"Se a economia cresce, os salários e as pensões têm de crescer"

20 de Maio 2022

Na manifestação dos trabalhadores da Administração Pública em Lisboa, Catarina Martins defendeu que ninguém pode aceitar que quem trabalha esteja a perder poder de compra quando a economia e a produtividade estão a crescer em Portugal.

Comunidade

Direito de resposta: "História de um oligarca russo e do seu sócio português"

20 de Maio 2022

Por efeito de deliberação do Conselho Regulador da ERC, republicamos o direito de resposta enviado por Markos Leivikov.

Política

Power to the People: Conferência discutiu alternativas ao modelo energético

20 de Maio 2022

O grupo da Esquerda no Parlamento Europeu organizou esta terça-feira uma conferência para debater alternativas ao modelo energético atual, no âmbito da sua campanha "Power to the People".

Política

Licença menstrual: "Baixa médica não paga é discriminação"

20 de Maio 2022

A proposta de lei espanhola reabriu o debate sobre o reconhecimento de doenças como a endometriose, que afeta cerca de uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva. Bloco critica Governo por não ter estudado impacto desta condição em Portugal, como o Parlamento recomendou há dois anos.

Ronsegur. Foto do Blogue: Ponto de Encontro dos Trabalhadores da Vigilância.
Sociedade

Vigilantes no Ministério do Trabalho no Algarve ameaçados de corte nos subsídios e horários ilegais

20 de Maio 2022

Cerca de 70 vigilantes do Ministério do Trabalho no Algarve estão a ser pressionados pela nova empresa que assume o serviço a partir de junho. Ronsegur recusa pagar parte dos subsídios de férias e Natal e quer impôr horário acima do previsto na lei. Mais um caso de abuso no contexto da troca de empresas de segurança privada contratadas pelo Ministério.

Sociedade

Convocar a História: as conversas da primeira série do podcast

20 de Maio 2022

Colonialismo, I República ou luta contra a ditadura são alguns dos muitos temas abordados ao longo dos 70 programas que integram a primeira edição do Podcast “Convocar a História”. “Foi um trabalho exaustivo e mesmo assim tanto ficou por falar e debater. Teremos pois de recomeçar após este intervalo para balanço” afirma Fernando Rosas. 

Opiniões

Contra a inclusão de um juíz retrógrado noTribunal Constitucional

O manifesto afirma o que todas pensamos: não podemos aceitar para juiz do Tribunal Constitucional “que nos faz sentir a mesma vergonha que paira sobre o Supremo Tribunal dos EUA”.

Este orçamento não é amigo do SNS

Não cria as condições para o seu crescimento e fortalecimento. Pelo contrário, a diminuição do investimento e a ausência de uma estratégia para os profissionais, coloca o serviço público num real risco de sofrer uma diminuição da oferta de cuidados de saúde.

A falta de política ambiental nos Açores

Um grupo de cidadãs e cidadãos trouxe à praça pública mais uma das más práticas ambientais que, infelizmente, se assiste na nossa região. Desta vez, serviu uma das melhores praias da ilha Terceira para demonstrar aquilo que não deve ser feito.

Sociedade

Mulheres juristas repudiam escolha de jurista antiaborto para o TC

17 de Maio 2022

Face às notícias que dão conta da possível escolha de um catedrático que justificou a sua posição antiaborto com experiências feitas em campos de concentração nazis, a associação alerta que o seu perfil não é "compatível com a defesa dos valores em que assenta a República".

Quatro e Vinte

Lisboa acolhe primeira exposição internacional da canábis e cânhamo

20 Maio

Depois do sucesso dos últimos anos da Cannadouro no Porto, Lisboa acolhe a CannaPortugal 2022 a 18 e 19 de junho. Para ouvir esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Alta Voz

Transnístria, a história da república separatista apoiada pela Rússia

17 Maio

A Rússia usou a república separatista para forçar a Moldávia a ficar na sua órbita, através do controlo sobre centrais elétricas, gasodutos, da fraude eleitoral recorrente a favor dos candidatos pró-russos, da constante pressão militar e do crime organizado explica Vlad Iaviță num artigo lido por Carlos Carujo.

