A resposta ambiental e climática é a escolha que garante emprego e saúde pública

4 horas 11 minutos atrás

Na apresentação da candidatura autárquica de Viseu, onde o Bloco de Esquerda apresenta Manuela Antunes à Câmara Municipal e Carolina Gomes para a Assembleia Municipal, Catarina Martins falou sobre o ambiente, território e a Política Agrícola Comum.

A dura realidade de uma classe sem profissão

Na passada segunda-feira, investigadores científicos tornaram a manifestar-se contra a inação do ministro Manuel Heitor. Em causa está a prometida mas não cumprida medida de prorrogar todas as bolsas de investigação durante o período de confinamento.

“Quem não tem viatura própria, é obrigado a fazer uma viagem de 45 minutos e depois esperar várias horas pelo comboio”, explica Manuela Antunes.
Política

Viseu tem de fazer parte da rede ferroviária nacional e internacional

1 hora atrás

Manuela Antunes, candidata à Câmara Municipal de Viseu, defendeu uma rede pública de transportes que ligue o concelho, bem como a ligação ferroviária de Viseu para o resto do país. Já Carolina Gomes, candidata à Assembleia Municipal, defendeu que a monocultura não é a resposta para a floresta no concelho.

Cultura

“Volta para a tua terra”, uma antologia antirracista e antifascista

2 horas atrás

A Editora Urutau vai lançar, no próximo domingo, dia 20, uma antologia de 49 poetas estrangeiros residentes em Portugal intitulada “Volta para a tua terra”. O título subverte uma agressão, transformando-a em poesia antirracista.

Também a Ação Cooperativista denuncia a "denuncia e repudia a inutilidade e/ou as consequências negativas que podem ser geradas pelo estatuto".
Cultura

Trabalhadores da Cultura arrasam Estatuto e apresentam propostas de alteração

7 horas atrás

Os pareceres refletem uma crítica transversal à incapacidade do diploma do governo em “responder à precariedade e insegurança” de quem trabalha no setor por não ter “medidas capazes de mudar a realidade atual”. E apresentam várias propostas concretas.

Sociedade

Marcha Orgulho LGBTI+ de Lisboa cancelada

6 horas atrás

Depois da DGS recomendar o adiamento da iniciativa, a comissão organizadora da Marcha LGBTI+ de Lisboa decidiu cancelar o evento marcado para este sábado.

Opiniões

Não é boa ideia deitar fora os jovens

Insistir no abuso do período experimental terá escassos efeitos práticos, mas tem um enorme poder de anúncio: mostra que nem a feijões o Governo abdica da regra da precarização.

Autarquias e saúde: por uma agenda ecossocialista

A saúde deve ser vista como investimento e o paradigma salutogénico deve ser foco das políticas públicas, numa aposta clara na potencialização dos indivíduos, comunidades e recursos existentes, bem como no combate às desigualdades na saúde.

É proibido proibir… o abuso?

Não adianta chorar lágrimas de crocodilo pela situação miserável de milhares de trabalhadores imigrantes, nalguns casos a roçar o trabalho escravo, se se continuar a alimentar este modelo.

Convocar a História

A deserção na guerra colonial

16 Junho

A história da guerra é também feita daqueles que a recusaram fazer. Fernando Cardeira conversará connosco sobre o seu percurso de deserção e sobre a importância do fenómeno no desgaste da legitimidade da guerra e da ditadura que a conduzia. Conversa com Fernando Cardeira, conduzida por Fernando Rosas e Miguel Cardina. 

Entrevista

“Fantasmas do Império é um contributo para trabalharmos a nossa memória”

16 de Junho 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, a realizadora Ariel de Bigault explica que o documentário luso-francês “Fantasmas do Império”, atualmente em exibição, é “um filme sobre as imagens produzidas pelo cinema no que respeita à história colonial”. Por Mariana Carneiro.

Carla Castelo – Foto de Hervé Hette
Política

“Vamos trabalhar por uma mudança em Oeiras”

13 de Junho 2021

Em entrevista ao esquerda.net, Carla Castelo, que encabeça a coligação “Evoluir Oeiras”, afirma um “compromisso com o ambiente, a justiça social, a cidadania e a transparência” e denuncia que “com Isaltino Morais, cada dia que passa é um dia perdido no combate à crise climática”.

