O que respondeu o PS às propostas do Bloco?

22 de Outubro 2021

O Governo recusou as nove propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda para acordo no Orçamento do Estado para 2022. Catarina Martins e António Costa irão reunir este sábado de manhã. 

70% é muito ou 30% é pouco?

Várias promessas de apoios sociais feitas pelo Governo em 2020 não foram concretizadas, ou foram atrasadas, ou foram mergulhadas em teias burocráticas intransponíveis.

Os bancos fizeram uma "instrumentalização de um expediente legal [o despedimento] para a aplicação de uma sanção a todos os que não aceitaram sair do banco por reforma ou rescisão por mútuo acordo". 
Sociedade

145 trabalhadores no Santander e 23 no BCP já receberam carta de despedimento

10 minutos atrás

A providência cautelar contra o despedimento no Santander vai ao Tribunal do Trabalho de Lisboa no dia 28. Enquanto se aguardam as decisões das providências cautelares, os despedimentos coletivos avançam. 

Política

Almada: Inês de Medeiros opta por governar com PSD

22 de Outubro 2021

Partido Socialista chegou a acordo com o vereador eleito pela coligação Aliança Democrática. Os socialistas não estiveram disponíveis para construir um programa comum com o Bloco e recusaram-se a excluir a participação de partidos de direita no executivo. CDU também ficou sem pelouros.

Felipe VI
Internacional

Mais insatisfação com a monarquia espanhola, menos pressão para um referendo

22 de Outubro 2021

A última sondagem realizada pela Plataforma de Meios Independentes reflete o fosso entre o aumento do descontentamento em relação à monarquia espanhola e a sua tradução em exigência ativa de um referendo. Por Jaime Pastor.

Vereadora Carla Castelo - foto da coligação Evoluir Oeiras
Política

Vereadora da Coligação Evoluir Oeiras presta contas

22 de Outubro 2021

Carla Castelo divulgou nas redes sociais da coligação uma informação sobre a primeira reunião do atual mandato da Câmara Municipal de Oeiras. E salientou que a luta pela transparência "é uma das grandes bandeiras da Coligação” no executivo.

Opiniões

Cultura 0,25

Utilizado enquanto metáfora para a nulidade alheia, o termo é ofensivo e deve ser evitado, mas quando falamos de rubricas orçamentais reflete apenas a verdade matemática. Na corrida para o 1% do PIB, a cultura não sai da cepa torta. É esse o valor do zero à esquerda da vírgula.

O fator de sustentabilidade, o Governo e a política razoável

Há uma grande confusão sobre este tema e o “nome da coisa” não ajuda. O que é então, o “fator de sustentabilidade” que existe? Acabar com ele é razoável?

A decisão de António Costa

Sem ganhos de causa em matérias fundamentais, como as leis do trabalho ou as regras de organização do SNS, e perante um Orçamento tão poucochinho, António Costa conta apenas com a ameaça da crise política para tentar chantagear o Bloco e o PCP.

Política

Quais são as 9 propostas do Bloco para o Orçamento?

18 de Outubro 2021

Nas negociações com o Governo para o próximo Orçamento do Estado, o Bloco de Esquerda apresentou nove propostas nas áreas do reforço do SNS, Segurança Social e proteção laboral. O Esquerda.net publica aqui o documento entregue ao executivo.

Convocar a História

Abertura do Campo do Tarrafal

20 Outubro

Num momento em que passam 85 anos da abertura do Campo de Concentração do Tarrafal, convidámos o investigador Víctor Barros para nos falar das diferentes vidas de um local que se tornou símbolo da repressão, mas também da resistência, à ditadura e ao colonialismo. Conversa com Víctor Barros conduzida por Fernando Rosas e Miguel Cardina. 

Mais Esquerda

Sistemas agroflorestais e soberania alimentar, a PAC para quê e para quem?

21 Outubro

Sessão com Ricardo Vicente e Raul Jorge subordinada ao tema "Sistemas agroflorestais e soberania alimentar, a PAC para quê e para quem?", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Quatro e Vinte

Canábis no Parlamento: Grupo de trabalho já reuniu

20 Outubro

O deputado Moisés Ferreira conta como foi o arranque dos trabalhos do debate parlamentar da regulação da canábis na especialidade. Esta e outras notícias canábicas para ouvir no podcast Quatro e Vinte.

