A revolução alemã faz cem anos. E com ela o assassinato de Rosa Luxemburgo, de Karl Liebknecht e de tantas e tantos outros. Ocasião para revisitar a vida e obra de Rosa Luxemburgo. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Rosa Luxemburgo foi assassinada há cem anos junto com muitos revolucionários. Foi uma das principais dirigentes da corrente que esteve no coração da revolução alemã. Foi uma teórica de referência para o marxismo da sua época.

O papel da greve de massas, da espontaneidade e da organização, dos meios e dos fins na ação política, a teoria da acumulação do capital, a sua filosofia da praxis, a questão das mulheres no seu pensamento são temas que analisamos. Olhando para documentos históricos e para o presente.

Ler Mais

“Temos de continuar o caminho até à eliminação das propinas”

4 horas 14 minutos atrás

No Parlamento, Luís Monteiro falou na falta de eficácia na Ação Social no Ensino Superior e no valor muito elevado das propinas. Recordou ainda a proposta do Bloco para aumentar o número de bolseiros que mereceu oposição do PS e PSD.

Médicos, católicos e mentirosos

Associação de Médicos Católicos diz que a legalização da cannabis “irá seguramente levar a um aumento do número de pessoas que consomem esta droga”. Isto não podia estar mais longe da verdade.

Marisa Matias é coautora do relatório sobre a igualdade de género e as políticas fiscais na União Europeia, aprovado nesta terça-feira pelo PE
Política

Parlamento Europeu aprova relatório sobre igualdade de género nas políticas fiscais

15 de Janeiro 2019

Marisa Matias é coautora do relatório aprovado nesta terça-feira pelo PE, em Estrasburgo. “Defender a igualdade de género não pode ser matéria de declarações de intenções, tem de ser parte integrante de todas as políticas”, afirma a eurodeputada.

Ambiente

Marca de glifosato da Monsanto proibida em França

4 horas atrás

O Roundup Pro 360, a marca de herbicida da Monsanto, viu a sua licença em França cancelada no seguimento de uma decisão do tribunal. Nos EUA a mesma empresa enfrenta centenas de processos judiciais que a acusam de causar cancro.

Política

"O que estamos a gastar com o sistema financeiro não traz retorno ao país"

5 horas atrás

Catarina Martins sublinha em entrevista a necessidade de reforçar a qualidade e gratuitidade dos serviços públicos na saúde e educação. Melhorias no trabalho e economia têm sofrido com a indecisão do governo PS que mantém uma visão liberal.

Internacional

Chechénia: nova vaga de perseguições a homossexuais

6 horas atrás

A rede ativista LGBT russa denuncia a detenção de quarenta pessoas e o assassinato de duas. Igor Kotchetkov afirma que vários dos detidos foram violados.

Opiniões

(…) ”Que emprega palavrões como palavras usuais”

Posso escrever putas no Esquerda.net? Não que costume, mas o Pessoa (aliás Álvaro de Campos) fê-lo há 100 anos, porque não eu?

Nada é cindível na vida

No dia 31 de Dezembro, à meia-noite, (quase) toda a gente parou (mesmo que rodopiando num baile) a separar 2018 de 2019. “Ano Velho”, “Ano Novo”. Tendemos a classificar, a categorizar, a separar tudo.

Soprar velas nem sempre promete longevidade

Salvo por Draghi, o euro sobreviveu à primeira crise e a erros dos decisores europeus. Mas continua sem condições fundamentais para uma moeda comum. E essas condições foram, são e continuarão a ser impossíveis.

Sociedade

EDP "bancou" assessor de Manuel Pinho

12 de Janeiro 2019

Enquanto assessorava o ministro da Economia, João Conceição foi pago pelo Millennium BCP, então acionista da elétrica. Este contrato terá sido agenciado por administradores da EDP. Ministério Público enviou ao Parlamento a correspondência em que o assessor comunicava a António Mexia e Manso Neto os honorários pretendidos.

Luísa Sobral foto
esquerda.radio

Luísa Sobral n' Os Cantos da Casa

10 Janeiro

Luísa Sobral ― Rosa, 2018.

Anaquim ― O quarto de Anaquim, 2018.

João Lóio ― Máscara, 1982.

Joana Gama ― Nocturno, 2017.

Márcia ― Vai e vem, 2018.

Edição nº 295, de 10 de janeiro de 2019

Política

“Um país que se leva a sério não vende direitos de cidadania”

10 de Janeiro 2019

José Manuel Pureza defendeu o projeto do Bloco de acabar com os vistos gold. Para o deputado, estes são pura especulação, nada tendo que ver com criação de emprego, projetos culturais ou ecológicos.

Alta Voz

Podcast: A internet vai acabar?

14 Janeiro

Ouve aqui o podcast do artigo "A internet vai acabar?" de Tiago Ivo Cruz.

Internacional

Milhares de mulheres nas ruas contra o Vox

15 de Janeiro 2019
Cultura

Antes e depois do clickbait

15 de Janeiro 2019
Quatro e Vinte

2019, o ano da legalização

4 Janeiro

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, destacamos o avanço da legalização da canábis nos estados norte-americanos, que este ano se fará sobretudo pela via legislativa e sem recurso a referendos.

Vídeo

246360046257533

Legalizem a canábis

Intervenção de Helena Valente na Audição Pública sobre a Legalização da Canábis.

Dossier

2018 está a chegar ao fim e selecionámos neste dossier alguns dos acontecimentos que marcaram o ano no plano nacional. Dossier organizado por Ana Bárbara Pedrosa.

Ler mais

Agenda

16 Janeiro

Conversa conduzida por Ana Aranha. Com a presença de alunos da Escola Secundária José Afonso – Seixal, Escola Secundária de Casquilhos – Barreiro.
Lisboa, auditório do Museu do Aljube, 16h.

Conversa sobre a legalização da canábis para fins recreativos, com Catarina Matins, Moisés Ferreira, João Taborda da Gama e Bruno Maia. Ver evento de facebook.
Lisboa, Agito – Restaurante/Bar - Rua Rosa 261, 17h30.

3ª reunião aberta para planeamento da Greve Nacional 8M de 2019. Convocatória: Plataforma Já Marchavas e Rede 8 de Março.
Viseu, ESEV - Escola Superior de Educação de Viseu - Rua Serpa Pinto, 21h.

Subscrever Newsletter