Bloco proporá despenalização da morte assistida na próxima legislatura

17 de Julho 2019

O Bloco de Esquerda divulgou nesta quarta-feira que na próxima legislatura apresentará a proposta de despenalização da morte assistida. Catarina Martins lembrou que esse é um dos “nossos compromissos” com João Semedo, no jantar de homenagem ao dirigente do Bloco falecido há um ano.

411088809504686

reportagens

Vídeo com as intervenções de Constantino Sakellarides, Maria Augusta Sousa, Cipriano Justo, Teresa Gago, António Miguel Arnaut, Manuel Alegre e Catarina Martins no jantar de homenagem a João Semedo.

Internacional

OMS declara surto de ébola na RD do Congo “emergência sanitária mundial”

10 minutos atrás

A Organização Mundial de Saúde elevou o surto de ébola na República Democrática do Congo para o nível de emergência sanitária internacional. Até ao momento, registaram-se mais de 2.500 casos de infeção e quase 1.670 mortes.

Imagem de SOS - Animal.
Ambiente

SOS Animal alvo de ameaças devido a campanha contra corridas de cães

45 minutos atrás

As intimidações não a farão desviar-se do caminho que traçou “para proteger todos os animais”, garante a SOS Animal, lembrando ainda aos deputados que chumbaram a proibição das corridas de cães que devem responder aos interesses da sociedade civil, e não aos “interesses recreativos de alguns grupos”.

Fotografia: commons/wikimedia.org
Internacional

Ministro de Israel afirma que é a favor de “cura gay”

1 hora atrás

O Ministro da Educação de Israel, Rafi Peretz, afirmou durante uma entrevista que é a favor das terapias de conversão de orientação sexual. Centenas de pessoas pediram a exoneração do cargo.

Silvia Souza (ao lado, Douglas Belchior) é uma das atriculadoras de ações nacionais brasileiras de incidência do movimento negro. (Foto: Reprodução)
Internacional

Brasil: Movimento Negro denuncia pacote de Moro-Bolsonaro

2 horas atrás

Documento enviado à Comissão de Direitos Humanos da OEA expõe genocídio contra população não-branca brasileira – com crescentes dados de morte no campo. “Nós combinamos de não morrer”, afirma Douglas Belchior, da Uneafro. Por Lucas Veloso, em Alma Preta

Política

“Os negros que nascem em Portugal são estrangeiros no seu próprio país”

16 de Julho 2019

Beatriz Dias ocupa o 3.º lugar na lista do Bloco de candidatos e candidatas por Lisboa às eleições legislativas. A ser eleita, a ativista priorizará a agenda anti-racista que “é muito ampla”, existindo “tantas mudanças para concretizar”.

Opiniões

Todos temos direito a uma casa

Esta legislatura está a chegar ao fim, o Verão segue aos tropeções e as nossas expectativas empurram-nos já para Outubro. Há temas que despertam mais interesse e paixão. O problema da habitação ocupa lugar de destaque.

Geringonças por medida

António Costa apoia os entendimentos de Merkel e Macron, conservadores e liberais, no espaço da UE. Pelos mesmos dias, o primeiro-ministro aproveitou o debate do Estado da Nação para mostrar o amor assolapado que dedica à geringonça caseira.

Não há Green New Deal em capitalismo

Com o crescimento eleitoral expectável de partidos verdes, o centro aproxima-se de algumas reivindicações de índole ambiental. Mas será isso suficiente para travar o colapso climático? Dificilmente.

Programa eleitoral do Bloco de Esquerda para o trabalho, a segurança social e o combate à pobreza
Entrevista

Pagar a dívida interna, programa do Bloco para o trabalho e a segurança social

14 de Julho 2019

Catarina Martins e José Soeiro apresentaram neste domingo o programa eleitoral para o trabalho, a segurança social e o combate à pobreza. O objetivo é a criação de emprego com direitos e o combate essencial é a precariedade, tanto nas formas clássicas (contratos a prazo e trabalho temporário), como nas novas formas (outsourcing e uberização).

Política

Combater a emergência climática com uma economia que responde a toda a gente

7 de Julho 2019

Catarina Martins apresentou este domingo no Teatro Thalia o programa do Bloco para as próximas legislativas, destacando dois dos eixos programáticos centrais do Bloco.

Mais Esquerda

Velhas e novas extremas-direitas

15 Julho
Ouça aqui o debate "Velhas e novas extremas-direitas", da Cultra, ocorrido a 9 de maio de 2019, com Cecília Honório, Fernando Rosas, Manuel Loff e Giuseppe Cugnata.
Alta Voz

Vazio estratégico: o governo como objetivo

9 Julho

Ouve aqui o podcast do artigo "Vazio estratégico: o governo como objetivo", de Manolo Monereo, lido por Fábio Salgado.

capa do álbum
esquerda.radio

Susana Travassos n' Os Cantos da Casa

7 Julho

Susana Travassos ― Pássaro palavra, 2019.

Sebastião Antunes & Quadrilha ― Perguntei ao tempo, 2019.

Jafu'Mega ― Recados, 1983.

Courtney Miller & Minji Kwon ― Portuguese perspectives, 2019.

Corte ― Trinta e nove, 2018.

Edição nº 307, de 8 de Julho de 2019

Quatro e Vinte

Jorge Sampaio: “Conseguimos derrubar o mito de que a proibição funciona”

4 Julho

O relatório recém-lançado em Lisboa pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas está em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Fotogaleria

Dossier

Ciclista de um serviço de entregas.

A uberização é a precariedade acima de todos, o desfazer dos vínculos contratuais e a anulação dos direitos dos trabalhadores. Analisamos o novo modelo de organização do trabalho imposto a quem é empregado nas plataformas de serviços online para transporte individual ou distribuição de bens e serviços. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Agenda

18 Julho

Coordenação: Joana Lucas (CRIA-NOVA/FCSH). Docentes: Joana Lucas (CRIA-NOVA/FCSH), Virgínia Henriques Calado (ICS-Ulisboa), Inês Mestre (CRIA, NOVA/FCSH, ISCTE-IUL). Ver evento de facebook.
Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH - Avenida de Berna, 26-C, 18h às 21h.

 

Sessão pública para a apresentação de candidatos/as e do programa do Bloco “Direito à Cultura, Ensino Superior e Ciência". O evento contará com a presença de Catarina Martins (Coordenadora Nacional do Bloco), José Manuel Pureza (Deputado do Bloco), Luís Monteiro (Deputado do Bloco), e Pedro Rodrigues (Gestor Cultural e Candidato às Legislativas pelo círculo de Coimbra). Ver evento de facebook.
Coimbra, Sala Polivalente da Casa da Cultura, Rua de Pedro Monteiro, 21h.

Sociedade

Mulheres de Abril: Testemunho de Ana Rosenheim

23 de Maio 2019

Para nós, filhos de uma certa burguesia, passar por uma fábrica é descobrir como a maioria das pessoas vivem no mundo industrial. E toda a hierarquia, toda a alienação que isso pressupõe. Por Ana Rosenheim.

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.