Um país mais justo agora, contra quem diz "isto vai lá devagarinho"

18 horas 43 minutos atrás

Em comício no Teatro Capitólio em Lisboa, Catarina Martins contrastou as propostas transformadoras do Bloco com as receitas da direita e do centro que "quer levar isto devagarinho". Habitação, educação, precariedade, serviços públicos e emergência climática dominaram as intervenções.

Quem [não] quer dividir os madeirenses?

A política é fazer escolhas e em cada opção feita há uns que vão ganhar e outros perder, é impossível satisfazer a todos, não há escolhas neutras.

Tribunal Constitucional volta a negar acesso a metadados aos serviços secretos
Sociedade

Tribunal Constitucional volta a negar acesso a metadados aos serviços secretos

20 minutos atrás

Tribunal Constitucional voltou a negar acesso aos metadados de telecomunicações aos espiões dos serviços secretos. Bloco de Esquerda congratula-se com impedimento de “Big Brother de fiscalização generalizada”.

Imagem: AAUTAD/Facebook.
Sociedade

"Uma academia sem teto": estudantes da UTAD manifestam-se contra a falta de residências

3 horas atrás

Estudantes da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro encheram esta quinta-feira praça de Vila Real com lençóis e almofadas, em protesto contra a falta de residências e alojamento. 70% dos estudantes são deslocados, quase metade recebe bolsas de ação social.

Manifestação em Varsóvia (Polónia), integrada na ação global pelo clima, 20 de setembro de 2019 - Foto de  Marcin Obara/Epa/Lusa
Ambiente

Greve Climática Global na próxima sexta-feira

3 horas atrás

Com intensa participação da juventude teve início esta sexta-feira (20) a semana de mobilização global pelo clima, com ações em muitas cidades do mundo e vigílias em Lisboa e no Porto. A 27 terá lugar a Greve Climática Global, siga notícias em https://www.esquerda.net/topics/greve-climatica-estudantil

Gantz, Netanyahu e o ministro da defesa da altura Ehud Barak juntos em janeiro de 2012.
Internacional

Netanyahu perde e quer governo de unidade, Gantz ganha e quer governo liberal

4 horas atrás

O ex-general Benny Gantz venceu as eleições israelitas com curta margem e poucas possibilidades de fazer uma coligação à sua medida. Sem maioria clara para qualquer um dos “blocos” opostos, Netanyahu propõe governo de unidade com chefia rotativa. Mas Gantz não o quer no seu governo.

Opiniões

Isto é demasiado sério

Sempre que ouvir que uma questão é “demasiado séria” e requer uma união nacional, registe por favor que nada vai ser feito pelos demasiadistas para resolver o problema.

Limites da Social-Democracia

Social-democracia parece ter (re)entrado no vocabulário político do período pré-eleitoral. Não será muito interessante discutir a espuma das declarações, por muito risíveis que sejam como no caso de Marques Mendes, mas vale a pena precisar conceitos.

O empecilho absoluto

Na abertura do período eleitoral o PS não falou das suas propostas nem assumiu compromissos concretos, pediu apenas maioria absoluta para governar sem "instabilidade".

Entrevista

Legislativas 2019: Programa do Bloco disponível online

24 de Agosto 2019

O Bloco apresenta as suas "escolhas fortes para responder às várias crises que vivemos". Escolhas essas que defendem e reforçam o Estado Social, o direito à habitação, os direitos laborais e protegem o ambiente da fúria extrativista que ameaça a vida na Terra. O programa está disponível em programa2019.bloco.org.

esquerda.radio

Luís Severo n' Os cantos da Casa

15 Setembro

Luís Severo ― O Sol voltou, 2019.

Cacau ― Cacau, 2014.

Janita Salomé ― A cantar ao Sol, 1983.

O Grilo e a Longifolia ― Como se chama o teu disco?, 2016.

Pedro Viana ― Ainda sonho com este som, 2019.

Edição nº 311, de 15 de setembro de 2019

Moisés Ferreira.
Política

Abertura do governo a nova PPP “vai ao arrepio de tudo o que é o interesse do SNS”

11 de Setembro 2019

O deputado bloquista Moisés Ferreira não gostou de ouvir a ministra da Saúde admitir vir a lançar novo concurso para a gestão privada do Hospital de Vila Franca de Xira após o fim da atual concessão ao grupo Mello.

Vladimir Putin na TV
Entrevista

20 anos de Putinismo: a luta está viva na Rússia

1 de Setembro 2019

O regime autoritário de Vladimir Putin diz oferecer ordem em vez do caos pós-soviético. Mas a dura repressão das manifestações da oposição mostra o seu medo do crescente descontentamento popular. Artigo de Ilya Matveev.

Mais Esquerda

Diego Garcia no micro-fórum do rio Dão

16 Setembro

O micro-fórum do rio Dão realizou-se no dia 6 de julho de 2019, na Associação Venha a nós a Boa Morte, em Viseu. Ouça aqui a intervenção de Diego Garcia.

Dossier

Bombeiros combatem as chamas no estado do Acre, Amazónia brasileira. Foto Lusa/EPA.

A Amazónia continua a sofrer a desflorestação e as queimadas, em proporções inéditas. Neste dossier, o cientista do clima Alexandre Araújo Costa, num artigo especial para o Esquerda.net, lança o apelo: o ecocídio tem de ser travado. Dossier coordenado por Luis Leiria.

Ler mais

Agenda

20 Setembro

Com Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco, e José Maria Cardoso, candidato por Braga. Ver cartaz.
Barcelos, bairro de Arcozelo, 16h.

Com intervenções de Arsélio Martins (ativista, professor de matemática, autor do livro “Na Hora da Mudança”), José Rui Martins (ator, ativista cultural), Bárbara Xavier (cabeça de lista pelo distrito de Viseu). Moderação: Hermínio Marques (professor e candidato por Viseu). Inclui a apresentação do livro “Na Hora da Mudança” e músicos do interior ao vivo: Jorge Afonso e Zé Luís Cordeiro, entre outros. Ver cartaz.
Carregal do Sal, Parque Alzira Cláudio, 21h.

Intervenções de Catarina Martins, Coordenadora Nacional do Bloco, Carlos Mesquita, mandatário distrital, e José Maria Cardoso, candidato por Braga. Animação musical de Rui David. Ver evento de facebook.
Guimarães, Largo da Oliveira, 21h30.

Subscrever Newsletter

Ouve aqui o podcast do artigo "O ódio em rede: breves notas sobre a pós-verdade", de João Teixeira Lopes, lido por Rita Sarrico.

O relatório recém-lançado em Lisboa pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas está em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.