 

Política

A "Noite Sangrenta"

19 de Outubro 2021

A “Noite Sangrenta”, episódio ocorrido entre o dia 19 e a madrugada de 20 outubro de 1921, encheu de horror a opinião pública nacional e internacional e marcou o futuro da I República de forma irreversível. Por Luís Farinha.

Alta Voz

Jaime Rebelo e o anarquismo ibérico

19 Outubro

A história do anarquismo português está intimamente ligada à história do anarquismo espanhol desde as suas origens. Desde o início do movimento operário, as relações entre os anarquistas portugueses e espanhóis foram muito estreitas. 

Os Cantos da Casa

Helena Oliveira n' Os Cantos da Casa

16 Outubro

Helena Oliveira ― Helena cant'autores açorianos, 2007.

Maro ― Maro & Manel, 2018.

GNR ― Os homens não se querem bonitos, 1985.

Duo Raposo ― Pouca terra, 2019.

Trio Fado ― Com que voz, 2005.

Edição nº 355, de 16 de outubro de 2021

Cheias em Zhengzhou em julho de 2021.
Internacional

China, 2049

19 de Outubro 2021

Em 2049, a China será uma zona catastrófica climática, não uma superpotência militar, prevê neste artigo Michael T. Klare, professor emérito de Estudos sobre Paz e Segurança Mundial do Hampshire College.

Dossier

Nos seus cem anos de existência, a Seara Nova congregou expressões ideológicas diversas que, durante a ditadura, foram decisivas na oposição ao domínio fascista. Muitos dos princípios fundadores deste projeto político e cultural voltam hoje a ser ameaçados. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

OE 2022: Na saúde e no trabalho é preciso fazer mais | ESQUERDA.NET

entrevistas

As prioridades do Bloco para o Orçamento do Estado são bem claras: garantir investimento no Serviço Nacional de Saúde e proteger quem trabalha.

Agenda

23 Outubro

De Luís Barbosa e Peter Schulthess. Mais informações
Lisboa, Torre do Tombo, das 9h30 às 12h30

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Exposição com tabalhos de Ana Feijão, Carolina Tardin, Frederico Brízida, José Pedro D'Amorim, Margarida Reis Pereira, Pedro Gil Mendonça e Tânia Cadima. Mais informações
Lisboa, A Homem Mau na Rua Gonçalves Crespo 6C, 10h00

Mais informações
Viana do Castelo, Pousada da Juventude (Ponte Eiffel), 10h00

O Dicionário da Invisibilidade, do SOS Racismo, retrata as vidas de mais de três mil pessoas "invisíveis". André Carrilho contribuiu com vinte ilustrações, aqui expostas numa inictiva organizada pela Rede Europeia Anti-Pobreza. Mais informações
Porto, OKNA - Espaço Cultural (Rua da Igreja de Cedofeita 27), das 10h00 às 18h00

Laboratórios de dança criativa (10h00), prática teatral (11h00) e de projecto criativo (12h00). Entrada livre. Mais informações
Braga, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. 

Acompanhada da exposição plástica "O vosso lápis não rasga o papel", de Jorge dos Reis. Mais informações
Lisboa, Biblioteca Municipal de Alcântara, das 10h00 às 18h00

"O Garoto de Charlot" de Charlie Chaplin, "Mulher na Praia" de Hong Sang‑soo, apresentação do livro "Projectar a Ordem - Cinema do Povo e Propaganda Salazarista",  "A Côté" e "O Fim do Mundo" de Basil da Cunha. Encerramento com filme-concerto por Filipe Raposo e Orquestra Sinfónica Portuguesa - Metropolis de Fritz Lang. Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Casa das Artes, a partir das 11h00.

A partir de Miguel Torga, pela Companhia Certa da Varazim Teatro. Mais informações
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 11h00.

"Mundo Privado e Literatura", com Ariana Harwicz (Argentina) e Adriana Couto (Brasil). Mais informações
Online, às 13h00

"Mundo Privado e Literatura", com Ariana Harwicz (Argentina) e Adriana Couto (Brasil). Mais informações
Online, às 13h00

Subscrever Newsletter