EUA, França e Turquia desviam material de saúde destinado a outros países

4 minutos 51 segundos atrás

Estados Unidos desviam máscaras compradas pela polícia alemã, retêm ventiladores destinados ao Brasil e impedem exportação de máscaras para o Canadá. França apreendeu máscaras de Espanha e Itália. Turquia retém avião com ventiladores para Espanha.

531664050825386

País ligado | 4 Abril

Os bancos não podem lucrar com a crise

Nos últimos anos, os bancos receberam milhares de milhões de euros públicos. É agora o momento de serem solidários com o resto da economia.

ressonância magnética, pés, paciente
Sociedade

Ordem dos Médicos apela ao Governo para "repor normalidade no SAMS"

36 minutos atrás

Conselho Nacional da Ordem dos Médicos condena encerramento do hospital e clínicas e diz que o seu custo para a saúde pública exige uma intervenção do Estado. Bloco já tinha apelado ao Governo para requisitar os meios e o pessoal daquela instituição em reforço do SNS.

Em 2008, foi a esfera financeira que acendeu o rastilho, passando-o para a esfera produtiva. Hoje, é o contrário: a atividade económica estagnou em parte e este súbito freio está a regressar
Sociedade

Economia global: neoliberalismo contaminado

1 hora atrás

A atividade económica estagnou parcialmente e este súbito travão está a regressar, como um bumerangue, para ter impacto nas finanças. Esta implosão das finanças irá, por sua vez, agravar a recessão. Por Michel Husson.

Política

Trofa Saúde encerra hospital em plena pandemia

4 de Abril 2020

São já vários os exemplos de privados na área da saúde que, em pleno período de emergência, reduzem os seus serviços ou, inclusive, encerram portas. Agora foi o hospital da Trofa Saúde, em Famalicão. Bloco quer saber quando procederá o Governo à requisição civil deste hospital.

Fechado
Sociedade

Mais de 425 mil trabalhadores em lay-off

4 de Abril 2020

22.275 empresas já viram aprovada a sua entrada em regime de lay-off. O número de trabalhadores abrangidos supera o número oficial de desempregados.

Covid-19: Mariana Mortágua apresenta as propostas do Bloco em relação à banca.
Política

“Não podemos permitir que a banca venha agora vampirizar a economia”

3 de Abril 2020

Mariana Mortágua apresentou esta sexta-feira as propostas do Bloco para evitar que os bancos ajudados pelos contribuintes na última década possam agora abusar da fragilidade das famílias e das empresas. E conta com o voto de Rui Rio para acabar com a distribuição de dividendos aos acionistas da banca

Opiniões

Crise climática: colapso do institucionalismo e um acordo para o futuro

Governos e instituições continuam a tratar a crise climática como se ela não existisse, apesar de ser inequívoco o precipitar dos piores cenários das alterações climáticas antes mesmo dos tempos previstos.

Quando ficar em casa é tão perigoso quanto a covid

Nalguns países, as queixas de violência doméstica triplicaram a partir da terceira ou quarta semana de isolamento. Nada indica que Portugal seja exceção.

Como pode fracassar a próxima reunião do Eurogrupo sobre os coronabonds

Espero que o governo português, depois de exigir uma solução razoável, não acate uma saída de sendeiro.

Quatro e Vinte

E quando a droga acabar?

4 Abril

Nesta edição do podcast canábico, destacamos os efeitos da pandemia na população consumidora de drogas. Ricardo Fuertes, da Câmara Municipal de Lisboa, fala dos riscos acrescidos com o consumo de substâncias ainda mais perigosas.

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 28 de março]

Sociedade

“Onda de despedimentos é caminho para miséria”, diz apelo contra a impunidade laboral

2 de Abril 2020

Dois antigos líderes da CGTP, Manuel Carvalho da Silva e Arménio Carlos, fazem apelo conjunto com fundador do movimento dos precários, Tiago Gillot, e personalidades do direito do trabalho, da economia, da cultura e da Igreja. Disponível para subscrição aqui.

Alta Voz

Dormir, dormir

22 Março

Uma canção de embalar é o mote para este conto pouco tranquilizador de Anton Tchékhov lido por António Capelo e que pode ser escutado aqui.

esquerda.radio

Marta Hugon n' Os Cantos da Casa

14 Março

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Casas sim, despejos não!
Sociedade

Guia para #FicarComCasa - moratórias ao crédito à habitação, rendas, despejos

28 de Março 2020

Há mudanças relevantes e outras em preparação. Encontra aqui resposta às tuas dúvidas. O que está a mudar para garantir o direito à habitação na crise que chegou? Quem fica mais protegido e quem continua em apuros? As medidas são suficientes? [Artigo atualizado a 4 de abril]

Agenda

5 Abril

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto.  Mais informações aqui.

A peça é transmitida aqui a partir das 16h.

Dossier

"Em cada esquina um amigo"

A pandemia do coronavirus provocou o colapso do turismo e a paralisação de muitos setores da economia. Para já, o importante é travar os despejos e assim evitar que as pessoas fiquem sem teto. Mas o regresso da crise global exige uma resposta que passa pela defesa do direito à habitação e pelo controlo dos preços especulativos. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Subscrever Newsletter