Bloco requer audição da Ministra da Cultura sobre subfinanciamento das estruturas artísticas

15 de Novembro 2019

As deputadas do Bloco Beatriz Gomes Dias e Alexandra Vieira querem que Graça Fonseca venha ao Parlamento prestar esclarecimentos sobre os resultados dos concursos plurianuais de apoios às artes 2020-2021.

O rácio do desespero nas escolas

Se o funcionamento “normal” já é um exercício de gestão de crise, a rutura está mesmo ao virar da esquina, para desespero de pais, alunos, diretores e trabalhadores.

Fotografia: commondreams.org
Internacional

Veneza continua em estado de emergência

15 de Novembro 2019

Após a maré alta de terça-feira, que inundou a cidade e foi a pior dos últimos 50 anos, nova maré atingiu Veneza. Presidente da câmara afirma que o aumento das inundações se deve às alterações climáticas.

Fotografia de Paula Nunes
Política

Bloco defende alargamento da licença para acompanhamento de filhos

15 de Novembro 2019

Esta sexta-feira, o Bloco defendeu o alargamento do âmbito da licença e da sua duração, de um ano para os três primeiros anos de vida da criança. Os bloquistas pretendem ainda estimular a partilha dessa licença, majorando-a sempre que é assumida por ambos os progenitores.

Trabalhadores do grupo Navigator em piquete de greve. Novembro de 2019.
Sociedade

Navigator: quatro dias de luta marcados por ilegalidades contra a greve

15 de Novembro 2019

No penúltimo dia de greve nas fábricas da Navigator, os trabalhadores denunciam violações ao direito à greve. Do seu caderno reivindicativo fazem parte a atualização de salários e um plano de carreiras uniformizado. Sandra Cunha, deputada bloquista que esteve presente no piquete de greve, diz que “os trabalhadores têm toda a razão”.

supertaça espanhola
Internacional

Televisões espanholas boicotam final da Supertaça em estádios sauditas

15 de Novembro 2019

Depois da televisão pública espanhola ter anunciado que não ia concorrer à aquisição dos direitos televisivos do evento, outras duas concorrentes privadas seguiram o exemplo.

Opiniões

Do tamanho do Governo à urgência da Regionalização

As evidências da necessidade de um processo de regionalização administrativa em Portugal que conduza a regiões com autonomia de decisão e meios para promover o adequado desenvolvimento aumentam a cada dia que passa.

José Vieira, o cineasta militante das migrações e da interioridade

José Vieira assume que começou a filmar documentários por militância, sem formação teórica, aprendendo no terreno, com os erros.

As escolas são uma batata quente

Todos os dias chegam notícias de escolas fechadas, escolas que encerram mais cedo ou em que os serviços funcionam a meio gás, sem bar, biblioteca ou pavilhão desportivo.

Evo Morales foi afastado por um golpe "cívico-policial"
Entrevista

Bolívia: Como derrubaram Evo?

13 de Novembro 2019

Um movimento que começou com a exigência de uma segunda volta a seguir às polémicas e confusas eleições de 20 de outubro, acabou com o chefe das Forças Armadas “sugerindo” a renúncia do presidente. Por Pablo Stefanoni e Fernando Molina.

Quatro e Vinte

O que traz de novo a terceira edição da Cannadouro?

4 Novembro

O Quatro e Vinte falou com João Carvalho, diretor da Feira Internacional de Cânhamo do Porto, que volta a juntar este mês na Alfândega a comunidade canábica em torno de debates, conferências e exposição do que se vai produzindo nesta indústria por cá e lá fora.

João Camargo.
Entrevista

Cimeira do Clima é em Madrid e terá “enorme mobilização ibérica”

2 de Novembro 2019

A um mês do início da COP-25 em Madrid, o investigador e ativista João Camargo faz o ponto da situação do movimento pela justiça climática nesta entrevista ao esquerda.net. E avisa que para conseguir ganhar, a luta contra a emergência climática terá de conseguir “travar a insanidade do capitalismo”.

esquerda.radio

Maria Guinot n' Os Cantos da casa

31 Outubro

Maria Guinot ― Tudo passa, 2004.

Afonso Dias ― A leixo e Pessoa em desgarrada (im)provável, 2016.

Rosa dos Ventos ― Rimando contra a maré, 1983.

Camerata de Sopros Silva Dionísio ― New harmoniemusik, 2015.

DiscDiz ― Água de trovão, 2018.

Edição nº 314, de 30 de outubro de 2019

Alta Voz

"O primeiro dia", de Geovani Martins

11 Novembro

Ouve aqui o podcast do conto "O primeiro dia", de Geovani Martins, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Dossier

Argentina, Alberto Fernández e Cristina Fernández Kirchner - Foto de Julio Gelves/Epa/Lusa

As eleições deste domingo 27 na Argentina devem confirmar o resultado das primárias de 11 de agosto e dar a vitória, possivelmente já na 1ª volta, ao peronista Alberto Fernández. O fim do governo de Maurício Macri marca a derrota de um dos principais aliados de Trump e de Bolsonaro no continente. Dossier organizado por Luis Leiria.

Ler mais

Vídeo

1207981076079126

Abaixo a Europa Fortaleza: a solidariedade não conhece fronteiras

 Beatriz Gomes Dias esteve presente na concentração organizada pela #humansbeforeborders, que juntou mais de 500 pessoas esta sexta-feira em Lisboa.

Ouça aqui um debate sobre habitação pública com Maria Manuel Rola, Isabel Pires, deputadas do Bloco, e Maria Isabel Pinto Ventura, Vogal na Assembleia de Freguesia de Marvila. 

Agenda

16 Novembro

14h Abertura Oficial do Simpósio Internacional: Resistências – What Is the State of the World? Introdução de Mehdi Belhaj Kacem. Apresentações de Omar Barghouti (Palestina), Jaime Vargas (Equador), Dominique Minkov (Rússia), Olivier Goudet (Guyane), Maxime Nicolle (França), Salah Dabouz (Algéria), Chen Guangcheng (China)
17h30 Filme – Comportem-se Como Adultos de Costa-Gavras
19h Debate – Quo Vadis Europa ? com Costa-Gavras, Yanis Varoufakis, Luigi de Magistris, Maxime Nicolle e Guilherme Serôdio.
Sintra, Centro Cultural Olga Cadaval. Mais informações.

Oradora convidada: Paula Godinho (FSCSH-UNL). Ver convite.
Lisboa, Biblioteca dos Coruchéus, na Rua Alberto Oliveira, 15h30.

21h Filme – Joker de Todd Philips
23h Debate – Uma Revolução das Bases Ainda é Possível? com Maxime Nicolle, Salah Dabouz, Jaime Vargas e Yvanne Goua.
Lisboa, Universidade Lusófona. Mais informações.

Bilhetes: 3,00 €, disponíveis na Casa dos Bicos ou por reserva através do e-mail: secretaria@josesaramago.org.
Lisboa, Auditório da Fundação José Saramago, 21h.

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.