O Bloco de Esquerda apresenta nos próximos dias o seu programa eleitoral para as legislativas de 30 de janeiro, com as prioridades para a legislatura e uma visão para a transformação estrutural da economia portuguesa no período pós-pandemia. Dossier organizado por Luís Branco.

Os artigos deste dossier resumem cada um dos seis capítulos do programa eleitoral do Bloco, destacando as principais propostas: A resposta à crise climática, a prioridade à recuperação de rendimentos e do SNS, medidas de justiça fiscal, económica e direito à habitação, reforço dos serviços públicos, combate às discriminações e política externa.

Ler Mais

Empresário apoiante de Ventura tem offshore no Panamá

2 horas 47 minutos atrás

Carlos Barbot criou em 2002 uma offshore no Panamá para movimentar contas no Banque Privée Espírito Santo, na Suíça. Num almoço com Ventura, em 2020, juntamente com outros empresários, elogiou a prestação do partido de extrema-direita. 

"Eles queriam ver-se livres das colegas" | ESQUERDA.NET

reportagens
"Triunfo da Vontade", imagem do filme de Leni Riefenstahl sobre o nazismo.
Internacional

A extrema-direita, uma vontade de poder

17 minutos atrás

Antes falava-se de revolucionários sem revolução; agora podemos falar num “anticomunismo de massas” sem comunismo como movimento político real. A pergunta que se deve fazer é: como é que se chegou a esta situação? Por Manolo Monereo.

Sociedade

Hospitais privados negoceiam com seguradoras para aumentar custos das famílias com saúde

7 horas atrás

Os hospitais privados querem cobrar mais às seguradoras e à ADSE em particular, aumentando as apólices em 2022. Em 2020, dos 6,6 mil milhões de euros de despesa das famílias com saúde privada, apenas 994 milhões foram suportados por seguradoras.

Ambiente

Madeira: ONG contra pavimentação de caminho na floresta Laurissilva

4 horas atrás

Onze organizações pedem ao Governo Regional que abandone o projeto, em plena Rede Natura 2000 e Património da Humanidade pela UNESCO, previsto entre o sítio das Ginjas, na freguesia de São Vicente, e o Paul da Serra.

Filipe de Botton, acionista do Observador, a ser condecorado com a Grã-Cruz de Mérito Empresarial por Cavaco Silva juntamente com Alexandre Relvas, em 2014. Foto via anibalcavacosilva.arquivo.presidencia.pt.
Sociedade

Correio da Manhã e Observador em silêncio sobre abuso fiscal dos seus patrões

7 de Dezembro 2021

Quatro dias depois de o Expresso revelar através dos Pandora Papers que os donos da CMTV, Jornal de Negócios, Sábado ou Observador tiveram ou têm várias contas offshore, nenhum destes órgãos de comunicação social fez referência a estas informações.

Opiniões

O vírus ri-se das fronteiras

Contra os apelos da OMS e das Nações Unidas, os países mais ricos do Mundo impediram o levantamento das patentes. Nesse grupo esteve sempre a União Europeia, com o apoio do Governo português, protegendo os interesses das farmacêuticas em vez da população mundial.

O sucesso mercantil da ganância

Em 2021, a Moderna teve 18 mil milhões de lucros e espera chegar aos 35 mil milhões no próximo ano. Agora, ao recusar a copropriedade da patente ao NIH, reclama um ganho de mercado que fará uma fortuna. Há quem lhe chame ganância.

O preço da resiliência

Contas por alto, os 400 milhões gastos em horas extraordinárias até setembro dariam para o salário anual de 13 mil profissionais de saúde.

Quatro e Vinte

2021 é o ano com mais produção científica sobre canábis

4 Dezembro

Os proibicionistas dizem que não se sabe muito sobre a planta, mas a quantidade de estudos científicos publicados e revistos por pares sobre a canábis tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Ouve estas e outras notícias nesta emissão do podcast Quatro e Vinte.

Convocar a História

1970/72: Luta Armada

8 Dezembro

Na fase final do regime, houve um período conhecido como luta armada, com ações bombistas da Ação Revolucionária Armada (ARA) e das Brigadas Revolucionárias. Fernando Rosas conversa com Ana Sofia Ferreira sobre este tema. 

