Este dossier é a singela homenagem do esquerda.net ao artista, cantor, compositor e lutador contra as opressões, que faleceu esta terça-feira. Será um dossier em atualização, com textos publicados após o falecimento, mas também com documentos já publicados no esquerda.net

No dossier pode aceder à notícia do esquerda.net sobre a morte de José Mário Branco, a nota de pesar do Bloco, vídeos do artista, testemunhos que irão sendo publicados, de momento pode aceder já aos de Francisco Louçã, Soraia Simões de Andrade, Rui Júnior, Carlos Guerreiro, e João Lóio. Publicamos também entrevistas, notícias, opiniões e vídeos divulgados anteriormente no esquerda.net

Dossier em atualização

Ler Mais

Bloco quer travar venda de património do Estado nas cidades com falta de habitação

19 de Novembro 2019

Em conferência de imprensa no Porto, junto ao terreno público onde o El Corte Inglés pretende construir um centro comercial, a deputada Maria Manuel Rola defendeu a proposta do Bloco de implementar uma moratória à venda de património do Estado em cidades com falta de habitação.

Breves

Cerimónias fúnebres de José Mário Branco

19 de Novembro 2019
O velório de José Mário Branco está marcado para quarta-feira a partir das 17 horas no salão nobre da Voz do Operário. Quinta-feira será a partir das 11 horas. O funeral vai sair deste local às 17.30 de quinta-feira para o cemitério do Alto de São João.
Marcha de camponeses e indígenas nas ruas de La Paz pela renúncia de Jeanine Añez
Internacional

Bolívia camponesa e indígena cerca capital pela demissão do governo

1 hora atrás

Bloqueios em estradas ameaçam deixar La Paz sem alimentos nem combustíveis. Governo autoproclamado mandou militares e polícias romper cerco a refinaria, provocando mais três mortes. Mas parece impotente para resolver impasse. Por Luis Leiria.

Internacional

As “sardinhas” estão a encher as ruas de Itália contra a extrema-direita

19 de Novembro 2019

Quatro amigos quiseram protestar contra a gabarolice de Salvini que inflaciona os números de presentes nos seus comícios. Convocaram um evento nas redes sociais em que surgia a brincadeira das “sardinhas em lata”. Milhares de pessoas responderam protestando com imagens de sardinhas contra “a política de ódio”.

Fotografia: Flickr/gnuckx
Internacional

Câmara de Paris não quer parceria entre Comité Olímpico Internacional e Airbnb

19 de Novembro 2019

Anne Hidalgo, presidente da câmara de Paris, afirmou que o Airbnb é “um fator que penaliza todos os parisienses, em particular a classe média”. Esta segunda-feira, alertou Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), para os “riscos e consequências” de os Jogos Olímpicos terem o Airbnb como patrocinador.

ferrovia
Política

Bloco quer ouvir ministro sobre atrasos das obras prioritárias na ferrovia

19 de Novembro 2019

Os atrasos e adiamentos nas obras prioritárias do Programa Ferrovia 2020 estão a comprometer o cumprimento do objetivo de relançar a ferrovia como setor estratégico do país. Bloco chamou Pedro Nuno Santos a dar explicações aos deputados.

Opiniões

Como salvar os multimilionários

A hipótese de englobamento dos rendimentos prediais tem provocado sobressaltos. Os situacionistas têm razão: estão a defender um privilégio.

Call Centers: e depois da Greve?

No passado dia 31 de outubro, trabalhadores e trabalhadoras de Call Centers portugueses decidiram desligar o telefone. Exigiram o século XXI naquela greve. E isso correspondia a uma ideia tão simples: respeito e direitos laborais.

O que está a esconder, sr. ministro?

O silêncio parece ser do peso na consciência de quem não está a cumprir o prometido e continua a empurrar o problema com a barriga.

Pedro Sánchez e Pablo Iglesias assinando o acordo de coligação entre o PSOE e o Unidas Podemos.
Internacional

Cenários para depois de uma batalha

18 de Novembro 2019

O que fizer o governo de coligação PSOE-UP marcará duradouramente a política espanhola. As direitas não tardarão a disputar a rua e tenderão a aproveitar cada contradição e fraqueza para encurralar um governo que já nasceu com dificuldades. Por Manuel Monereo.

César Prata e Vânia Couto
esquerda.radio

César Prata & Vânia Couto n' Os cantos da Casa

18 Novembro

César Prata & Vânia Couto ― Rezas, benzeduras e outras cantigas, 2019.
Charanga ― Charanga com X, 2019.
José Afonso ― Ao vivo no Coliseu, 1983.
Amílcar Vasques-Dias & Cláudia Pereira Pinto & João Lucena e Vale ― Canções de Évora, 2013.
Andersen Molière ― Aldeia dos tristes, 2010.

Edição nº 315, de 18 de novembro de 2019

Alta Voz

Sete razões para não escrever romances e uma só para os escrever

18 Novembro

Ouve aqui o podcast do texto "Sete razões para não escrever romances e uma só para os escrever", de Javier Marías, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Sociedade

De que lado estamos? Feminismo para o séc. XXI

17 de Novembro 2019

Não é possível superar o patriarcado sem superar também o capitalismo, porque eles são um e o mesmo sistema. Por isso somos feministas, mas somos feministas anticapitalistas. Nada pela metade, sempre a luta toda. Artigo de Andrea Peniche para a revista Esquerda.

Quatro e Vinte

O que traz de novo a terceira edição da Cannadouro?

4 Novembro

O Quatro e Vinte falou com João Carvalho, diretor da Feira Internacional de Cânhamo do Porto, que volta a juntar este mês na Alfândega a comunidade canábica em torno de debates, conferências e exposição do que se vai produzindo nesta indústria por cá e lá fora.

Agenda

20 Novembro

Conversa inspirada no livro de contos “Crianças emergem da sombra”, de Maria Luísa Costa Dias. Projeção de imagens: Luísa Costa Dias (imagens da RTP de 1974); Leitura de um conto: Mafalda Santos; Oradores: Piedade Morgadinho, António Vilarigues, Mariana Rafael e Fátima Amaral. Conversa Conduzida por Catarina Pires (jornalista). Participação especial: Mafalda Santos (atriz). Inscrição obrigatória e info@museudoaljube.pt ou telefone: (351) 215 818 535.
Lisboa, Auditório do Museu do Aljube - Rua de Augusto Rosa, 42, 17h30.

Dossier

Argentina, Alberto Fernández e Cristina Fernández Kirchner - Foto de Julio Gelves/Epa/Lusa

As eleições deste domingo 27 na Argentina devem confirmar o resultado das primárias de 11 de agosto e dar a vitória, possivelmente já na 1ª volta, ao peronista Alberto Fernández. O fim do governo de Maurício Macri marca a derrota de um dos principais aliados de Trump e de Bolsonaro no continente. Dossier organizado por Luis Leiria.

Ler mais

O micro-fórum do rio Dão realizou-se no dia 6 de julho de 2019, na Associação Venha a nós a Boa Morte, em Viseu. Ouça aqui a intervenção de Fernando Carrilha.

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.