Os “Luanda Leaks” vieram expor a forma como Isabel dos Santos e Sindika Dokolo construíram o seu império financeiro, em boa parte graças ao financiamento público resultante da influência política de José Eduardo dos Santos. Os negócios, ruinosos para o Estado angolano, serviram para criar a primeira bilionária africana. Dossier organizado por Luís Branco.

Neste dossier, mostramos a origem dos Luanda Leaks, o papel das maiores auditoras mundiais na legitimação dos negócios de Isabel dos Santos, os laços da filha do ex-presidente com a elite económica portuguesa e a galeria de políticos portugueses envolvidos nos negócios angolanos. Recordamos a biografia do ex-presidente Eduardo dos Santos e publicamos a opinião de Mariana Mortágua.

Ler Mais

CGD subiu comissões e passou a cobrar transferências MB Way

49 minutos 3 segundos atrás

Algumas contas-pacote e os serviços mínimos bancários sofreram, a partir deste sábado, um agravamento. Mariana Mortágua lembra que o Bloco apresentou várias propostas contra comissões bancárias abusivas e frisa que “aprová-las significa pôr o interesse dos clientes à frente do abuso dos bancos”.

A poderose: análise clínica

Está aí, na ordem do dia, a discussão sobre eventual excesso no uso da força física por parte da Polícia (no caso, um agente da PSP) sobre uma cidadã da Amadora.

Fotografia de Ana Candeias
Sociedade

Autodeterminação de género nos documentos: e depois?

25 de Janeiro 2020

Aprovada a lei da autodeterminação de género, a questão que se coloca é o que aconteceu depois. Quais as dificuldades que as pessoas trans têm encontrado? Na prática, o que mudou? Como é que estas pessoas vêem a sua identidade e as suas escolhas respeitadas? Em que medida em que a autodeterminação esbarra na determinação alheia? Por Ana Bárbara Pedrosa.

Miguel Relvas, ex ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares do governo liderado por Pedro Passos Coelho. Foto de Miguel A. Lopes, Lusa.
Política

Catarina Martins responde a acusação de Relvas

25 de Janeiro 2020

Acusada pelo ex-governante de ter mentido, a dirigente bloquista responde: “Miguel Relvas foi administrador da Finertec, empresa dirigida por responsáveis da Fundação José Eduardo dos Santos e com acionista escondido off shore. Não me custa corrigir o erro. A acusação é a mesma”. Catarina acrescenta um link para o artigo da Visão sobre a empresa.

Mário Tomé no Fórum Socialismo 2020 - Foto de Paula Nunes
Sociedade

Mário Tomé, “o grande resistente”

25 de Janeiro 2020

Pedimos o título de empréstimo, pois era assim que o escritor Baptista Bastos chamava a Mário Tomé. O militar de Abril e dirigente político é homenageado este sábado em Lisboa, a propósito dos 40 anos da sua primeira eleição como deputado. Por Carlos Santos

Software livre
Sociedade

O Software Livre e a Esquerda

25 de Janeiro 2020

As licenças de software livre copyleft significam, na prática, que os meios de produção digitais são públicos e a dissolução do conceito de propriedade intelectual privada do software em si. Mas infelizmente estas alternativas não são tão usadas como deviam ou até se esperaria. Artigo de Pedro Celestino

Miguel Relvas, Paulo Portas, Carlos César e Jerónimo de Sousa. Em fundo: José Eduardo dos Santos
Artigos dossier

Que diziam os partidos sobre a cleptocracia instalada em Angola?

25 de Janeiro 2020

No final da guerra civil, Angola tornou-se uma terra de grandes oportunidades para alguns. Nessa altura, as críticas da direita e do PS ao regime do MPLA foram substituídas pelos convites ao investimento da elite económica angolana. O PCP manteve-se fiel ao MPLA e só o Bloco apontou sempre o dedo aos cleptocratas do regime. Artigo de Luís Branco.

