“UE não tem competência para proteger direitos, mas tem competência para os destruir”

1 hora 3 minutos atrás

No debate “Justiça económica, pleno emprego e trabalho com direitos” discutiu-se a contradição da União Europeia na definição das políticas laborais. Os intervenientes sublinharam a necessidade de proteger os direitos laborais e erradicar a precariedade.

196539185644943

reportagens

Painel com moderação de Sérgio Aires. Intervenções de Jordi Estivill, Graciela Malgesini, José Manuel Boavida, Teresa Bispo e Liliana Rodrigues

Internacional

Carolina do Sul aprova execuções por pelotão de fuzilamento

2 horas atrás

A proposta foi aprovada pelas duas Câmaras do Congresso local, ficando só a faltar a assinatura do Governador, um forte apoiante da medida. Medida visa responder à falta de fármacos para a injecção letal, dizem os legisladores.

Luiz Pacheco
Cultura

Memórias: Luiz Pacheco

3 horas atrás

No dia 7 de Maio de 1925, nasceu Luiz Pacheco. Foi um escritor, editor e crítico de literatura. Polémico e maldito, era "compagnon de route" dos surrealistas portugueses. Por António José André.

Testagem à covid na Índia
Internacional

Índia: Porque fracassou a estratégia de saúde pública?

4 horas atrás

Esta crise na Índia lembra-nos como uma situação de saúde pública descontrolada e uma falha nas infra-estruturas de saúde pode levar a uma taxa de mortalidade muito mais elevada do que seria noutra circunstância. Por Ankur Mutreja.

Política

Contra-cimeira dá "um sinal de inconformismo e rejeição desta Europa que não tem Social”

7 horas atrás

Na abertura da contra-cimeira “STOP Pobreza, STOP Precariedade” não faltaram críticas ao “conformismo” dos governantes europeus também reunidos no Porto e à ausência de normas vinculativas que transformem o Pilar Social Europeu em mais do que intenções.

Convocar a História

Conceito de trabalho

5 Maio

A versão clássica e dualista (produtivo/reprodutivo) do conceito de trabalho serve-nos para descrevermos, interpretarmos e transformarmos a realidade ou precisamos de reconfigurar o conceito de trabalho? Conversa com José Nuno Matos, conduzida por Fernando Rosas e Andrea Peniche.

 

Opiniões

Colômbia: crónica de tantas mortes anunciadas

Enquanto o mundo olha para o país do lado e escolhe ignorar as violações de direitos humanos que se vivem na Colômbia, a violência e a impunidade continuam.

Truques e calotes

No final de 2018, o Grupo Sogema, da família Moniz da Maia, devia ao Novo Banco cerca de 560 milhões, registados quase na totalidade como perdas. Mais de metade do prejuízo foi imputado ao Fundo de Resolução.

Cimeira social: a pobreza como fator de doença ou a doença como fator de pobreza? O círculo vicioso dos determinantes sociais

Reduzir a pobreza, melhorar a educação e a habitação e garantir emprego são fatores determinantes no combate à diabetes. O presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal defende, por isso, ser aqui que a Cimeira Social pode e deve intervir.

Moisés Ferreira
Política

“É altura de o Governo abandonar a subserviência aos interesses das farmacêuticas”

6 de Maio 2021

Moisés Ferreira destacou a mudança de posição dos EUA sobre o levantamento das patentes. “E a União Europeia? E a presidência portuguesa da União Europeia?”, interrogou o deputado, defendendo que é altura de o Governo português abandonar a postura de fraqueza e a estratégia falhada da UE.

Quatro e Vinte

Itália: “Absolvição histórica” relança debate sobre legalização da canábis medicinal

4 Maio

Este é um dos temas em destaque nesta edição do podcast quinzenal de notícias canábicas, que traz também novidades de Espanha, EUA, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

Alta Voz

O manifesto e o resto

3 Maio
Quando tinham 29 e 27 anos, Marx e Engels escreveram um texto que marcou a vida de milhões de trabalhadores. O Manifesto é uma força material e uma bandeira de emancipação explica Luís Fazenda num texto lido por Carlos Carujo.
Mural em homenagem a Bobby Sands em Belfast
Internacional

O legado de Bobby Sands e a Greve da Fome de 1981

5 de Maio 2021

Neste 5 de maio assinalam-se os 40 anos da morte de Bobby Sands. A greve da fome de 1981 foi um momento decisivo que definiu o desenrolar dos acontecimentos e o avanço do nacionalismo republicano irlandês. Artigo de Daniel Finn.

Fidel Terenciano, professor e investigador de Pemba
Internacional

Cabo Delgado: “Pemba está uma catástrofe”

4 de Maio 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, Fidel Terenciano, professor e investigador da capital de Cabo Delgado, descreve a situação desoladora que se vive no terreno, fala sobre as origens do conflito e aponta caminhos para uma possível solução para o problema. Por Mariana Carneiro.

