Desde o ataque do Hamas há um ano, o exército israelita matou mais de 41 mil palestinianos e fez cem mil feridos. 90% da população de Gaza foi obrigada a sair de casa e 93% sofre de insegurança alimentar. Há 70 mil habitações e muitas infraestruturas de saúde, rodovias, de produção agrícola e pecuária destruídas.
O último livro de Fredric Jameson, The Years of Theory: Postwar French Thought to the Present, será publicado para a semana. Terry Eagleton já o leu e traz-nos aqui a sua análise à vaga de ideias que nasceu de França nas últimas décadas do século passado.
Mariana Mortágua encerrou o evento defendendo políticas autárquicas que respondam às alterações climáticas, direito à habitação e serviços públicos fortes. Sobre orçamento diz que PS e PSD discutem “o tamanho da borla fiscal às grandes empresas”.
Em entrevista ao Esquerda.net, a Relatora Especial da ONU para os Territórios Palestinianos Ocupados diz que apesar da ação da justiça internacional e da mobilização da juventude, os últimos doze meses mostraram que para muitos países ocidentais “a vida de um palestino não vale o mesmo que a de um israelita”.