Taras Bilous numa manifestação com um cartaz a exigir o desmantelamento do Batalhão Azov. Foto do Twitter.
Internacional

Autodeterminação e a Guerra na Ucrânia

14 de Maio 2022

Não podemos saber o destino da Ucrânia após a guerra. Mas as consequências serão terríveis se a Rússia vencer. Por Taras Bilous, Dissent.

Os Cantos da Casa

Dulce Pontes n' Os Cantos da Casa

14 Maio

Dulce Pontes ― Perfil, 2022.

Azeitonas ― Acústico, 2021.

Fernando Tordo ― A ilha do canto, 1986.

Tiago Matias ― Cifras de viola, 2021.

Elisa ― No meu canto, 2021.

Edição nº 370, de 14 de maio de 2022

Convocar a História

Abril é Agora: 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974

13 Abril

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Política

Bloco organiza Encontro Nacional Sobre Saúde

10 de Maio 2022

Isabel do Carmo, Constantino Sakellarides, Julian Perelman, Guadalupe Simões e Catarina Martins são algumas das pessoas que irão intervir no Encontro Nacional de Saúde, no dia 21 de maio, em Lisboa. “Queremos encontrar o caminho para a construção de um futuro para o SNS” afirma Moisés Ferreira. 

Sociedade

#EmBomRigor: Portugal cada vez mais desigual

19 de Maio 2022

No primeiro de uma série de gráficos na rubrica #EmBomRigor, destacamos a evolução da desigualdade na distribuição dos rendimentos em Portugal.

Dossier

No momento em que a inflação bate recordes das últimas décadas e o Governo se recusa a atualizar salários para evitar a perda do poder de compra, divulgamos aqui os conteúdos do relatório "Inflação: uma crítica de esquerda aos argumentos e medidas do Governo", apresentado pelo Bloco de Esquerda a 6 de maio de 2022.

Ler mais

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes.

Agenda

21 Maio

Mais informações
Loulé, Convento de Santo António, terça a sexta 09h30-17h30 e sábado 09h30-16h00

Com Albérico Afonso. Mais informações
Setúbal, Largo do Bocage junto à estátua, 09h30

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Mais informações
Porto, Centro Português de Fotografia, terça a sexta 10h00-18h00, fins de semana e feriados 15h00-19h00. 

Braga, Casa dos Crivos, 10h00-13h00 e 15h00-18h00.

10h00: Abertura. 10h15: "A transformação necessária para um SNS de futuro" com Isabel do Carmo (médica), Julian Perelman (economista da saúde), Carla Barbosa (jurista) e Constantino Sakellarides (professor catedrático jubilado). 11h30: "Cuidados de Saúde Primários e Acesso à Saúde" com Alexandre Tomás (diretor executivo do ACES Almada-Seixal), Diogo Urjais (enfermeiro e ex-presidente da USF-NA), Teresa Gago (médica dentista), João Rodrigues (médico de família) e Manuela Silva (psiquiatra e investigadora na área da saúde mental). 14h30: "Como captar e fixar profissionais no SNS?" com João Proença (médico e dirigente sindical), Guadalupe Simões (enfermeira e dirigente sindical), Fernando Zorro (TSDT e dirigente sindical), Isabel Trindade (psicóloga), Rogério Pedro (assistente operacional e dirigente sindical) e Luís Pereira (assistente social no SNS). 16h00: Encerramento com Catarina Martins. Mais informações
Lisboa, Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, 10h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Com o arquiteto Pedro Viana Botelho. Mais informações
Lisboa, ponto de encontro no entroncamento da Rua Pedro de Sinta com a Rua Gonçalo Velho, 11h00

Com Pedro Filipe Soares, Marina Romana e João Pedro Silva. Lanche e convívio após a sessão. Mais informações
Gondomar, sede concelhia do Bloco de Esquerda, 15h00.

Subscrever Newsletter

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.