“Sem mudar a lei de Bases da Saúde não conseguiremos travar e inverter o declínio do SNS”

1 hora 48 minutos atrás

António Arnaut e João Semedo defendem que “se nada for feito para suster e inverter esta curva descendente, o SNS deixará de ter condições para continuar a ser o garante do direito à saúde e, onde hoje temos um direito reconhecido e consagrado, passaremos a ter apenas negócio e nada mais do que negócio”.

Precaução, responsabilidade, sustentabilidade

Respeitar os princípios de precaução, responsabilidade e sustentabilidade significa travar os contratos de prospeção de petróleo enquanto é tempo.

Sociedade

Ualg: Docentes e Investigadores exigem cumprimento da lei do orçamento e do emprego científico

2 horas atrás

Docentes e investigadores da Universidade do Algarve vão concentrar-se, na próxima segunda-feira, às 12h, em frente à Reitoria, para exigir o total cumprimento da Lei do Emprego Científico, do PREVPAP e o efetivo desbloqueamento das progressões remuneratórias.

Internacional

Alemanha anuncia “restrições massivas” ao glifosato

20 de Abril 2018

A ministra alemã da Agricultura, Julia Kloeckner, anunciou na terça-feira, 17 de abril, que está preparar um regulamento para suspender o uso de glifosato nas hortas, parques e instalações desportivas do país e para introduzir "restrições massivas" no que respeita à sua utilização na agricultura.

Sociedade

Jorge Coelho de regresso à Mota-Engil

20 de Abril 2018

O antigo ministro de Estado e do Equipamento Social do PS integra a lista dos novos órgãos sociais da Mota-Engil, que será aprovada em Assembleia Geral no dia 11 de maio. Jorge Coelho surge como vice-presidente do Conselho de Administração.

Sociedade

Quase 200 queixas diárias nos serviços de saúde

20 de Abril 2018

Em 2017, a Entidade Reguladora da Saúde recebeu 70.111 reclamações relativas a prestadores públicos e privados, o que representa um aumento de 18,4% em relação ao ano anterior.

Quatro e Vinte

Marcha Global da Marijuana é dia 5 de maio

20 Abril

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, os organizadores da MGM Lisboa apresentam a marcha deste ano pela legalização da canábis.

Opiniões

O escândalo do acordo salarial na EDP

Cerca de mil pessoas não chegam sequer a receber o aumento salarial do salário mínimo.

Mistificações e rigor no debate sobre a despenalização da eutanásia

Os opositores à despenalização da morte assistida têm trazido para este debate alguns argumentos que mistificam a realidade. São fundamentalmente quatro essas mistificações.

Tambores de ódio

A direita faz mesmo a escolha que se pensaria impossível, aceita a liderança do chefe supremo, Trump, e vai segui-lo nas suas aventuras, onde houver golpe, onde houver estado de exceção, onde houver bomba.

"Iremos até ao fim" Cartaz de Maio 68
Cultura

Maio 68: À bientôt, J’espere

17 de Abril 2018

Em artigo publicado em 2008 na revista “A Comuna”, Mário Tomé salienta que em 1968 o “ambiente internacional era de crise do sistema” e afirma que “a revolução de Maio de 68 foi a primeira de âmbito global”.

António Louçã: Nas vésperas do 9 de abril e nos meses seguintes houve 18 rebeliões e motins dos soldados portugueses. Foto de Luis Leiria
Cultura

La Lys, a batalha que não existiu

15 de Abril 2018

Na contracorrente da exaltação patriótica e chauvinista das declarações oficiais em torno do centenário do 9 de abril de 1918, o historiador e jornalista António Louçã realizou um documentário onde mostra que a tão evocada batalha, na verdade, não existiu: o ataque alemão deixou a tropa portuguesa sem comando, rendendo-se em massa. Por Luis Leiria.

