2269808959818866

“Governo falha quando não diz que as pessoas valem mais do que as patentes”

40 minutos 33 segundos atrás

No debate sobre renovação do estado de emergência, Pedro Filipe Soares defendeu que este deve ser “o último neste período”. Acusou ainda o Governo de falhar ao não defender o levantamento das patentes das vacinas enquanto está à frente do Conselho da União Europeia.

Novo Banco quer brinde de 600 milhões

Todo o dinheiro pedido ao Estado este ano é dinheiro a mais, uma vez que o Novo Banco já cumpre os requisitos de capital exigidos pelo Banco Central Europeu e com uma folga de 500 milhões (que aumentará para 1000 milhões se o pedido do Novo Banco for aceite).

Internacional

Diretor da Cáritas em Pemba: “Tenho medo que cheguem e nos ataquem”

2 horas atrás

De Pemba chegam os relatos dos deslocados sobre as atrocidades cometidas contra as populações. Manuel Nota alerta que, mediante um ataque, não haverá saída possível. Estudo da Pangeas-Risk prevê que Palma voltará a ser alvo de ataques nas próximas semanas.

Ilustração do relatório da ONU "O meu corpo pertence-me".
Internacional

Metade das mulheres privadas de dispor do seu corpo em 57 países

4 horas atrás

O estudo da ONU “O meu corpo pertence-me” fez um diagnóstico das situações de violação dos direitos das mulheres centrado no conceito de autonomia corporal.

Tribunal. Foto de Paulete Matos.
Sociedade

Corrupção: Entidade de contas e juízes não foram tidos em conta pelo governo

4 horas atrás

A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos queixa-se que não foi ouvida pelo Governo na construção da Estratégia Nacional Anti-Corrupção e pede mais meios. A Associação Sindical dos Juízes Portugueses quer penas mais duras e mais obrigações para titulares de cargos públicos.

Cultura

“Elas também estiveram lá”: Filme disponível online entre 15 e 22 de abril

5 horas atrás

Partindo do espetáculo homónimo estreado em 2018, Joana Craveiro realiza, em colaboração com a equipa do Teatro do Vestido, “um filme poético, apoiado em testemunhos e documentos, que reflete sobre a visibilidade e invisibilidade das mulheres nos processos históricos e no seu registo”.

Convocar a História

Portugal e Espanha em 1931 – uma antecâmara da Grande Guerra Civil Europeia

14 Abril

1931 é em Portugal o ano de todas as revoltas e também o ano decisivo da implantação da Ditadura Nacional, sob a chefia de Oliveira Salazar. Com a implantação da II República de Espanha (15 de abril de 1931) abre-se um contencioso entre os dois países ibéricos que não é mais que um 
dos marcos mais decisivos da divisão ideológica que vai dividir a Europa de uma forma irredutível e definitiva – até ao confronto da Grande Guerra Civil Europeia. Conversa com Luís Farinha, conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra.
 

Opiniões

O bem comum contra a injustiça vacinal: um apelo urgente

O governo português, que ocupa nestes meses a presidência do Conselho de Ministros da União Europeia, tem a possibilidade e a obrigação de fazer a diferença. Para isso, deve imunizar-se relativamente ao lóbi da grande indústria e ouvir as vozes de quem luta pela humanidade.

O combate à corrupção é uma questão de classe

No caso português, a corrupção é a inevitável conclusão de um sistema de acumulação que tem como um dos seus principais vetores de acumulação as obras públicas, as concessões de serviços públicos, empreendimentos imobiliários, etc.

O secretário de Estado que aprovou a Lei dos Eucaliptos tornou-se diretor-geral das celuloses

Francisco Gomes da Silva, o ex-secretário de Estado das Florestas que fez aprovar a lei que liberalizou a plantação dos eucaliptos, agora tornou-se diretor-geral da CELPA, a Associação da Indústria Papeleira que reúne os gigantes das celuloses em Portugal.

Alta Voz

1905: Ensaio geral para um século de revoluções

12 Abril

Em janeiro de 1905, milhares de trabalhadores russos fizeram greve. Quando foram levar as suas exigências pacificamente ao Palácio de Inverno foram recebidos a tiro. Esse “Domingo Sangrento" faz alastrar a revolta. A história desse ensaio geral para a revolução de Outubro é-nos contada por António Louçã e lida por Joana Louçã.

Luís Fazenda.
Política

“O 'caso Sócrates’ veio demonstrar que continua a faltar legislação fundamental”

12 de Abril 2021

De acordo com Luís Fazenda, o Estado “podia ter abreviado em muitos anos a investigação ao ex-primeiro ministro José Sócrates se a legislação penal portuguesa tivesse acolhido a existência do crime de enriquecimento ilícito”, tal como o Bloco vem propondo desde 2009.

Os Cantos da Casa

Rogério Charraz n' Os Cantos da Casa

9 Abril

Rogério Charraz ― Coreto, 2021.

Cataventos ― Perfeito desconhecido, 2020.

Trovante ― Trovante 84, 1984.

Carlos Guedes & Orquestra Jazz de Matosinhos ― Unsolvable problems, 2019.

Mísia ― Pura vida (Banda sonora), 2019.