Opiniões

A poderose: análise clínica

Está aí, na ordem do dia, a discussão sobre eventual excesso no uso da força física por parte da Polícia (no caso, um agente da PSP) sobre uma cidadã da Amadora.

Espanha incomoda, mas o seu défice incomoda muito mais

O problema para Bruxelas é que o novo governo quer uma folga de mais €8 mil milhões, aumentando assim o défice para responder com estímulos económicos.

Luanda Leaks: Rui Moreira e a arte de medalhar um ladrão

O Luanda Leaks veio comprovar o que há muito já se sabia. Isabel dos Santos é a figura principal de uma das maiores redes internacionais de crime económico do século XXI, surrupiando durante anos o produto do esforço do povo angolano.

Artigos dossier

Quem são os ex-governantes portugueses nos negócios angolanos?

22 de Janeiro 2020

Além de mobilizar redes de influência, a contratação de ex-governantes portugueses permitiu ao regime de Luanda exibir as credenciais de responsáveis democráticos de Portugal. Não foram só advogados e consultores a apoiar e beneficiar do roubo sistemático do povo de Angola. Artigo de Jorge Costa.

Quatro e Vinte

Bernie Sanders promete legalizar canábis nos primeiros 100 dias do mandato

20 Janeiro

O candidato à nomeação democrata para as presidenciais norte-americanas apresentou o seu plano para regular a canábis a nível federal. Saiba mais nesta edição do Quatro e Vinte.

Fotografias de Cláudia Simões antes e depois das agressões da Polícia de Segurança Pública.
Sociedade

PSP acusada de espancar mulher porque filha menor viajava sem passe

21 de Janeiro 2020

Motorista chamou a polícia porque a criança, de apenas oito anos, se esqueceu do passe. PSP terá agredido a mulher com socos e proferido insultos racistas. SOS Racismo pede que “se acabe com a impunidade da violência policial racista". Bloco questionou governo e deputada Beatriz Gomes Dias declara ser imperativo apurar todos os factos deste caso de alegada violência policial na Amadora.

Alta Voz

"Traição", José Luís Peixoto

20 Janeiro

Ouve aqui o podcast do conto "Traição", de José Luís Peixoto, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata
esquerda.radio

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata n' Os Cantos da Casa

10 Janeiro

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata ― Do Natal aos Reis: Cantos da Galiza e Portugal, 2019.

Tiago Sousa ― Um piano nas barricadas, 2016.

Trovante ― Cais das Colinas, 1983.

Carlos Bica ― Carlos Bica + Matéria-Prima, 2010.

Cordel ― Cordel, 2019.

Edição nº 318, de 9 de janeiro de 2020

Dossier

Garantir o direito a um envelhecimento com qualidade e emancipado exige o combate à estigmatização da velhice e políticas públicas em conformidade em áreas como a saúde, a habitação, os rendimentos e o trabalho. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais
Pedro Filipe Soares fez a intervenção do Bloco de encerramento do debate orçamental - Foto de Miguel A Lopes/Lusa
Política

"Eurogrupo pode ficar radiante com superavit, mas esse dinheiro faz falta ao país"

10 de Janeiro 2020

No encerramento do debate do Orçamento, Pedro Filipe Soares criticou a proposta do governo, que “se resume à palavra superavit”.

Ouve aqui o podcast do debate "Os refugiados estão a invadir-nos?", com Miguel Duarte (Hubb - Humans Before Borders), realizado a 10 de dezembro de 2019 no Com Calma - Espaço Cultural, Lisboa.

Agenda

26 Janeiro

Ver evento de facebook. Inscrições aqui.
Lisboa, A Padaria do Povo - Rua Luís Derouet, 20-A.

Quem gosta de ler, falar sobre livros, trocar ideias ou sente que precisa muito de reatar a sua vida com a leitura pode vir experimentar este encontro de Leitores Achados, incentivado pela Biblioteca Pública da Casa da Achada.
Lisboa, Casa da Achada, 16h.

Subscrever Newsletter