Os Cantos da Casa

Zeca Medeiros n'Os cantos da Casa

15 Junho

Zeca Medeiros ― A dúvida soberana, 2021.

Bugalhos ― Alvorário, 2021.

Raízes ― Diabo do belho!…, 1985.

João Mortágua ― Mirrors, 2017.

João Garcia Barreto ― Refúgio, 2014.

Edição nº 347, de 11 de junho de 2021

Alta Voz

Para onde foi a social-democracia?

14 Junho

Michel Husson reflete sobre as razões que levaram a social-democracia a abraçar o social-liberalismo desistindo de representar uma alternativa política num texto lido por Carlos Carujo.

Internacional

Cabo Delgado: “As mulheres são totalmente despojadas da sua dignidade”

12 de Junho 2021

Conceição Osório, responsável pela área de investigação na WLSA Moçambique, fala sobre as consequências da radicalização religiosa na vida das mulheres e explica por que é que o impacto da exploração dos recursos naturais as atinge de forma mais gravosa. Por Mariana Carneiro.

Quatro e Vinte

“É tempo de dar um passo em frente na política de drogas”

4 Junho

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz a antevisão do debate parlamentar da próxima semana sobre a legalização da canábis para uso pessoal.

Dossier

Num contexto em que as Plataformas Digitais de Trabalho se apresentam como os novos balões de ensaio para a precarização extrema do trabalho, afigura-se inadiável o debate sobre a regulação e regulamentação do setor e os desafios no que respeita à organização coletiva dos trabalhadores. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

Fotogaleria

Agenda

19 Junho

Organização: Ephemera e CIES – ISCTE. Ver cartaz.
Lisboa, ISCTE – Sala de Exposições, Edifício II, 10h00 às 18h00.

Com Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco de Esquerda), Carolina Gomes (Candidata à Assembleia Municipal) e Manuela Antunes (candidata à Câmara Municipal). Mais informações
Viseu, Associação Comercial Distrito de Viseu, 10h30

Uma iniciativa organizada em parceria com a Associação Cultural LANDRA e a Associação Porta-Jazz, dedicada a música tradicional, com atuações de Macadame, Phole, concerto de cordofones tradicionais, entre outras atividades. Mais informações
Paredes de Coura, várias localizações e horários. 

Atividade adequada para crianças. Mais informações.
Lisboa, Museu Nacional do Traje (Largo Júlio Castilho), 10h30

Coimbra, Praça 8 de maio, 11h00.
Aveiro, Praça Joaquim Melo Freitas, 15h30.
Lisboa, Cimo do Parque Eduardo VII, 15h30.
Porto, Centro Português de Fotografia, Largo Amor de Perdição, 16h00.
Porto, Avenida dos Aliados, 18h00.
Braga, Praça da República (à Arcada), 18h00

Organizado pelo SOS Racismo. Lançamento com debate, seguido do documentário "Olhares sobre o Racismo" realizado para o 30º aniversário da associação. Mais informações
Lisboa, Fórum Lisboa (Avenida de Roma), 14h30

Com a presença de Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco de Esquerda), Luís Santos (candidato à Câmara Municipal de Vila Real), Catarina Peniche (candidata à Assembleia Municipal), Sérgio Sequeira Bastos (candidato à Junta de Freguesia de Vila Real) e Artur Cristóvão (mandatário da candidatura). Mais informações
Vila Real, Jardim da Carreira, 15h00

Debate, DJ set e feira de artes. Mais informações
Porto, CCOP (Rua Duque de Loulé, 202), a partir das 15h30.

Para crianças entre os 12 e os 48 meses. Organização da Conversas Entre Familias. Mais informações.  
Braga, Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa, 16h00

Organizado em parceria com a Associação Porta Jazz. Mais informações
Maia, Parque Central da Maia (Rua Simão Bolívar), vários horários.  

Pelo Teatro Art'Imagem. Mais informações
Maia, Quinta da Caverneira (Avenida Pastor Joaquim Eduardo Machado, Águas Santas), 19h00

Pelo Teatro do Vestido. Bilhetes à venda no Teatro São Luiz. Mais informações
Lisboa, LuxFrágil (Avenida Infante Dom Henrique, a Santa Apolónia), 20h00

Subscrever Newsletter