Catarina quer mais recursos para rastreios e mais rapidez na aplicação dos apoios

13 de Abril 2021

A coordenadora do Bloco sublinha ainda que “a nossa responsabilidade exige-nos que haja uma política estável sobre vacinação, que não crie alarmismos e que permita um processo de vacinação com toda a segurança e que chegue a toda a população”.

O combate à corrupção é uma questão de classe

No caso português, a corrupção é a inevitável conclusão de um sistema de acumulação que tem como um dos seus principais vetores de acumulação as obras públicas, as concessões de serviços públicos, empreendimentos imobiliários, etc.

Mineiros da Panasqueira em greve por aumentos salariais dignos
Sociedade

Mineiros da Panasqueira em greve por aumentos salariais dignos

13 de Abril 2021

Entre os dias 26 de abril e 8 de maio, os mineiros da Panasqueira vão estar em greve duas horas por dia, bemcomo ao trabalho suplementar. Reivindicam aumentos salariais e contestam os 0,5% propostos pela entidade patronal. 
 

A Áustria introduziu a proibição de voos domésticos com alternativa de viagens de comboio de até três horas.
Ambiente

França: voos internos serão substituídos por comboio

13 de Abril 2021

O parlamento francês legislou pela proibição de voos que possam ser substituídos por viagens diretas de comboio de até 2h30. Mantêm-se os voos de ligação.

Internacional

Cabo Delgado: Ex-bispo de Pemba ameaçado de morte pelo governo moçambicano

13 de Abril 2021

Luiz Fernando Lisboa conta que “Maputo negou a guerra desde o início” e quando o conflito e o perigo se tornaram evidentes “proibiu que se falasse sobre o assunto”. Questionado sobre o que está a acontecer em Cabo Delgado, foi perentório: “Recursos, multinacionais e guerras”.

Pedro Castillo quando ia votar nas eleições de domingo no Peru. Foto de FRANCISCO VIGO/EPA/Lusa.
Internacional

Peru: Candidato de esquerda vence primeira volta

13 de Abril 2021

Pedro Castillo, sindicalista e professor, foi a surpresa da eleição ao ficar à frente nas zonas mais pobres do país. Três candidatos de direita disputam a ida à segunda volta, com Keiko Fujimori em vantagem nas projeções.

Opiniões

O secretário de Estado que aprovou a Lei dos Eucaliptos tornou-se diretor-geral das celuloses

Francisco Gomes da Silva, o ex-secretário de Estado das Florestas que fez aprovar a lei que liberalizou a plantação dos eucaliptos, agora tornou-se diretor-geral da CELPA, a Associação da Indústria Papeleira que reúne os gigantes das celuloses em Portugal.

A Política Científica em Portugal é uma mão cheia de fait divers e o Ministro é o mestre do disfarce

Costumamos dizer que não há Ciência sem cientistas. Eu acrescento: não há Ciência contra os cientistas. O ministro do apparatchik foi à TV dizer que vai ficar tudo bem. É preciso mudar de canal.

Se restam autarquias ao PSD que PSD resta das autárquicas?

Dizer que as opiniões de Suzana Garcia a habilitam para candidata autárquica, mas não para candidata a deputada, candidata-se a anedota política do ano.

Alta Voz

1905: Ensaio geral para um século de revoluções

12 Abril

Em janeiro de 1905, milhares de trabalhadores russos fizeram greve. Quando foram levar as suas exigências pacificamente ao Palácio de Inverno foram recebidos a tiro. Esse “Domingo Sangrento" faz alastrar a revolta. A história desse ensaio geral para a revolução de Outubro é-nos contada por António Louçã e lida por Joana Louçã.

Luís Fazenda.
Política

“O 'caso Sócrates’ veio demonstrar que continua a faltar legislação fundamental”

12 de Abril 2021

De acordo com Luís Fazenda, o Estado “podia ter abreviado em muitos anos a investigação ao ex-primeiro ministro José Sócrates se a legislação penal portuguesa tivesse acolhido a existência do crime de enriquecimento ilícito”, tal como o Bloco vem propondo desde 2009.

Os Cantos da Casa

Rogério Charraz n' Os Cantos da Casa

9 Abril

Rogério Charraz ― Coreto, 2021.

Cataventos ― Perfeito desconhecido, 2020.

Trovante ― Trovante 84, 1984.

Carlos Guedes & Orquestra Jazz de Matosinhos ― Unsolvable problems, 2019.

Mísia ― Pura vida (Banda sonora), 2019.

Edição nº 344, de 9 de abril de 2021

Entrevista

“Cabo Delgado é hoje um negócio de guerra”

11 de Abril 2021

Quitéria Guirengane explicou ao Esquerda.net que “não há interesse que a guerra termine nos próximos anos” e que a extração de gás é uma “maldição” para o povo moçambicano. A presidente da Rede de Mulheres Jovens Líderes descreveu ainda as atrocidades que estão a ser cometidas contra as mulheres de Cabo Delgado. Por Mariana Carneiro.

