Garantir salários "não será mais caro que salvar bancos”

25 de Maio 2020

Entrevistada esta segunda-feira à noite na TVI, Catarina Martins elencou como prioridades para o país a garantia do pagamento dos salários a 100% e a proteção dos trabalhadores precários. Sobre o Novo Banco, disse existir “uma divergência absoluta entre o Bloco de Esquerda e o Governo”. 

Regresso dos mortos-vivos

No dia em que morria cerca de um brasileiro por minuto pela acção do coronavírus, o presidente do Brasil mostrava a sua boa-disposição, gargalhando nas redes sociais sobre a diferença de tomas entre a Direita e a Esquerda brasileira.

Política

Lisboa: Bloco propõe serviço público de entregas dos mercados municipais

28 minutos atrás

O vereador do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa apresenta esta quarta-feira uma proposta para a implementação de uma rede de entregas ao domicílio dos produtos dos mercados municipais, dotando-a dos recursos humanos necessários para o efeito.

Ocasio-Cortez numa ação de entrega de ajuda. Foto do seu Instagram.
Internacional

Ocasio-Cortez: enquanto salvam lobistas, há quem não consiga pagar funerais

25 de Maio 2020

Em entrevista ao The Intercept, a mais jovem congressista norte-americana fala das dificuldades de funcionamento deste órgão legislativa durante a pandemia, dos impasses dos Democratas e do seu trabalho de solidariedade no distrito pela qual foi eleita.

Sociedade

Portagens continuam a ser cobradas aos veículos de transporte de doentes

25 de Maio 2020

A Liga dos Bombeiros Portugueses denunciou a cobrança de portagens a veículos de transporte de doentes. Provedoria de Justiça já pediu esclarecimentos ao governo.

Reunião da delegação do Bloco de Esquerda com o Governo, segunda-feira 25 de maio de 2020, foto de António Cotrim/Lusa
Política

“Salários devem voltar a ser pagos a 100 por cento”, com ou sem lay-off

25 de Maio 2020

No final da reunião do Bloco de Esquerda com o Governo, Catarina Martins defendeu a necessidade de prolongar e reforçar os apoios sociais. E propôs a criação de uma contribuição solidária por parte de empresas que não sofreram com a crise e até viram os lucros a crescer em tempo de pandemia.

Opiniões

Globalização infectada

A covid-19 infectou a globalização que já dava muitos sinais de doença. Os desafios são mais do que muitos, desde a retoma do multilateralismo, ao reforço das solidariedades e da democracia, à desmercantilização das relações sociais.

Intermitência e a miséria na cultura

A partir de 1 de junho, dizem as notícias, os aviões já poderão voar cheios. “E os teatros, senhores?! Não conheço melhor espaço para voar do que os teatros...”, perguntava António Capelo, ironicamente, nas redes sociais.

Patentear o Sol

De mãos dadas com o novo normal, há esse velho normal da desigualdade. E é nesse velho normal que se está a disputar o que vai ser a vacina contra a Covid-19.

Alta Voz

Governança e conflito social em tempos de pandemia

25 Maio

Apesar de tudo, o tempo de confinamento foi de lutas, solidariedade e auto-organização. Um caminho que tem de continuar se quisermos que vá "ficar tudo bem". É o que dizem Cinzia Arruzza e Felice Mometti neste artigo lido por Carlos Carujo.

Quatro e Vinte
Quatro e Vinte

Canábis em Portugal: do estigma ao “paradoxo do louro prensado”

20 Maio

Nesta edição, o podcast Quatro e Vinte destaca o debate canábico online promovido este mês pela Kosmicare com a participação do músico Manuel Cruz, os ativistas Dinis Dias, Ana Barbosa e Helena Valente, a psicóloga Purificação Anjos e o jurista João Taborda da Gama.

Para entender a ascensão de Bolsonaro à Presidência, o historiador Daniel Aarão Reis destaca três dimensões: as tradições estruturais do autoritarismo no Brasil, a longa conjuntura (a partir do processo de redemocratização até 2018) e a conjuntura curta (a eleição presidencial propriamente)
Internacional

“As milícias bolsonaristas não vão aceitar a derrota e as esquerdas precisam se precaver”

16 de Maio 2020

“Todo mundo fala em derrubar o Bolsonaro, mas para fazer o quê exatamente? Para voltar o lulismo?” questiona também o historiador brasileiro Daniel Aarão Reis, em entrevista a Laércio Portela. E aponta: “As forças democráticas têm que apresentar um programa que seduza a população”.

Mais Esquerda

Ao encontro: Como podem as autarquias responder à crise?

15 Maio

Ouve aqui o debate "Como podem as autarquias responder à crise?" com José Maria Cardoso, presidente da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território da Assembleia da República, Helena Pinto, vereadora do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Torres Novas e Ricardo Moreira, deputado do Bloco na Assembleia Municipal de Lisboa. Esta conversa teve lugar no âmbito do "Ao Encontro", um ciclo de debates em direto na página de facebook do esquerda.net. 

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 13 de maio]

Dossier

Dossier 316: Crise global, vai ficar tudo bem?

A pandemia trouxe grandes mudanças à situação global política, social, económica, ambiental, cultural. A crise sanitária evolui para uma profunda crise económica, cujos traços importa analisar.

Ler mais
Política

Covid-19: Guias atualizados sobre proteção laboral e social

10 de Maio 2020

Com o fim do estado de emergência, o governo produziu legislação que altera vários mecanismos de proteção aprovados em março e abril. Veja aqui o que mudou.

Agenda

26 Maio

No dia em que se assinala um ano da sua eleição, Marisa Matias e José Gusmão vão falar-nos sobre Europa e sobre as respostas passadas e presentes, que falham sempre na proteção dos povos europeus. A moderação está a cargo do sociólogo Sérgio Aires. Às 21h30, em direto no facebook do esquerda.net. Ver evento de facebook.

Fotogaleria

Imagens do 1º de Maio de 1974. Compilação de Mariana Carneiro.

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Subscrever Newsletter