Nos seus cem anos de existência, a Seara Nova congregou expressões ideológicas diversas que, durante a ditadura, foram decisivas na oposição ao domínio fascista. Muitos dos princípios fundadores deste projeto político e cultural voltam hoje a ser ameaçados. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Neste dossier são publicados contributos de Luís Farinha, Álvaro ArranjaHelena Neves e Diana Andringa sobre a revista, bem como o artigo A Seara Nova e a questão colonial, com contributos de Cláudia Castelo. Incluímos ainda um artigo sobre o primeiro número da revista, o podcast Convocar a História sobre o centenário da Seara Nova, com Fernando Rosas, Luís Trindade e António Rafael Amaro, damos conta dos eventos comemorativos e partilhamos o documentário “Há 100 anos, a Seara Nova”, de Diana Andringa.

Ler Mais

Quais são as 9 propostas do Bloco para o Orçamento?

18 de Outubro 2021

Nas negociações com o Governo para o próximo Orçamento do Estado, o Bloco de Esquerda apresentou nove propostas nas áreas do reforço do SNS, Segurança Social e proteção laboral. O Esquerda.net publica aqui o documento entregue ao executivo.

Dois bairros, duas histórias: cultura e memória a nível local

Portugal albergará, junto com a Letónia, a Capital Europeia da Cultura 2027. A capital portuguesa será escolhida no primeiro trimestre de 2022. Ironicamente, ano para o qual o OE apresentado pelo PS reserva apenas 0,4% para a cultura.

Cheias em Zhengzhou em julho de 2021.
Internacional

China, 2049

1 hora atrás

Em 2049, a China será uma zona catastrófica climática, não uma superpotência militar, prevê neste artigo Michael T. Klare, professor emérito de Estudos sobre Paz e Segurança Mundial do Hampshire College.

Bloco apresenta anteprojeto de lei pela reforma antecipada das pessoas com deficiência
Política

Reforma antecipada das pessoas com deficiência volta a debate no Parlamento

2 horas atrás

Há muito que os ativistas dos direitos das pessoas com deficiência lutam pelo direito à reforma antecipada. O Bloco entrega esta terça-feira um anteprojeto de lei para efetivar este direito. Esta é uma das nove propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda ao Governo, no âmbito do Orçamento de Estado para 2022. 

"A Sombra" de Fernanda Fragateiro
Cultura

Museu do Azulejo: Exposição sobre o contributo das artistas na cerâmica 

4 horas atrás

“Territórios desconhecidos: a criatividade das mulheres na cerâmica moderna e contemporânea portuguesa (1950-2020)” é o título da exposição que inaugura em dezembro, no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa. Maria Keil, Vieira da Silva, Graça Morais ou Fernanda Fragateiro são algumas das artistas presentes. 

aterro do Sotavento
Ambiente

Aterro do Sotavento: Queixas da população chegam a Bruxelas

5 horas atrás

O aterro sanitário do Sotavento, no Algarve, está instalado sobre a bacia do Rio Guadiana. As denúncias de poluição de cursos de água são frequentes. José Gusmão e Marisa Matias endereçaram uma pergunta à Comissão Europeia sobre esta situação. 

Opiniões

Dois bairros, duas histórias: cultura e memória a nível local

Portugal albergará, junto com a Letónia, a Capital Europeia da Cultura 2027. A capital portuguesa será escolhida no primeiro trimestre de 2022. Ironicamente, ano para o qual o OE apresentado pelo PS reserva apenas 0,4% para a cultura.

Da exclusividade dos médicos

A Ministra quer começar a exclusividade por aqueles a quem já a propôs, a retirou e agora quer propor novamente...! O regime de exclusividade que agora pulula nos Orçamentos do Estado já existiu no passado mas foi abandonado... precisamente num Governo do PS em 2009!

Pesca à deriva

O atual governo regional dos Açores, para além de não ter uma política para o setor das pescas, vive apagando fogos no setor, muitos fogos ateados pelo próprio governo regional.

Os Cantos da Casa

Helena Oliveira n' Os Cantos da Casa

16 Outubro

Helena Oliveira ― Helena cant'autores açorianos, 2007.

Maro ― Maro & Manel, 2018.

GNR ― Os homens não se querem bonitos, 1985.

Duo Raposo ― Pouca terra, 2019.

Trio Fado ― Com que voz, 2005.

Edição nº 355, de 16 de outubro de 2021

Mais Esquerda

O que resta da aliança Macron?