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS.
Sociedade

Ómicron: Porque é que a OMS a designou como uma variante de preocupação

30 de Novembro 2021

O aparecimento desta variante deveria funcionar como um alerta para redobrar os nossos esforços no sentido de uma entrega de vacinas equitativa e rápida a nível global. Artigo de Ed Feil.

Mais Esquerda

Marxismo e ciência

2 Dezembro

Sessão com Rui Borges subordinada ao tema "Marxismo e Ciência", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

John Reed.
Cultura

Como a revolução mexicana transformou John Reed num “vermelho”

30 de Novembro 2021

Antes dos Dez dias que abalaram o mundo, Reed cobriu a revolução mexicana que foi fundamental para a sua visão do mundo. O que podia ter sido o seu bilhete para a fama foi afinal a sua ponte para o radicalismo. Porque quando John Reed foi para o México, foi para a guerra de classes. E nunca mais voltou. Por Meagan Day.

Alta Voz

Cem anos da greve das criadas

6 Dezembro

Jorge Costa lembra que faz um século que as empregadas domésticas de Lisboa se revoltaram contra a imposição de uma caderneta cadastral, formaram o seu primeiro sindicato e, perante a violência e os preconceitos da República burguesa e patriarcal, avançaram para o que hoje se chamaria "visibilidade", num artigo lido por Carlos Carujo.

Os Cantos da Casa

Camané n' Os Cantos da Casa

27 Novembro

Camané ― Horas vazias, 2021.

SAL ― Passo forte, 2021.

Fausto Bordalo Dias ― O despertar dos alquimistas, 1985.

Lokomotiv ― Gnosis, 2018.

Canto D’Aqui ― Amigos maiores que o pensamento, 2012

Edição nº 358, de 27 de novembro de 2021

Dossier

O racismo estrutural em Portugal, herança do seu passado colonialista, traduz-se em desigualdades de toda a ordem. A violência policial racista é uma das manifestações mais atrozes deste flagelo. Para combatê-lo, é preciso sairmos do estado de negação em que nos encontramos. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais
Rui Rio e Paulo Rangel: dividida e em crise, a direita não é alternativa. Foto: tentre, CC0, via Wikimedia Commons
Política

O voto contra o Orçamento “abre o caminho à direita”?

25 de Novembro 2021

Esta é a quarta e última parte da série de Perguntas & Respostas sobre a crise política, onde se responde à questão mais usada para criticar a decisão do Bloco de Esquerda (e do PCP) de rejeitar o Orçamento para 2022. Por Luis Leiria.

Agenda

8 Dezembro

De Luís Barbosa e Peter Schulthess. Mais informações
Lisboa, Torre do Tombo, das 9h30 às 19h30

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Mais informações
Coimbra, Colégio da Graça na Rua da Sofia, das 10h00 às 17h00

Exposição de Fabio Bucciarelli sobre as consequências da pandemia em Itália. Mais informações
Porto, Centro Português de Fotografia, 10h00

Fotografias de Valter Vinagre. Mais informações
Lisboa, arquivo municipal na Rua da Palma 246, das 10h00 às 18h00

Mais informações
Peniche, Museu Nacional Resistência e Liberdade, 14h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

Com Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco de Esquerda), Ana Gomes (diplomata), André Lamas Leite (Professor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto) e Marisa Matias (eurodeputada do Bloco de Esquerda). Mais informações
Lisboa, Casa do Alentejo, 15h00

Música de Martim Sousa Tavares e encenação de Ricardo Neves-Neves. Mais informações.
Lisboa, Luca-Teatro Luís de Camões na Calçada da Ajuda 80, 16h30

Mais informações
Lisboa, Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, 17h00

Uma coprodução Trupe Fandanga, Teatro da Palmilha Dentada, CRL_Central Elétrica e Artemrede. Direção artística de Sandra Neves. Reservas e informações para [email protected] ou 910698693. Mais informações.
Porto, Travessa das Águas número 125, 17h00. 

Subscrever Newsletter