alcochete, Moita, Montijo, Setúbal e Barreiro, os transportes estão num caos.

Concentração pelo fim dos despejos. Lisboa 6 de julho de 2022. Foto de Mário Cruz/Lusa.
Sociedade

Concentração pelo fim dos despejos feitos pelo Estado

6 de Julho 2022

O Estado tem casas vazias quando há muitas pessoas que precisariam delas para morar. Esta quarta-feira dezenas de pessoas concentraram-se para denunciar que isso é “criminoso” e que o Estado não devia despejar as pessoas que precisam de casa.

Ambiente

Parlamento Europeu classifica gás e nuclear como energias limpas

6 de Julho 2022

Maioria dos eurodeputados aprovou a proposta de taxonomia verde europeia, que inclui os investimentos em infraestruturas de gás e  nuclear na categoria de energias limpas. "Quando os lóbis apertam, a maioria entra na linha", reagiu o eurodeputado José Gusmão.

Internacional

Eurodeputados apelam à resolução do bloqueio do imposto mínimo sobre multinacionais

6 de Julho 2022

Depois da Polónia, também a Hungria vetou a implementação de uma taxa mínima de IRC sobre as multinacionais. UE discute como ultrapassar este impasse para efetivar a diretiva. 

Cartaz do festival Curtas de Vila do Conde
Cultura

30º Festival de Curtas de Vila do Conde arranca no sábado

6 de Julho 2022

A trigésima edição do festival de curtas de Vila do Conde decorre entre 9 e 17 de julho. Nele serão apresentadas três estreias, entre as quais o filme “Fogo-Fátuo”, premiado recentemente num festival em Bruxelas.

Opiniões

Nas asas do privado

A SATA vai desaparecer, e nós ficaremos mais pobres por isso mesmo. Bolieiro, enquanto candidato e em campanha, num género de carta às e aos açorianos, defendia uma SATA pública, para 18 meses depois ter classificado a privatização de 51% como “virtude”.

A burguesia que pague a crise

O contorno de classe desta crise não podia ser mais evidente. Nestas circunstâncias, a única resposta credível é aumento geral dos salários, o controlo de preços de bens essenciais e a introdução de impostos pesados aos lucros extraordinários de quem lucra com a manipulação de preços.

Sim, também queremos viver no Chiado e nas Avenidas Novas

Qualquer um de nós que tenha feito uma breve pesquisa pelos sites de arrendamento e compra de casa percebe facilmente que as e os jovens não estão a exigir um T2 no Chiado: queremos casas para viver na nossa cidade - no sítio onde crescemos e queremos continuar a viver.

Alta Voz

Melilla: a tragédia e a morte geradas pelas políticas de controlo migratório

5 Julho

A 25 de junho, cerca de 30 migrantes morreram e centenas ficaram feridos por causa do abuso da polícia marroquina em cooperação com forças espanholas. Irene Graíño Calaza mostra que isso prova que a Europa Fortaleza recebe quem foge de massacres com mais massacre, num artigo lido por Carlos Carujo.

Os Cantos da Casa

Cristina Branco n'Os Cantos da Casa

25 Junho

Cristina Branco ― Amoras numa tarde de Outono, 2022.

Cantigas de Maio ― Cantigas de Maio, 2022.

GNR ― Psicopátria, 1986.

Filipe Raposo ― Øbsidiana, 2022.

Orblua ― Finisterra, 2021.

Edição nº 373,de 24 de junho de 2022

Sociedade

"Lutas LGBTI+ são vacinas poderosas contra retrocessos civilizacionais"

27 de Junho 2022

A ativista e ex-deputada bloquista Fabíola Cardoso falou ao Esquerda.net sobre as mobilizações LGBTI+ que têm enchido as ruas de muitas cidades portuguesas. E destaca as mudanças trazidas pela nova geração que "alarga a sigla e amplifica a luta".

