“O PS tem de escolher entre assumir o legado de Arnaut ou contribuir para miná-lo”

17 horas 28 minutos atrás

No primeiro comício de campanha em Coimbra, Marisa Matias assumiu o compromisso da defesa do Estado social e sublinhou que as instituições europeias pressionam os governos no sentido da “rendição ao cartel dos grupos privados na Saúde”.

O privilégio da Universidade Católica

Em 1971, foi publicado o decreto-lei que definiu o estatuto da Universidade Católica Portuguesa (UCP), sujeitando-a à regulamentação do Estado, em paralelo com os restantes estabelecimentos de ensino particular.

Sociedade

Manifestação exige reversão do “despejo cruel” da Câmara do Porto

2 horas atrás

Moradores e dezenas de pessoas solidárias juntaram-se este sábado no Bairro do Lagarteiro em protesto contra o despejo de uma moradora em vésperas de regressar da prisão.

O Estado venezuelano tentou sustentar o poder de compra colocando mais e mais notas em circulação, entre 2014 e 2017, a massa monetária deu um salto de 8.500%
Internacional

A Venezuela precisa sair do impasse

5 horas atrás

Após ter representado uma luz na grande noite neoliberal dos anos 2000, a Venezuela atravessa uma grave crise. A imposição de sanções pelos EUA complica a busca de soluções para o país. A estratégia do Governo vista por Temir Porras Ponceleón, ex-conselheiro de Chávez e Maduro.

Internacional

Cuba referenda nova Constituição no domingo

6 horas atrás

Mais de 8 milhões de eleitores são chamados às urnas para se pronunciarem sobre um texto que mantém o regime político e reconhece a propriedade privada.

José Manuel Pureza salienta que alteração à lei dos imigrantes “respeita de uma forma mais forte os direitos humanos” - Foto Miguel A. Lopes/Lusa
Política

Alteração à lei dos imigrantes “dignifica o país”

22 de Fevereiro 2019

O deputado José Manuel Pureza destacou nesta sexta-feira que a alteração à lei dos imigrantes, aprovada hoje no parlamento, “dignifica o nosso país e respeita de uma forma mais forte os direitos humanos”.

Opiniões

Paula, a filha pródiga

“Mas era justo alegrarmo-nos e regozijarmo-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado.”

As três táticas da extrema-direita

Às condições sociais que germinam a extrema-direita é urgente dar uma resposta de esquerda. Essa resposta tem que passar forçosamente por um corte absoluto com as políticas de austeridade.

Pau que nasce torto…

Queremos mesmo dizer à próxima geração que tem de começar uma vida do zero já com uma dívida acumulada superior a 10 mil euros às costas? E que, com esse encargo mensal, ainda tem de pagar uma renda, comer, vestir-se e pagar os transportes todos os dias para o emprego?

Sociedade

Lançado Manifesto da greve feminista internacional de 8 de Março

21 de Fevereiro 2019

No Manifesto, disponível para subscrição, a Rede 8 de Março apela à mobilização das mulheres em defesa dos seus direitos e contra a desigualdade, a violência machista e o conservadorismo. Porque as violências que sofremos são múltiplas, a Greve convocada também o é.

Guitarra portuguesa
esquerda.radio

"Águas passadas que movem moinhos": o ano de 1983 - I parte

22 Fevereiro

“Águas Passadas Que Movem Moinhos”

Retrospectiva de 1983.

258º Capítulo

O ano de 1983 ― I Parte.

Edição nº 298, de 21 de fevereiro de 2019

Quatro e Vinte

Benavente e Aljustrel na corrida à maior plantação de canábis do mundo

20 Fevereiro

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, conheça a lista de indicações terapêuticas aprovadas pelo Infarmed para que os médicos possam receitar canábis em Portugal.

A lista do Bloco ao Parlamento Europeu é encabeçada por Marisa Matias - Foto de Paulete Matos
Política

Lista do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu

17 de Fevereiro 2019

A lista da candidatura do Bloco de Esquerda às eleições europeias de 2019 foi apresentada neste sábado. É encabeçada pela eurodeputada Marisa Matias e “é absolutamente paritária”, com 11 mulheres e 10 homens.