Convocar a História

Revolta das Ilhas Atlânticas em 1931

7 Abril

Entre 1926 e 1940, republicanos, socialistas e outros democratas (civis e militares) opuseram-se aos ditadores pela força das armas, numa guerra civil larvar e intermitente, dificultando-lhe a sua instalação. A Revolta da Madeira – que se estendeu aos Açores e tentou alargar-se ao Continente foi um desses momentos de afrontamento, iniciado em 4 de abril de 1931. Conversa com Célia Reis, conduzida por Fernando Rosas e Luís Farinha. 

Cultura

Thó Simões: “A arte urbana revela e denuncia os monstros da alma humana”

11 de Abril 2021

Após apresentar em Luanda a exposição “Entre Homens e Monstros”, Thó Simões questiona a forma como a arte pode mudar as vivências de uma cidade e um país em crise económica e social e ainda com os estilhaços da guerra civil e a ocupação colonial. Entrevista de André Soares.

Quatro e Vinte

Médicos já podem receitar canábis em Portugal

4 Abril

Desde o início de abril que a canábis medicinal já pode ser receitada e aviada nas farmácias portuguesas. Ouça esta e outras notícias da atualidade canábica nesta edição do Quatro e Vinte.

Sergio Chichava
Internacional

Cabo Delgado: “O Al Shabaab aproveita-se de jovens em situação de desespero”

7 de Abril 2021

O Esquerda.net falou com Sergio Chichava, diretor do Instituto de Estudos Sociais e Económicos de Moçambique, sobre a situação em Cabo Delgado, o surgimento do grupo terrorista no país, as suas motivações e fontes de recrutamento e as soluções para o conflito. Por Mariana Carneiro.

Mais Esquerda

Gentrificação das cidades

16 Fevereiro

Ouve aqui a conversa sobre gentrificação das cidades com Susana Constante Pereira e Maria Manuel Rola. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Política

"Contamos convosco para transformar Lisboa"

10 de Abril 2021

Beatriz Gomes Dias apresentou os eixos para "uma nova Lisboa”.

Dossier

Dossier 328: 45 anos do assassinato do Padre Max e de Maria de Lurdes

No dia 2 de abril de 2021 passaram 45 anos da aprovação da Constituição de Abril e também do único crime político cometido pela extrema-direita do MDLP no pós 25 de Abril. Este conjunto de documentos procura lembrar e homenagear Max e Lurdes. Dossier organizado por Carlos Santos

Ler mais

465286618017971

parlamentos

O deputado bloquista José Maria Cardoso voltou a criticar as propostas do PS e PSD, aprovadas com abstenção de PCP e PAN, que limitam a participação das listas de cidadãos nas eleições autárquicas.

"O triunfo da morte" de Pieter Bruegel, o Velho, um quadro sobre a peste bubónica.
Internacional

Em centenas de anos, as pandemias remodelaram a forma como trabalhamos

2 de Abril 2021

Os resultados dos conflitos de classe ao longo da história foram influenciados pela forma como trabalhadores e governantes reagiram às pandemias. À medida que emergimos desta pandemia, a luta pela preservação da natureza e por regimes de trabalho mais justos é a nossa principal tarefa militante. Por Freg J. Stokes.

Silvia Federici. Foto de Despieces Blog/Flickr.
Sociedade

Silvia Federici: "Espero que o momento impulsione os movimentos feministas"

28 de Março 2021

Em entrevista à Agência Pública, a filósofa italiana fala sobre a acumulação de trabalho para as mulheres durante a pandemia e o novo feminismo que vê nascer.

Dr. Tiago Fleming Outeiro
Sociedade

Doxiciclina, uma nova esperança para os doentes de Parkinson

24 de Março 2021

Um medicamento existente há mais de 60 anos revelou, em testes laboratoriais, a capacidade de deter o progresso da Doença de Parkinson. O Esquerda.net ouviu um dos coordenadores deste estudo, o cientista português Tiago Fleming Outeiro, do Centro de Investigação sobre Doenças Neurodegenerativas da Universidade de Goettingen. Entrevista conduzida por Luis Leiria.

Política

Cinco moções candidatas à XII Convenção do Bloco

5 de Março 2021

Foram divulgadas as moções de orientação que estarão em debate no processo preparatório da próxima Convenção do Bloco, agendada para o fim de semana de 22 e 23 de maio no distrito do Porto.

Agenda

14 Abril

Uma organização ECHOES - UNRIO/CES-UC/Aahrus University. Participação Gratuita, com inscrição obrigatória. Mais informações.

Com Anabela Rodrigues, Cristina Roldão e Henrique Chaves. As sessões decorrem em formato online - e presencial quando assim for possível, a partir das 18h. O acesso é enviado aos participantes, mediante inscrição, gratuita, através do formulário que encontram em bit.ly/formularioCidadaniaPorqueSim. Mais informações aqui. Ver evento de facebook. Organização: Museu do Aljube Resistência e Liberdade.

Com Deolinda Martin (Vereadora BE Amadora), José Castro Caldas (Economista), Alexandre Abreu (Economista). Moderação: Miguel Areosa Feio. Ver cartaz.
Link para acesso a partir das 19h (não precisa de inscrição): https://tinyurl.com/2kpff8pm

Subscrever Newsletter