Edição nº 344, de 9 de abril de 2021

Entrevista

“Cabo Delgado é hoje um negócio de guerra”

11 de Abril 2021

Quitéria Guirengane explicou ao Esquerda.net que “não há interesse que a guerra termine nos próximos anos” e que a extração de gás é uma “maldição” para o povo moçambicano. A presidente da Rede de Mulheres Jovens Líderes descreveu ainda as atrocidades que estão a ser cometidas contra as mulheres de Cabo Delgado. Por Mariana Carneiro.

Cultura

Thó Simões: “A arte urbana revela e denuncia os monstros da alma humana”

11 de Abril 2021

Após apresentar em Luanda a exposição “Entre Homens e Monstros”, Thó Simões questiona a forma como a arte pode mudar as vivências de uma cidade e um país em crise económica e social e ainda com os estilhaços da guerra civil e a ocupação colonial. Entrevista de André Soares.

Quatro e Vinte

Médicos já podem receitar canábis em Portugal

4 Abril

Desde o início de abril que a canábis medicinal já pode ser receitada e aviada nas farmácias portuguesas. Ouça esta e outras notícias da atualidade canábica nesta edição do Quatro e Vinte.

Sergio Chichava
Internacional

Cabo Delgado: “O Al Shabaab aproveita-se de jovens em situação de desespero”

7 de Abril 2021

O Esquerda.net falou com Sergio Chichava, diretor do Instituto de Estudos Sociais e Económicos de Moçambique, sobre a situação em Cabo Delgado, o surgimento do grupo terrorista no país, as suas motivações e fontes de recrutamento e as soluções para o conflito. Por Mariana Carneiro.

Mais Esquerda

Gentrificação das cidades

16 Fevereiro

Ouve aqui a conversa sobre gentrificação das cidades com Susana Constante Pereira e Maria Manuel Rola. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Política

"Contamos convosco para transformar Lisboa"

10 de Abril 2021

Beatriz Gomes Dias apresentou os eixos para "uma nova Lisboa”.

Dossier

Dossier 328: 45 anos do assassinato do Padre Max e de Maria de Lurdes

No dia 2 de abril de 2021 passaram 45 anos da aprovação da Constituição de Abril e também do único crime político cometido pela extrema-direita do MDLP no pós 25 de Abril. Este conjunto de documentos procura lembrar e homenagear Max e Lurdes. Dossier organizado por Carlos Santos

Ler mais

1742975842548646

visto na net

A protecção contra os ciberataques já era obsoleta antes da pandemia, agora agravam-se os problemas com o aumento de teletrabalho ou com o aumento de troca de informação na saúde. Marisa Matias explica a discussão sobre o tema na comissão de Indústria, Investigção e Energia do Parlamento Europeu.

"O triunfo da morte" de Pieter Bruegel, o Velho, um quadro sobre a peste bubónica.
Internacional

Em centenas de anos, as pandemias remodelaram a forma como trabalhamos

2 de Abril 2021

Os resultados dos conflitos de classe ao longo da história foram influenciados pela forma como trabalhadores e governantes reagiram às pandemias. À medida que emergimos desta pandemia, a luta pela preservação da natureza e por regimes de trabalho mais justos é a nossa principal tarefa militante. Por Freg J. Stokes.

Silvia Federici. Foto de Despieces Blog/Flickr.
Sociedade

Silvia Federici: "Espero que o momento impulsione os movimentos feministas"

28 de Março 2021

Em entrevista à Agência Pública, a filósofa italiana fala sobre a acumulação de trabalho para as mulheres durante a pandemia e o novo feminismo que vê nascer.

Dr. Tiago Fleming Outeiro
Sociedade

Doxiciclina, uma nova esperança para os doentes de Parkinson

24 de Março 2021

Um medicamento existente há mais de 60 anos revelou, em testes laboratoriais, a capacidade de deter o progresso da Doença de Parkinson. O Esquerda.net ouviu um dos coordenadores deste estudo, o cientista português Tiago Fleming Outeiro, do Centro de Investigação sobre Doenças Neurodegenerativas da Universidade de Goettingen. Entrevista conduzida por Luis Leiria.

Política

Cinco moções candidatas à XII Convenção do Bloco

5 de Março 2021

Foram divulgadas as moções de orientação que estarão em debate no processo preparatório da próxima Convenção do Bloco, agendada para o fim de semana de 22 e 23 de maio no distrito do Porto.

Agenda

14 Abril

Uma organização ECHOES - UNRIO/CES-UC/Aahrus University. Participação Gratuita, com inscrição obrigatória. Mais informações.

Com Anabela Rodrigues, Cristina Roldão e Henrique Chaves. As sessões decorrem em formato online - e presencial quando assim for possível, a partir das 18h. O acesso é enviado aos participantes, mediante inscrição, gratuita, através do formulário que encontram em bit.ly/formularioCidadaniaPorqueSim. Mais informações aqui. Ver evento de facebook. Organização: Museu do Aljube Resistência e Liberdade.

Com Deolinda Martin (Vereadora BE Amadora), José Castro Caldas (Economista), Alexandre Abreu (Economista). Moderação: Miguel Areosa Feio. Ver cartaz.
Link para acesso a partir das 19h (não precisa de inscrição): https://tinyurl.com/2kpff8pm

Subscrever Newsletter