Marisa promete continuar a lutar por "um país que não aceite a crise e a divisão como política”

24 de Janeiro 2021

Na declaração da noite eleitoral, Marisa Matias deixou a garantia de que amanhã continuará “como sempre, com mais energia do que nunca, para as nossas lutas comuns” por um "país solidário".

Grande distribuição vende couves 14 vezes mais caro

O Bloco de Esquerda questiona a ministra da agricultura sobre os abusos da distribuição no pagamento aos agricultores. As grandes cadeias praticaram margens de lucro superiores a mil por cento entre o natal e o ano novo.

Política

Marcelo reeleito à primeira volta, Ventura falha segundo lugar

4 horas atrás

Marcelo reuniu 60,7% dos votos e Ana Gomes ficou em segundo lugar, com 12,97%. Seguem-se André Ventura com 11,9%, João Ferreira, com 4,32%, Marisa Matias, com 3,95%, Tiago Mayan Gonçalves, com 3,22% e Vitorino Silva, com 2,94%.

Catarina Martins
Política

“A preocupação do Bloco é responder à crise já”

24 de Janeiro 2021

Catarina Martins afirmou que Marisa Matias foi a candidata que “colocou os temas que interessam”: a defesa do SNS e as lutas pela igualdade e os direitos de quem trabalha. E diz ser “um privilégio saber que vamos continuar a lutar as duas juntas já amanhã”.

Pedro Filipe Soares - Foto esquerda.net
Política

Bloco reconhece que não atingiu os objetivos traçados

24 de Janeiro 2021

Na reação às projeções de resultados eleitorais, Pedro Filipe Soares apontou também que “a normalização da extrema direita resulta numa reconfiguração da direita” e que Marisa Matias e o Bloco estarão mobilizados “para as lutas que são necessárias e essenciais” num momento tão difícil para o país.

Imagem do documentário Ocupação S.A.
Internacional

“Ocupação SA” mostra como empresas contribuem para roubar recursos do Sahara Ocidental

24 de Janeiro 2021

"O poder económico faz as vezes de diplomacia e serve como reforço da ocupação ilegal", diz a argumentista Laura Daudén. Uma entrevista de Daniel Giovanaz para o Brasil de Fato de sobre um filme disponível aqui.

Opiniões

A pobreza que nos esmaga

A COVID não tem culpa nesta pobreza evidente. A doença, a falta endémica de recursos, o empobrecimento que ganha terreno, as desigualdades: um cenário obrigados a vencer.

Isto é uma grande guerra americana

Não havia estratégia nem força, só houve Trump e Giuliani a incentivarem a sua turba a correr para lado nenhum.

Até quando?

Em Portugal é como se caísse um avião cheio de pessoas todos os dias. É uma brutalidade que não podemos normalizar.

Patrícia Portela, diretora artística do Teatro Viriato, em Viseu
Cultura

“O Teatro Viriato ainda é um oásis no país”

23 de Janeiro 2021

Patrícia Portela assumiu a direção artística do Teatro Viriato, em Viseu, em março de 2020, no despoletar da crise pandémica. Em dezembro, falou com o Esquerda.net sobre “o que é criar, ter liberdade nesta época de restrições”. Por Mariana Carneiro.

Mais Esquerda

Como virar o interior ao contrário?

19 Janeiro

Ouve aqui a conversa sobre serviços públicos no interior do país com Rui Lino e Bárbara Xavier. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Alta Voz

9 de dezembro de 1985: Maria de Lourdes Pintasilgo formaliza candidatura presidencial

18 Janeiro

Engenheira química, dirigente eclesial, primeira mulher a ser ministra em Portugal e única mulher a ser primeira-ministra, Pintasilgo protagonizou uma candidatura presidencial histórica. Conheça aqui a sua história de vida contada e lida por Mariana Carneiro.

Vacina da Moderna a ser preparada. Foto de Commander, U.S. Naval Forces Europe-Africa/U.S.A./Flickr
Sociedade

Guia para desmontar 24 mentiras sobre a vacina da Covid-19

13 de Janeiro 2021

Das teorias da conspiração sobre 5G e chips implantados nas vacinas às dúvidas mais sensatas sobre a rapidez com que foram criadas e a sua eficácia em diferentes estirpes do coronavírus, um conjunto de cientistas dá aqui respostas sobre as vacinas.

Os Cantos da Casa

Na morte de Carlos do Carmo

16 Janeiro

Carlos do Carmo ― Um homem na cidade, 1977.

Carlos do Carmo ― Um homem no país, 1983.

Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti, 2010.

Maria João Pires e Carlos do Carmo, 2012.

Emissão nº 338, de 16 de janeiro de 2021

20ª edição do Fórum Social Mundial arranca online
Internacional

20ª edição do Fórum Social Mundial arranca online

23 de Janeiro 2021

Vinte anos após a primeira edição do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, no Brasil, a pandemia obriga o evento a decorrer online de 23 a 30 de janeiro, na mais longa edição da sua história.

Dossier

O mundo em 2020 além da pandemia

Reunimos aqui alguns dos principais acontecimentos do ano a nível internacional, à margem do tema omnipresente na atualidade informativa em 2020. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

As oposições ao regime – comunistas, socialistas, republicanos – acreditam na queda do regime fascista com o fim da Guerra, como acontece um pouco por todo o mundo. No entanto, blindado pelo apoio dos Aliados, Salazar não só venceu todos os embates como saiu reforçado do período da Guerra. Mas esta não deixou de ser, para as oposições, uma das mais ricas experiências culturais e políticas de todo o período fascista.

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o destaque vai para a retirada da canábis da tabela de substâncias mais perigosas e sem valor medicinal na Convenção Internacional que rege o controlo de estupefacientes.

Subscrever Newsletter