“Não podemos repetir a história da crise financeira", alerta Marisa Matias

27 de Março 2020

A eurodeputada bloquista considera as medidas aprovadas no Parlamento Europeu "importantes, mas claramente insuficientes" para a necessidade de proteger quem trabalha e evitar que sejam as mesmas pessoas a pagar outra vez a crise.

Respostas à pandemia

Vivemos tempos excecionais, que exigem de todos nós um esforço sem paralelo. De forma a evitar o pior cenário relacionado com a pandemia COVID-19, é necessário agir de forma unida e solidária.

alojamento local
Sociedade

Alojamento local paralisado deixa milhares de casas vazias

15 minutos atrás

Em pouco mais de uma semana, alguns sites de referência registam já centenas de casas que retornam ao mercado de arrendamento. Bloco questionou o governo sobre os anúncios de arrendamento ilegais.

Ambiente

Maior barreira de coral do mundo sofre nova vaga de destruição

1 hora atrás

O fenómeno acontecia uma vez em cada 30 anos, mas nos últimos cinco já ocorreu três vezes. Localizada na Austrália, tem um terço da sua área severamente afetada.

Parlamento Europeu. Foto: Bruxelles5/Flickr
Internacional

Parlamento Europeu opõe-se a dividendos da banca em 2020

27 de Março 2020

Em comunicado, os coordenadores da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários (ECON) do Parlamento Europeu exigem também restrições às operações de recompra de ações próprias por parte dos bancos enquanto durar a crise.

Catarina Martins criticou também o comunicado do Conselho Europeu: "Uma União Europeia incapaz nos momentos de crise é não apenas inútil, mas destrutiva".
Política

“Deixar despedir os trabalhadores não é proteger as empresas”

27 de Março 2020

Catarina Martins insiste que a resposta à crise económica provocada pelo novo coronavírus tem de incluir a proibição dos despedimentos. Bloco defende que os apoios às empresas tenham como condição a manutenção de salários e postos de trabalho, incluindo a reintegração dos trabalhadores despedidos no início da crise, tal como fizeram outros países.

Opiniões

Ante a chantagem, requisição das estruturas privadas de saúde, já!

Iniciou-se a 26 de março o designado período de mitigação do COVID-19, período de elevada exigência para todas e todos, com particular relevância, perdoem-me o viés, para as/os profissionais de saúde de todos os estabelecimentos de saúde.

O mercado não nos protege

Por este país fora, vemos grandes empresas a despedir trabalhadores de uma forma completamente desumana. É necessário que o Estado intervenha e garanta que os direitos desses trabalhadores sejam salvaguardados e que ninguém fique para trás.

Coronabonds? Já, mas com cuidado

Os coronabonds são necessários e o Conselho Europeu e o BCE não terão alternativa melhor que seja imediatamente viável. Podem fazer deles uma solução ou uma bomba de pavio curto.

Entrevista

Bloco lança plataforma despedimentos.pt

25 de Março 2020

Trata-se de um instrumento para realizar o mapeamento dos abusos laborais em tempos de pandemia, fornecer instrumentos de denúncia às trabalhadoras e aos trabalhadores afetados e reunir informação relevante que permita a proteção dos empregos.

Alta Voz

Dormir, dormir

22 Março

Uma canção de embalar é o mote para este conto pouco tranquilizador de Anton Tchékhov lido por António Capelo e que pode ser escutado aqui.

Quatro e Vinte

Dispensários de canábis declarados “serviços essenciais” na quarentena

20 Março

À semelhança das farmácias e dos supermercados, as lojas que vendem a canábis para uso medicinal em Nova Iorque, São Francisco e noutras cidades norte-americanas continuarão abertas durante a quarentena. Saiba mais no Quatro e Vinte, o podcast quinzenal da atualidade canábica em português.

esquerda.radio

Marta Hugon n' Os Cantos da Casa

14 Março

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Agenda

28 Março

Eduarda Neves e Casimiro Pinto conversam com Silvestre Pestana. Publicado na página de Facebook do Espaço Mira.

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto. Mais informações aqui

Ver informações sobre a peça. Transmissão pelo Teatro Aberto entre as 16h e as 0h aqui

Com as intervenções de Vasco Barata, pela Rés do Chão – Direito à Habitação; Fabiana Pavel, pelo Morar em Lisboa; Javier Rubio, da CAES Abogad@s; Marcelo Pérez, do Movimiento Cooperativo de Viviendas. Organização: Rés do Chão - Associação pelo Direito à Habitação. Ver evento de facebook.
Transmissão às 21h através do Facebook (aqui) e do Youtube e contará com Intérprete de Língua Gestual Portuguesa. 

Todas as sextas e sábados, às 21h, o D. Maria II disponibiliza online um novo espetáculo, selecionado de entre as dezenas de produções e coproduções que subiram ao palco do D. Maria II nos últimos anos. Os vídeos ficam depois disponíveis, para ver ou rever a qualquer altura. A entrada para a sala faz-se por aqui.  Diariamente, acompanhe os desafios que o D. Maria II preparou para si no Instagram e Facebook.

Artistas em Rede é o novo programa da RTP para os serões de sábado
Com atuações de humor, magia, música, teatro e dança a partir de casa dos artistas. Salvador Martinha, Mário Daniel, Luísa Sobral, Hugo Sousa, Blaya, Joka e Rita, Bruno Ferreira, Pedro Abrunhosa e Alfredo Brito são os artistas cujas actuações, a partir das suas casas, marcam a estreia do formato, emitido a partir das 22h56 na RTP1. Mais informações

Dossier

"Em cada esquina um amigo"

A pandemia do coronavirus provocou o colapso do turismo e a paralisação de muitos setores da economia. Para já, o importante é travar os despejos e assim evitar que as pessoas fiquem sem teto. Mas o regresso da crise global exige uma resposta que passa pela defesa do direito à habitação e pelo controlo dos preços especulativos. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Subscrever Newsletter