Internacional

Snipers a disparar sobre pessoas desarmadas a 100 metros não é um “confronto”

15 de Abril 2018

A assimetria de poder é uma das maiores de qualquer conflito no mundo, mas os média ocidentais ainda usam um quadro de “ciclo de violência”, com “ambos os lados“ descritos como dois partidos iguais. O termo “confrontos” permite que o façam perpetuamente, independentemente do quão unilateral a violência é. Por Adam Johnson.

carlos menezes
esquerda.radio

Carlos Menezes n' Os Cantos da Casa

19 Abril

Samuel ― Sempre um fim, sempre um começo, 2016.

Carlos Menezes ― Em voz, 2015.

José Alberto Sardinha ― Recolhas musicais da tradição oral portuguesa, 1982.

Fernando Lopes-Graça ― Suite rústica nº 1, 1950.

Prana ― Ser nenhum, 2018.

Edição nº 277, de 19 de abril de 2018

Mais Esquerda

Marx e as crises do Capitalismo

18 Abril

Intervenções de Mariana Mortágua e Deepankar Basu no encontro Karl Marx: 200 anos.

Alta Voz

Quem são os curdos?

16 Abril

Ouve aqui o artigo de Luís Leiria "Perguntas e respostas sobre os curdos".

Uma das mais célebres bibliotecas de sempre, um dos maiores centro do saber da Antiguidade. Tinha o propósito de difundir o saber grego clássico para o Oriente. Depois ardeu. Há o e-reader.

Crónica de Ana Bárbara Pedrosa

Dossier

Ghost in the Shell, de Mamoru Oshii.

O período de consentimento e participação na maior operação de invasão da privacidade alguma vez operada na história da humanidade parece ter sofrido o seu primeiro momento de crise. Dossier organizado por Tiago Ivo Cruz. 

Agenda

21 Abril

Por Rui Sousa / Marionetas da Feira. Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 11h.

Ver evento de facebook.
Caldas da Rainha, Parque D. Carlos I, a partir das 11h.

Com Ricardo Robles (vereador em Lisboa), Bruno Martins (Bloco Évora), Alexandra Pereira (Médica Veterinária Sintra), Noel Santos (PATAV), Sónia Henriques Cristóvão (ONDAID), Maria Manuel Rola (Deputada do Bloco) e Catarina Martins (Coordenadora Nacional do Bloco). Ver cartaz/programa e evento de facebook.
Lisboa, IGOT, Cidade Universitária (junto ao ISCTE), 14h.

15h - Workshop de capoeira: Chapitô projeto Mala Mágica - sala Manoel de Oliveira; 15h30 - Filme: Pela mão de Alice, de Raquel Freire. Com a presença da realizadora. - sala 3; 16h30 – Workshop: Como a tecnologia pode ajudar a combater a violência e a reforçar a democracia, por Ana Neves - sala 2; 17h30 - Que papel para as comunidades ciganas? Co-organização é apenas fumaça - sala 2; 18h30 - Sessão racismo e imigração - 6 filmes - sala 3; 19h – Conversa: A cidade invisível, por António Brito Guterres - sala 2; 21h30 - Performance vídeo musical: Ouvir com outros olhos, por Nuno Meneses e Gabriela Almeida - (Whale’s mouth)/imagens UNHCR - sala Manoel de Oliveira; 22h – Filme: Tell them we are rising, de Stanley Nelson, no âmbito do American Film Showcase - sala Manoel de Oliveira. Todos os dias do Festival: Exposição - Libertador dispensado, Nuno Bettencourt e Ruy Otero; e Vídeo instalação Grândola RMX, João Meirinhos. Todas as atividades são de entrada gratuita. Toda a programação aqui.
Lisboa, Cinema São Jorge - Av. da Liberdade nº175.

O deputado do Bloco e vice presidente da Comissão de Saúde da AR participa no painel Estratégia para uma nova Lei de Bases da Saúde (a partir das 17h30). Ver programa.
Porto, Orfeão do Porto, Praça da Batalha 120 1º, 15h.

Subscrever Newsletter