Parlamento aprova fim de exploração de gases de xisto

1 hora 17 minutos atrás

Esta sexta-feira, foram aprovados no parlamento dois projetos de resolução do Bloco: um recomenda ao governo a proibição da exploração e extração de gases e óleos de xisto e o outro recomenda a cessação da prospeção de hidrocarbonetos na Bacia de Peniche.

893594964330625

mais populares

Em Coimbra, o Bloco apresenta o seu programa para a cultura, o ensino superior e a ciência.

Política

Chumbada lei de bases do direito humano à alimentação e nutrição adequadas

4 minutos atrás

PS, PSD e CDS chumbaram esta proposta do Bloco, que contou ainda com a abstenção do PCP. O objetivo era definir uma “visão global sobre o direito à alimentação e à nutrição adequadas”. Em fevereiro, a Ordem dos Nutricionistas já tinha pedido a aprovação de todos os grupos parlamentares.

Política

Parlamento chumba redução das custas judiciais

29 minutos atrás

A proposta do Bloco para reduzir as custas judiciais foi rejeitada no parlamento esta sexta-feira com os votos contra do PS e a abstenção do PSD. Já há muito que o Bloco insiste no propósito de “tornar a justiça mais barata”, concretizando o direito constitucional de acesso aos tribunais e não deixando a Justiça apenas ao acesso de quem a pode pagar.

Política

Aprovada a sustentabilidade do projeto “Orquestra Geração”

53 minutos atrás

O parlamento aprovou a proposta do Bloco de alargar a escolas de todo o país o projeto “Orquestra Geração”. O objetivo é torná-lo sustentável e estável. PS votou contra e PSD e CDS abstiveram-se no ponto que garantia a contratualização dos profissionais necessários à estabilidade do projeto.

Política

Parlamento aprova plano de desinstitucionalização de pessoas com deficiência

1 hora atrás

Esta sexta-feira, o parlamento aprovou uma proposta do Bloco para aprovar um plano de desinstucionalização de pessoas com deficiência. Foi ainda aprovada a garantia do acesso ao transporte rodoviário.

Política

“Os negros que nascem em Portugal são estrangeiros no seu próprio país”

16 de Julho 2019

Beatriz Dias ocupa o 3.º lugar na lista do Bloco de candidatos e candidatas por Lisboa às eleições legislativas. A ser eleita, a ativista priorizará a agenda anti-racista que “é muito ampla”, existindo “tantas mudanças para concretizar”.

Opiniões

A ocasião faz o ladrão, o segredo protege-o

Em Portugal, como em tantos outros países, o segredo bancário tem sido a alma dos piores negócios.

Um medo alemão

O caso é que a exposição real do Deutsche Bank a ativos de risco será pelo menos de €288 mil milhões. Muita gente lembra-se do Lehman Brothers.

Todos temos direito a uma casa

Esta legislatura está a chegar ao fim, o Verão segue aos tropeções e as nossas expectativas empurram-nos já para Outubro. Há temas que despertam mais interesse e paixão. O problema da habitação ocupa lugar de destaque.

Programa eleitoral do Bloco de Esquerda para o trabalho, a segurança social e o combate à pobreza
Entrevista

Pagar a dívida interna, programa do Bloco para o trabalho e a segurança social

14 de Julho 2019

Catarina Martins e José Soeiro apresentaram neste domingo o programa eleitoral para o trabalho, a segurança social e o combate à pobreza. O objetivo é a criação de emprego com direitos e o combate essencial é a precariedade, tanto nas formas clássicas (contratos a prazo e trabalho temporário), como nas novas formas (outsourcing e uberização).

Política

Combater a emergência climática com uma economia que responde a toda a gente

7 de Julho 2019

Catarina Martins apresentou este domingo no Teatro Thalia o programa do Bloco para as próximas legislativas, destacando dois dos eixos programáticos centrais do Bloco.

Mais Esquerda

Velhas e novas extremas-direitas

15 Julho
Ouça aqui o debate "Velhas e novas extremas-direitas", da Cultra, ocorrido a 9 de maio de 2019, com Cecília Honório, Fernando Rosas, Manuel Loff e Giuseppe Cugnata.
Alta Voz

Vazio estratégico: o governo como objetivo

9 Julho

Ouve aqui o podcast do artigo "Vazio estratégico: o governo como objetivo", de Manolo Monereo, lido por Fábio Salgado.

capa do álbum
esquerda.radio

Susana Travassos n' Os Cantos da Casa

7 Julho

Susana Travassos ― Pássaro palavra, 2019.

Sebastião Antunes & Quadrilha ― Perguntei ao tempo, 2019.

Jafu'Mega ― Recados, 1983.

Courtney Miller & Minji Kwon ― Portuguese perspectives, 2019.

Corte ― Trinta e nove, 2018.

Edição nº 307, de 8 de Julho de 2019

Quatro e Vinte

Jorge Sampaio: “Conseguimos derrubar o mito de que a proibição funciona”

4 Julho

O relatório recém-lançado em Lisboa pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas está em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Vídeo

411088809504686

Homenagem a João Semedo

Vídeo com as intervenções de Constantino Sakellarides, Maria Augusta Sousa, Cipriano Justo, Teresa Gago, António Miguel Arnaut, Manuel Alegre e Catarina Martins no jantar de homenagem a João Semedo.

Fotogaleria

Dossier

Ciclista de um serviço de entregas.

A uberização é a precariedade acima de todos, o desfazer dos vínculos contratuais e a anulação dos direitos dos trabalhadores. Analisamos o novo modelo de organização do trabalho imposto a quem é empregado nas plataformas de serviços online para transporte individual ou distribuição de bens e serviços. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Agenda

19 Julho

Coordenação: Joana Lucas (CRIA-NOVA/FCSH). Docentes: Joana Lucas (CRIA-NOVA/FCSH), Virgínia Henriques Calado (ICS-Ulisboa), Inês Mestre (CRIA, NOVA/FCSH, ISCTE-IUL). Ver evento de facebook.
Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH - Avenida de Berna, 26-C, 18h às 21h.

 

Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 21h30.

Sociedade

Mulheres de Abril: Testemunho de Ana Rosenheim

23 de Maio 2019

Para nós, filhos de uma certa burguesia, passar por uma fábrica é descobrir como a maioria das pessoas vivem no mundo industrial. E toda a hierarquia, toda a alienação que isso pressupõe. Por Ana Rosenheim.

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.