Os Cantos da Casa

Cardo-Roxo n' Os Cantos da Casa

23 Abril

Cardo-Roxo ― No Monte das Oliveiras, 2019.

Grafonola Voadora & Napoleão Mira ― Lugar nenhum, 2020.

Vitorino ― Leitaria Garrett, 1984.

Open Mind Ensemble ― Open Mind, 2020.

Gohu ― Terra da faina, 2020.

Edição nº 345, de 23 de abril de 2021

Entrevista

Da Compaixão - Chove e Sol em Paris: “Um texto revelador dos nossos dias”

3 de Maio 2021

A peça centra-se em duas mães coragem. Em Paris, Fátima, mãe do autor de um atentado suicida, visita Sophie, a mãe de uma das suas vítimas. O Esquerda.net falou com São José Lapa, Rita Ribeiro, Paula Guedes e Inês Lapa Lopes sobre este espetáculo com estreia marcada para 6 de maio. Por Mariana Carneiro.

Fotogaleria

Fotos de Rafael Medeiros

Dossier

Os fundos da resposta europeia foram anunciados como uma "bazuca". Mas muitos países temem que ela venha a ter um efeito de ricochete, ao fazer regressar a austeridade como receita para controlar a dívida que irão acumular. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais
Boicotar o Apartheid e a tecnologia. Foto de Outras Palavras.
Internacional

A tecnologia e as lutas anticoloniais

1 de Maio 2021

Na Argélia, o uso da rádio de onda curta deu voz à revolução. Na África do Sul, houve um comité insurgente para uso popular da tecnologia. A busca da emancipação passou também pela apropriação da tecnologia. Por Sophie Toupin.

Primavera Árabe. Foto de DIY/Flickr.
Internacional

Banco Mundial não antecipou Primavera Árabe e continua políticas que a geraram

1 de Maio 2021

Quando analisamos as posições tomadas pelo Banco Mundial para explicar a Primavera Árabe, percebemos que persiste em defender a ideia de que um aumento da desigualdade é uma coisa boa para o desenvolvimento. Por Eric Toussaint.

A Human Rights Watch (HRW) denunciou que as autoridades de Israel estão a cometer crimes de apartheid e de perseguição, 27 de abril de 2021 – Foto da HRW
Internacional

Políticas abusivas de Israel constituem crimes de apartheid, diz a HRW

28 de Abril 2021

Num relatório agora divulgado, a Human Rights Watch denunciou as políticas que "concedem aos israelitas judeus os mesmos direitos e privilégios onde quer que vivam, enquanto discriminam os palestinianos em vários níveis onde quer que vivam". E aconselha os restantes países a reavaliarem o seu envolvimento com Israel, em vez de se focarem apenas no "estagnado processo de paz".

Agenda

7 Maio

Iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa. Os espaços do festival são o Teatro Municipal São Luiz, o Cineteatro Capitólio, o Museu da Farmácia e o Cinema Ideal, para além das ruas, largos e praças da Lisboa antiga. Conheça toda a programação aqui.

Reservas de Bilhetes Tlm. 91 999 12 13.
Lisboa, Teatro Meridional - Rua do Açúcar, Beco da Mitra Nº64. Quarta-feira a sexta-feira às 20h00, sábado, domingo e feriados às 11h00 (aconselhamos confirmação no site).

Com Miguel Vale de Almeida "Como abanar estátuas? Os debates sobre Descolonizar a cidade”, Maria Paula Meneses Lisboa: histórias ocultas e linhas contínuas e Noa K. Ha “O desafio da memória pós-colonial. Legados de colonialidade na cidade”. Moderação: António Sousa Ribeiro. Este evento realiza-se em colaboração com o Teatro do Bairro Alto. Iniciativa integrada no ciclo de debates “Memorializar e Descolonalizar a Cidade (Pós)Colonial”. Debate online, das 18h às 20h, com tradução simultânea no Zoom (link de acesso brevemente disponível na página do evento) e transmissão em re-mapping.eu, no site do Teatro do Bairro Alto / EGEAC (5 e 7 de maio) e nas redes sociais.

Apresentação: Paula Godinho, Miguel Cardina, Paulo Pena e Raúl H. Contreras Román. Inscrições para [email protected]. Ver convite.
Lisboa, Torre B, Auditório 1, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Avenida de Berna 26 C, 18h.

Ver evento de facebook.
6 maio a 16 maio 2021 - qui: 19h; sex: 19h; sáb: 11h; dom: 11h no Teatro Taborda – Rua Costa do Castelo, 75.

Texto: A partir de “Animal Farm”, de George Orwell. Bilhetes: Ticketline / See Tickets
Agualva-Cacém, AMAS - Auditório Municipal António Silva, 21h.

Subscrever Newsletter

Ouve aqui a conversa sobre gentrificação das cidades com Susana Constante Pereira e Maria Manuel Rola. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.