Condecoração com Medalha de Ouro do concelho de Palmela
Sociedade

Carlos Guinote: Uma vida plena de lutas

23 de Junho 2022

Representante dos operários químicos no sindicato e na Câmara Corporativa, antes do 25 de Abril; cooperativista e dirigente de agricultores nos anos 1980 e 1990; Carlos Guinote destaca-se como lutador pelos direitos de quem trabalha. Uma vida cheia com outros aspetos que merecem ser conhecidos. Entrevista de Carlos Santos

Internacional

Esquerda europeia apresenta "Proposta de Paz e Justiça para a Ucrânia, Rússia e Europa"

23 de Junho 2022

Vários partidos da esquerda europeia apresentaram esta quarta-feira em Bruxelas uma carta aberta dirigida à ONU, OSCE e ao Alto Representante da UE para a Política Externa com 18 propostas para um roteiro para a paz.

Quatro e Vinte

Consumo juvenil de canábis continua a baixar no Colorado

20 Junho

Os números oficiais do estado norte-americano que vende canábis em lojas desde 2014 continuam a desmentir os argumentos dos proibicionistas. Para ouvir esta e outras noticias no podcast Quatro e Vinte.

Espécies polares como este bacalhau do Ártico são mais sensíveis às mudanças de temperatura e disponibilidade de oxigênio. Crédito: Shawn Harper, Universidade do Alasca Fairbanks/NOAA
Ambiente

Aquecimento dos oceanos pode causar extinção em massa de espécies marinhas

25 de Junho 2022

Investigações recentes descobriram que, num cenário de emissões de "business as usual", os ecossistemas marinhos provavelmente sofrerão “extinções em massa a par das grandes extinções do passado”. A razão? Aquecimento do oceano e níveis esgotados de oxigénio dissolvido. Por Rishika Pardikar, EOS

Dossier

A Cimeira da NATO está marcada para os próximos dias 29 e 30 de junho, em Madrid. A par da resposta à guerra na Ucrânia, discutir-se-á o alargamento da Aliança, a extensão do seu papel e da sua área de influência e intervenção, nomeadamente no que respeita ao Indo-Pacífico. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

Agenda

7 Julho

No âmbito do Projeto Íris, promovido pela Associação Plano i. Mais informações
Maia, ISMAI.

Mais informações
Sertã, vários locais, a partir das 9h30

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Organizado pela Climáximo com apoio de 26 organizações, entre as quais Habita, Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos e Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis. Mais informações. 
Melides, em Grândola, no Alentejo. 

Curadoria de Rita Rato e Joana Alves. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, 10h00-18h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Fotografias de Duarte Belo, Egídio Santos, jaime António e Virgílio Ferreira. Mais informações
Vila Nova de Gaia, Armazém Nicolau de Almeida.

Organizada pela CGTP. Mais informações
Lisboa, ponto de encontro do Bloco de Esquerda na saída do metro da Rua Braamcamp em frente ao Santander, 14h50

Fotografias de Alfredo Cunha, Manuela Matos Monteiro e Paulo Gaspar Ferreira. Mais informações
Porto, Espaço Mira Fórum, 15h00-19h00

No âmbito do ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a revolução?". Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, 18h00

Mais informações
Lisboa, Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II, 19h00

Sociedade

#EmBomRigor: Temos funcionários públicos a mais?

23 de Junho 2022

Neste quarto gráfico da série #EmBomRigor, mostramos como o argumento de patrões e partidos da direita sobre o peso dos funcionários públicos no total da população empregada não resiste ao teste da realidade.

Sociedade

#EmBomRigor: Face à média europeia, temos pouco Estado na economia

9 de Junho 2022

No terceiro gráfico da série #EmBomRigor mostramos que ao contrário do que argumenta a direita, em Portugal o Estado gasta menos do que a média da Zona Euro em quase todas as categorias de despesa apresentadas, à exceção das operações da dívida pública.

Subscrever Newsletter

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.