“Não estamos condenados a ser a cauda da Europa no investimento no ensino superior”

4 horas 33 minutos atrás

O Bloco requereu a presença do Ministro da Ciência e do Ensino Superior no Parlamento para dar explicações sobre os problemas de financiamento e precariedade nas universidades. Bloquistas acusam o Governo e os reitores de estarem a boicotar a regularização de precários.

Esquecimento é que não foi

O atraso na preparação do Orçamento, antecipado por este pacote laboral, é prova de que o Governo só tem uma meta, as eleições.

Sociedade

Aumento de número de médicos sem especialidade levará à “derrocada do SNS”

2 horas atrás

Foram preenchidas todas as vagas do concurso deste ano e 635 médicos ficaram sem acesso à especialidade médica. O MiN - Médicos indiferenciados frisa que "o problema da precarização médica e do descalabro na gestão dos recursos humanos do SNS não é só um problema dos médicos, é sim um problema de toda a sociedade".

Blogosfera

A Tragédia da desumanização

3 horas atrás

As palavras de Salvini em relação a 224 pessoas que “apenas” fogem de cenários de morte e miséria, onde a esperança há muito morreu, é reveladora dos valores que estão a emergir na Europa. Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia.

Cultura

Guerra Colonial: “Esta é uma guerra que, entre nós, nunca existiu”

7 horas atrás

Para que a memória não se apague, e para desconstruir alguns dos mitos que ainda persistem sobre a Guerra Colonial, vale a pena (re)visitar o livro “Nó Cego”, de Carlos Vale Ferraz. A nova edição desta obra foi apresentada em Lisboa e sobre ela conversaram o autor, António-Pedro Vasconcelos e João de Melo. Por Mariana Carneiro.

Sociedade

Trabalhadoras da limpeza promovem “maior manifestação dos últimos 40 anos”

22 de Junho 2018

Esta sexta-feira, as trabalhadoras e os trabalhadores da limpeza industrial promoveram um dia de luta nacional em defesa dos seus direitos e do Contrato Coletivo de Trabalho do setor, realizando uma greve de 24h e aquela que, segundo a CGTP, foi a maior manifestação do setor dos últimos 40 anos.

Opiniões

Despejo em massa em Santa Rita e o Governo Regional dos Açores de braços cruzados

No bairro de Santa Rita, ilha Terceira, seiscentas pessoas estão em risco de serem despejadas da casa onde vivem e que adquiram.

Ó Evaristo, tens cá Visto?

Ao contrário do que afirma Siza Vieira, não há nada de positivo a apontar ao regime dos vistos gold.

Sobre a decência humana

Trump passa todos os limites e chantageia com a saída dos EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Sim, ele pode. Porque nós deixamos.

Quatro e Vinte

Governo britânico vai permitir canábis medicinal

20 Junho

Em destaque no podcast, a decisão do governo britânico que abre a porta à legalização do uso terapêutico da canábis e notícias do Canadá, Espanha, Dinamarca e EUA.

Foto de Miguel Edreira Castro
Ambiente

Os arquitectos da eucaliptização de Portugal

17 de Junho 2018

João Camargo e Paulo Pimenta de Castro traçam as ligações entre política, indústria das celuloses e academia, pré-publicação de texto do livro Portugal em Chamas - Como Resgatar as Florestas.

José Salgueiro
esquerda.radio

José Salgueiro n' Os Cantos da Casa

14 Junho

Janita Salomé ― Valsa dos poetas, 2018.

Voz e guitarra 3: Ao vivo em Lisboa, 2017.

Rui Veloso ― Fora de moda, 1982.

José Salgueiro ― Transporte colectivo, 2017.

Susana China ― Trapézio, 2018.

Edição nº 281, de 13 de junho de 2018

Febre do mundial, abusos de direitos LGBT e crimes de guerra – uma mistura feia
Internacional

Febre do mundial, abusos de direitos LGBT e crimes de guerra – uma mistura feia

14 de Junho 2018

Estou na Rússia, mas não causa do futebol. A FIFA permitiu que o desporto legitimasse o regime de Putin – e eu estou aqui para protestar. Artigo de Peter Tatchell.

Alta Voz

"Um Enforcamento", de George Orwell

7 Junho

Podes ouvir aqui o conto "Um Enforcamento", de George Orwell, lido por Hugo Evangelista.

Flotilha da Liberdade passa por Portugal a caminho de Gaza | ESQUERDA.NET

entrevistas

“Temos muito apoio e acho que agora há uma pressão política sobre Israel, mesmo que tenham massacrado pessoas, médicos, enfermeiros, crianças, jornalistas. Estão mesmo a tentar silenciar a situação, mas nós não nos calaremos.” diz Divina Levrinj ao Esquerda.net.

Agenda

23 Junho

Organização: Bloco de Esquerda da Covilhã. Ver cartaz e evento de facebook. Mais informações:
be.covilha@gmail.com, https://www.fb.com/oblocofazfalta/ e 965151136.
Covilhã, sede do Bloco - Rua Fernão Penteado, nº2.

Com Conversa Participativa “Somos o Que Comemos”; conversa-debate a partir de alimentos selecionados e perguntas sobre hábitos alimentares; oficina criativa "Comemoremos", (Re)Conhecer os alimentos; alimentos para os olhos, o coração e a boca; preparação coletiva de um 'prato' para o almoço partilhado; Almoço de convívio; Sessão de Networking; e Aula de Yoga com a Federação Portuguesa de Yoga. Mais informações.
Lisboa, CIM (Centro de Interpretação de Monsanto), a partir das 10h.

Organização: Associação de Exilados Políticos Portugueses AEP 61-74 e Junta de Freguesia do Soajo. Inscrições até dia 21, quinta-feira, pelas 12h para josemsdias48@gmail.com. Ver programa.
Soajo, a partir das 11h.

Com a presença de Maria Manuel Rola (deputada na AR eleita pelo Bloco de Esquerda) e Inês Ferreira (ativista pelos direitos dos animais). Com ótimos petiscos veggie/vegan feitos pela Joana Marecos. Artwork feito pela Joana Martins. Organização: Bloco de Esquerda de Santarém. Ver evento de facebook.
Santarém, Miradouro de S. Bento (atrás do liceu), 12h.

Ver evento de facebook e mais informações. Organização: UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta.
Lisboa, Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) - Rua da Cozinha Económica, Bloco D, 30 M-N | Empreendimentos Alcântara-Rio, 14h30.

Filme “Solaris”, Andrey Tarkovsky. Ver evento de facebook.
Lisboa, Cinema Medeia Monumental, 15h, 18h15, 21h30.

Ver evento de facebook.
Lisboa, Terreiro do Paço, 16h.

Nesta sessão do ciclo «Visita à oficina – os fazeres das artes» faremos a leitura da palestra de Manuela Porto e uma conversa aberta sobre o que ouvimos, com a participação de escritoras de hoje.
Lisboa, Casa da Achada, 16h.

Ver evento de facebook.
Lisboa, Pç Luís de Camões, 19h.

Ouve aqui a audição pública promovida pelo Bloco sobre precariedade na advocacia.

Subscrever Newsletter