“Rearmar a Europa” é a nova palavra de ordem das elites políticas europeias. Um novo foco que ultrapassou até os velhos dogmas dos limites ao endividamento público. Neste dossier, visitamos uma pluralidade de análises de vários pontos da esquerda europeia sobre esta nova corrida ao armamento. Um dossier organizado por Carlos Carujo.
Presidente da República promulgou diploma que proíbe o casamento antes dos 18 anos. Proposta do Bloco teve os votos contra do PSD, IL e CDS e entra agora em vigor. UNICEF diz que é “um avanço substancial na defesa dos Direitos das Crianças em Portugal”.
Para combater o despovoamento, alguns municípios suíços consideraram a possibilidade de instalar refugiados e requerentes de asilo. Mimmo Lucano, presidente da Câmara de Riace (Calábria), apresentou o seu modelo de acolhimento de refugiados em Genebra e na Universidade de Neuchatel.
As autoridades belgas colocam Nuno Wahnon Martins no centro dos pagamentos da Huawei a eurodeputados que assinaram uma carta a pressionar a Comissão Europeia para não avançar com restrições à empresa.
Primeiro-ministro espanhol conseguiu, juntamente com Meloni, que fosse mudado o nome do programa europeu de “Rearmar a Europa” para “Prontidão 2030”. Mas as mudanças cosméticas não satisfazem os parceiros de governo nem a esquerda parlamentar.
Sessão apresentada no Fórum Socialismo 2024 por Inês Diniz (Kosmicare), João Santa Maria (coordenador do centro In-Mouraria) e Luís Mendão (fundador do GAT)