Artigos dossier

Quem são os ex-governantes portugueses nos negócios angolanos?

22 de Janeiro 2020

Além de mobilizar redes de influência, a contratação de ex-governantes portugueses permitiu ao regime de Luanda exibir as credenciais de responsáveis democráticos de Portugal. Não foram só advogados e consultores a apoiar e beneficiar do roubo sistemático do povo de Angola. Artigo de Jorge Costa.

O dominó angolano ainda mal começou a cair

É cruel lembrar, mas não deixa de ser verdade, que estas aplicações do dinheiro extorquido de Angola eram barradas noutros países europeus (…) Ser pago em dinheiro angolano passou a ser uma das etiquetas de muita da elite portuguesa.

Política

Bloco aponta “esquecimentos convenientes” do primeiro-ministro sobre Isabel dos Santos

22 de Janeiro 2020

António Costa afirma não ter dado tratamento especial, “nem de favor, nem de desfavor”, à bilionária angolana alvo de investigação por desvio de fundos públicos. Em causa está a intervenção do primeiro-ministro no impasse acionista no BPI em 2016.

Isabel dos Santos
Internacional

Isabel dos Santos já é arguida em Angola

22 de Janeiro 2020

Em causa neste inquérito estão suspeitas de desvio de fundos na Sonangol. PGR angolano vem a Portugal esta quinta-feira. Em Luanda, Rafael Marques e Luaty Beirão comentaram o Luanda Leaks e a ação da justiça.

Cultura

Morreu Terry Jones, artesão do absurdo e crítico da guerra

22 de Janeiro 2020

Membro do famoso grupo britânico Monty Python, Terry Jones faleceu esta terça-feira aos 77 anos, vítima de uma forma rara de demência. Para além da comédia, da poesia, dos documentários, da história e da literatura infantil foi uma voz ativa contra a guerra no Iraque.

Protesto contra Bolsonaro na Índia. Janeiro de 2020.
Internacional

Visita de Bolsonaro gera protestos na Índia

22 de Janeiro 2020

Os camponeses indianos consideram que Bolsonaro é corrupto e repressivo, destrói a Amazónia e prejudica os interesses dos produtores locais de cana-de-açúcar. Por isso, movimentam-se contra a sua visita à Índia para participar no Dia da República que se celebrará no próximo dia 26.

Opiniões

Agressão a uma cidadã negra na Amadora: o acaso não existe

O Sindicato Unificado da PSP (SUP), que tem defendido pública e energicamente o agente acusado de agredir uma mulher negra na Amadora, é dirigido por um candidato do CHEGA, conhecido da Justiça por falcatruas com dinheiro público.

“Little B” e as memórias do futuro

Mário Moutinho, o ator do Porto de quem falo, não tem carta de condução – mas é a sua figura que nos guia por um espetáculo em que cada história tem muito mais que a sua biografia.

Produção agrícola: essencial ao país ou alvo a abater?

A pergunta impõe-se perante as alterações institucionais nos domínios da agricultura, das florestas e do desenvolvimento rural, bem como dos protagonistas que aí assumem maior responsabilidade.

Fotografias de Cláudia Simões antes e depois das agressões da Polícia de Segurança Pública.
Sociedade

PSP acusada de espancar mulher porque filha menor viajava sem passe

21 de Janeiro 2020

Motorista chamou a polícia porque a criança, de apenas oito anos, se esqueceu do passe. PSP terá agredido a mulher com socos e proferido insultos racistas. SOS Racismo pede que “se acabe com a impunidade da violência policial racista". Bloco questionou governo e deputada Beatriz Gomes Dias declara ser imperativo apurar todos os factos deste caso de alegada violência policial na Amadora.

Quatro e Vinte

Bernie Sanders promete legalizar canábis nos primeiros 100 dias do mandato

20 Janeiro

O candidato à nomeação democrata para as presidenciais norte-americanas apresentou o seu plano para regular a canábis a nível federal. Saiba mais nesta edição do Quatro e Vinte.

Internacional

"Há um risco de ruptura democrática no Brasil"

19 de Janeiro 2020

Numa entrevista dada ao Esquerda.net, Marcelo Freixo, deputado federal do PSOL pelo Rio de Janeiro, mostrou preocupação com os avanços ditatoriais do governo brasileiro e sublinhou a necessidade de ser criada uma frente ampla de frentes progressistas.

Alta Voz

"Traição", José Luís Peixoto

20 Janeiro

Ouve aqui o podcast do conto "Traição", de José Luís Peixoto, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata
esquerda.radio

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata n' Os Cantos da Casa

10 Janeiro

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata ― Do Natal aos Reis: Cantos da Galiza e Portugal, 2019.

Tiago Sousa ― Um piano nas barricadas, 2016.

Trovante ― Cais das Colinas, 1983.

Carlos Bica ― Carlos Bica + Matéria-Prima, 2010.

Cordel ― Cordel, 2019.

Edição nº 318, de 9 de janeiro de 2020

Dossier

Garantir o direito a um envelhecimento com qualidade e emancipado exige o combate à estigmatização da velhice e políticas públicas em conformidade em áreas como a saúde, a habitação, os rendimentos e o trabalho. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais
Pedro Filipe Soares fez a intervenção do Bloco de encerramento do debate orçamental - Foto de Miguel A Lopes/Lusa
Política

"Eurogrupo pode ficar radiante com superavit, mas esse dinheiro faz falta ao país"

10 de Janeiro 2020

No encerramento do debate do Orçamento, Pedro Filipe Soares criticou a proposta do governo, que “se resume à palavra superavit”.

Ouve aqui o podcast do debate "Os refugiados estão a invadir-nos?", com Miguel Duarte (Hubb - Humans Before Borders), realizado a 10 de dezembro de 2019 no Com Calma - Espaço Cultural, Lisboa.

Agenda

23 Janeiro

Apresentação do Grupo Coral de Belém, com a regência de João Silva. Ver convite.
Lisboa, Núcleo Lisboa da Associação José Afonso, na Rua de São Bento, 170, 19h.

Subscrever Newsletter