17 Outubro

Sessão com Marisa Matias subordinada ao tema "O que resta da aliança Macron?", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Convocar a História

Movimento LGBTQI+ em Portugal, origem e evolução

13 Outubro

A potência e as encruzilhadas do movimento LGBTQI+ em análise e debate. Como e por que surge o movimento? Que acolhimento teve/tem no nosso país? Como se articula, se se articula, com os outros movimentos sociais? O que são o pinkwashing e o pink money? A sigla do movimento representa fragmentação caleidoscópica ou inclusão exigente? Qual a agenda atual do movimento? Conversa com Ana Cristina Santos moderada por Fernando Rosas e Andrea Peniche.

Havana
Internacional

Cuba no pós-quarentena com as reformas a meio caminho

17 de Outubro 2021

Apesar da queda do PIB em 2021 poder vir a ultrapassar a do ano passado, alguns acreditam que o pior da crise pandémica pode ter terminado e que, com uma hipotética recuperação do turismo, o Governo pode ter uma mão vencedora neste jogo de reformas. Por Amaury Valdivia.

Alta Voz

Jaime Rebelo e o anarquismo ibérico

19 Outubro

A história do anarquismo português está intimamente ligada à história do anarquismo espanhol desde as suas origens. Desde o início do movimento operário, as relações entre os anarquistas portugueses e espanhóis foram muito estreitas. 

Cultura

Doclisboa 2021: “A imaginação como espaço para a potencial materialização de utopias”

16 de Outubro 2021

Entre 21 e 31 de outubro, a 19ª edição do Doclisboa será “bastante intensa e viva”, ocupando vários espaços da cidade. A abertura é já esta quinta-feira, com dois gestos de resistência, pela força dos filmes de Marta Popivoda e Sergio Silva. O Esquerda.net irá acompanhar este festival. Por Mariana Carneiro.

Quatro e Vinte

GNR destrói produção de agricultores de cânhamo

4 Outubro

Agricultores de cânhamo industrial responsabilizam a Direção Geral de Agricultura e Veterinária pela falta de diálogo e arbitrariedade nas autorizações de cultivo. Bloco vai questionar Ministério da Agricultura. Este é um dos temas em destaque no regresso do podcast Quatro e Vinte.

 

Dossier

Decorridos cem anos do seu nascimento, a pedagogia de Paulo Freire continua a ser inspiradora para quem acredita que a educação pode ser emancipatória e libertadora. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

OE 2022: Na saúde e no trabalho é preciso fazer mais | ESQUERDA.NET

entrevistas

As prioridades do Bloco para o Orçamento do Estado são bem claras: garantir investimento no Serviço Nacional de Saúde e proteger quem trabalha.

Agenda

19 Outubro

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Mais informações
Coimbra, Colégio da Graça na Rua da Sofia, das 10h00 às 17h00

Exposição com tabalhos de Ana Feijão, Carolina Tardin, Frederico Brízida, José Pedro D'Amorim, Margarida Reis Pereira, Pedro Gil Mendonça e Tânia Cadima. Mais informações
Lisboa, A Homem Mau na Rua Gonçalves Crespo 6C, 10h00

"O Mundo Secreto de Arrietty" de Hiromasa Yonebayashi, "Operário Amador" de Ramon de los Santos e "Minari" de Lee Isaac Chung. Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Casa das Artes, a partir das 10h00.

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

Com Cláudia Simões, Jorge Garcia e Fernando Alexandre. Mais informações
Braga, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, 14h30

Encontro da canção, do fado, da música e das guitarras de Coimbra. Mais informações
Coimbra, vários locais e horários. 

Ver cartaz
Porto, Teatro do Campo Alegre. 

"66 Cinemas" de Philipp Hartmann, "Entre Linhas" de Luciana Fina, "O Filme de Oki" de Hong Sang‑soo. Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Casa das Artes, a partir das 15h00.

Mais informações
Lisboa, Espaço Cultural Com Calma, 19h00

De Fred Ouro Preto com Emicida, Fernanda Montenegro, Pabllo Vittar (Brasil, 2020). Conversa pós filme com Emicida, Boaventura de Sousa Santos, Sara Araújo e moderação de Tatiana Moura. Mais informações
Coimbra, Teatro Académico Gil Vicente, 19h00

Apresentação por João Maria André (Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, FLUC) e Catarina Martins (Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, FLUC); concerto com “Os Kriols” e Coro Coimbra Vocal. Mais informações
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 19h00

Subscrever Newsletter