Crime económico: Impunidade da elite tem de acabar

18 de Fevereiro 2020

Catarina Martins referiu-se à notícia sobre a previsível prescrição de mais de 16 milhões de euros de multas aplicadas a banqueiros e ainda sobre a possibilidade de “estar em curso uma operação de lavagem de dinheiro feita nas barbas do Banco de Portugal” no que concerne à venda do BIC por parte de Isabel dos Santos.

605182036945292

visto na net

Quando falamos de despenalização da morte assistida, em Portugal, do que é que estamos a falar? O médico Bruno Maia, explica:

Trabalhadores petroleiros do Brasil em greve há 18 dias

9 minutos atrás

Os trabalhadores petroleiros do Brasil estão em greve há 18 dias. O protesto foi despoletado pelo despedimento de 396 colegas da Petrobrás. Desde então, a equipa negocial ocupou a sede da empresa que se recusava recebê-la. Esta terça-feira milhares de pessoas manifestaram-se no Rio de Janeiro em solidariedade.

A “violência no namoro é a antecâmara da violência doméstica”
Sociedade

Homem regou namorada com produtos combustíveis e pegou-lhe fogo

2 horas atrás

A jovem foi atacada enquanto dormia e ficou gravemente ferida com queimaduras na face e nas mãos. A PSP deteve o agressor, de 33 anos, e destaca que ele abandonou o local da agressão “sem contactar qualquer meio de socorro” e sem prestar “qualquer assistência à vítima”.

Pintura anti-racista em Belfast. Agosto de 2010.

O falhanço da extrema-direita nas eleições da Irlanda

3 horas atrás

Nas recentes eleições legislativas irlandesas, a extrema-direita não conseguiu capitalizar o voto de protesto. John Molyneux analisa as causas desse falhanço e aponta os problemas com que a luta anti-fascista se deparará no futuro.

Técnicos superiores de diagnóstico “ganham metade do salário dos seus colegas, respondem à hierarquia dos hospitais, mas a cada três anos a empresa muda”
Política

Técnicos de diagnóstico são precários em falso outsourcing no Alto Minho

5 horas atrás

Bloco vai questionar o governo sobre a precariedade de 25 técnicos de diagnóstico e radiologia no Alto Minho. “Ganham metade do salário dos seus colegas, respondem à hierarquia dos hospitais, mas a cada três anos a empresa muda”, escreveu José Soeiro no facebook.

Direção sindical proporá extensão e agravamento da greve em plenário a realizar a 21 de fevereiro, sexta-feira
Sociedade

Estivadores de Lisboa em greve parcial a partir desta quarta-feira

18 de Fevereiro 2020

Os estivadores estarão em greve parcial de 19 de fevereiro a 9 de março e ameaçam agravá-la. Sindicato acusa empresa de trabalho portuário de querer que 34 estivadores regridam de efetivos para eventuais, reivindica cumprimento de acordos e exige pagamento atempado de salários.

Opiniões

O abandono do dogma pelos bispos católicos portugueses

A proposta de referendo à aprovação da lei da morte assistida é, para os bispos, uma renúncia ao sagrado, além de ser um jogo político.

Morte assistida, uma questão de dignidade

Não está em causa nenhum juízo de valor sobre uma série de opções que se colocam em diversas situações, mas sim a soberania de quem está próximo do fim e que deve ter direito à escolha.

Combater a morte má

Por estes dias, penso no testemunho de determinação e de diálogo do João Semedo. Sei que ele tinha toda a razão. E que esta quinta feira esse testemunho estará totalmente presente no que decidiremos.

Sociedade

Cuidados paliativos e morte assistida “não são antagónicos”

16 de Fevereiro 2020

Um estudo realizado na Bélgica e publicado em 2017 diz que as pessoas que solicitaram a morte assistida foram as que mais acesso tiveram a cuidados paliativos, desmentindo assim o suposto antagonismo entre as duas medidas.

Bernie Sanders

"Bernie é a verdadeira escolha feminista"

16 de Fevereiro 2020

Somos feministas e vamos votar em Bernie Sanders. Na verdade, apoiamos Sanders precisamente porque somos feministas. Por Nancy Fraser e Lisa Featherstone.

Ocre Filipe Raposo
esquerda.radio

Filipe Raposo n' Os Cantos da Casa

7 Fevereiro

Companhia do Canto Popular ― Rebento, 2019.

Stereossauro ― Bairro da Ponte, 2019.

José Afonso ― Como se fora seu filho, 1983.

Filipe Raposo ― Ocre, 2019.

Rui David ― Contraluz, 2019.

Edição nº 320, de 7 de fevereiro de 2020

Quatro e Vinte

Ex-presidente do Infarmed soma empregos na indústria da canábis

4 Fevereiro

Em outubro, Eurico Castro Alves foi contratado para a direção da Symtomax. Esta semana foi contratado para o conselho consultivo da canadiana EXMCeuticals, a quem ajudou a conseguir a primeira licença concedida pelo Infarmed para investigação da canábis.

Alta Voz

"Traição", José Luís Peixoto

20 Janeiro

Ouve aqui o podcast do conto "Traição", de José Luís Peixoto, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Fotogaleria

Manifestação anti-fascista em Londres. Dezembro de 2018.

A nova vaga de partidos de extrema-direita tem aspeto e política económica diferentes das anteriores. Agora, grande parte, é descomplexadamente liberal no seu programa, servindo dessa forma os interesses dos mais poderosos economicamente. Como o prova o Chega em Portugal. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ouve aqui o podcast do debate "Os refugiados estão a invadir-nos?", com Miguel Duarte (Hubb - Humans Before Borders), realizado a 10 de dezembro de 2019 no Com Calma - Espaço Cultural, Lisboa.

19 Fevereiro

3º Laboratório | Instrumentos e Estratégias de Intervenção para a Igualdade. As inscrições encontram-se abertas até dia 4 de março de 2020. As inscrições são gratuitas e limitadas e preencha o formulário aqui. Mais informações.
Lisboa, CITE – Auditório - Rua Américo Durão, n.º 12-A – 1.º e 2.º , 10h-13h.

Inscrição obrigatória info@museudoaljube.pt ou telefone: 215 818535.
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade – Rua Augusto Rosa 42, 16h.

A primeira sessão da Biblioteca Karl Marx será dedicada aos 200 anos de Friedrich Engels e terá como orador Luís Fazenda. Ver evento de facebook.
Lisboa, Rua de São Bento 694, 19h.

Subscrever Newsletter