O pedido de Maduro é uma mudança de orientação, uma vez que o Governo sempre negou a existência de uma crise humanitária
Política

Morreu Arnaldo Matos

22 de Fevereiro 2019
Gustavo Bebianno aguentou-se apenas 48 dias no governo. Foto de Valter Campanato, Agência Brasil
Internacional

Brasil: primeira baixa do governo Bolsonaro, ao fim de 48 dias

19 de Fevereiro 2019

Gustavo Bebianno, ex-braço direito do presidente é exonerado cinco dias depois de ter sido chamado de mentiroso pelo filho do presidente, com a cobertura do pai. Bebianno terá afirmado que devia desculpas ao povo brasileiro por ter ajudado a viabilizar a candidatura Bolsonaro. Por Luis Leiria.

Alta Voz

Podcast: Torto Arado

18 Fevereiro

Ouve aqui o podcast de um excerto de "Torto Arado", de Itamar Vieira Junior, lido por Fábio Salgado.

Fotogaleria

Fotogaleria de Paula Nunes.

245807162970838

parlamentos

“O combate à pobreza é transversal a todas políticas e não pode fazer-se sem atacar o conjunto das suas causas”, afirmou José Soeiro na defesa do projeto para avaliação do impacto das iniciativas legislativas na pobreza.

Intervenções de Francisco Louçã e de João Rodrigues na conferência "RBI, Emprego e Segurança Social".

Dossier

A revolução alemã faz cem anos. E com ela o assassinato de Rosa Luxemburgo, de Karl Liebknecht e de tantas e tantos outros. Ocasião para revisitar a vida e obra de Rosa Luxemburgo. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Agenda

23 Fevereiro

Ver cartaz.
Covilhã, sede do Bloco - R. Fernão Penteado, nº2 – 2º, 15h.

15h15: Há Setenta Anos no Tarrafal – Os Últimos Sobreviventes, de Fernanda Paraíso
16h15: Era Uma Vez… o Tarrafal, de José Manuel Silva
17h15: Tarrafal: Memórias do Campo da Morte Lenta, de Diana Andringa
18:45: No antigamente do Tarrafal, de Miguel Petchkovsky
19h: Debate com Diana Andringa, Fernanda Paraíso, Miguel Petchkovsky e Irene Pimentel.
Lisboa, Auditório do Museu do Aljube - Rua de Augusto Rosa, 42.

Com intervenções de Manuel Louzã Henriques e Rui Pato e com um momento musical proporcionado por João Queirós. Ver evento de facebook.
Coimbra, Atrium Solum - Av. Elísio de Moura, 85, 16h.

Com Maria Filomena Cardoso (Dinamizadora associativa/ Cozinheira), Marina Romana (Técnica auxiliar de Geriatria) e Madalena Maia (Delegada Sindical do STFPSN Sindicato dos trabalhadores em funções públicas e sociais norte). Ver evento de facebook.
Porto, Junta de Freguesia do Bonfim - Campo 24 de Agosto, 294, 16h.

Os 4 eixos da greve feminista: Eixo do trabalho assalariado com Mafalda Brilhante; Eixo estudantil com Andreia Quartau; Eixo dos cuidados com Camila Lobo; Eixo do consumo com Adriana Lopera. Moderação: Joana Grilo. Ver cartaz.
Lisboa, sede nacional do Bloco de Esquerda – Rua da Palma 268, 18h.

Com Ana Mesquita, Bárbara Carvalho, Luís Monteiro e Nuno Bio. Inscrições aqui ou por email mondediplopt@gmail.com.
Lisboa, ACV – Associação Caboverdeana de Lisboa (Av. Duque de Palmela, n.º 2, 8.º andar), 19h30.

As Conversas Atrevidas são organizadas pelo Núcleo do 8 M da Cova da Beira, com o apoio do Teatro das Beiras. Oradoras: Teresa Silvestre (eixo laboral), Márcia Luz (eixo do consumo), Carmo Povoas (eixo do trabalho não remunerado) e Maria Contreras e Antonieta Garcia (eixo estudantil). Moderação: Merícia M. A. Passos. Ver evento de facebook.
Covilhã, Teatro das Beiras, Tv da Trapa 2, 21h.

O evento incluirá música ao vivo, tocada por Alexandre Barros e Manuel Malaguerra, bem como poesia, declamada por Clara Moura e José Vieira Lourenço. Promovido POR MÃO PRÓPRIA. Ver cartaz.
Coimbra, Liquidâmbar, 22h.

Subscrever Newsletter