Os fundos da resposta europeia foram anunciados como uma "bazuca". Mas muitos países temem que ela venha a ter um efeito de ricochete, ao fazer regressar a austeridade como receita para controlar a dívida que irão acumular. Dossier organizado por Luís Branco.

Neste dossier divulgamos a contra-cimeira social do Porto a 6 e 7 de maio e entrevistamos o eurodeputado José Gusmão sobre os avanços e recuos da resposta europeia à crise. Do Estado espanhol, Joana Bregolat fala das condicionalidades dos apoios enquanto ameaça à reforma das leis laborais. Francisco Louçã diz que “o perigo para a Europa são os governantes europeus” e Michel Husson critica o plano de Macron em pleno ambiente pré-eleitoral que dificulta o debate das alternativas à esquerda.

Ler Mais

Bloco entrega no Parlamento proposta para criminalizar enriquecimento injustificado

4 horas 4 minutos atrás

O partido apresenta propostas com o objetivo de ultrapassar a declaração de inconstitucionalidade que travou as anteriores propostas e os bloqueios políticos feitos pelo Partido Socialista e pelo CDS.

Democracia contra a corrupção

A corrupção que mina a democracia – a dos milhões muito mais que a dos tostões – é cada vez mais ágil no recurso aos mecanismos de lavagem que a globalização engendrou, como os vistos gold ou os offshores.

Política

21 de abril de 1961: Os primeiros soldados partem para a guerra a bordo do Niassa

37 minutos atrás

Há exatamente 60 anos, mais de 2.000 soldados rumavam a Luanda. Foram combater um inimigo que não era o seu, por uma pátria que os transformou em carne para canhão. Texto de Mariana Carneiro e fotos de Fernando Mariano Cardeira.

Jovens interrompem António Costa. Foto de Mário Cruz/Lusa.
Ambiente

Ministério Público acusa ativista ambiental de desobediência qualificada

1 hora atrás

Francisco Pedro interrompeu António Costa num jantar partidário para protestar a propósito das consequências ambientais do novo aeroporto. Arrisca uma pena até dois anos de prisão.

Receita.
Sociedade

Associações de doentes defendem manutenção de sistema de renovação de receitas

1 hora atrás

As seis organizações pretendem que o sistema implementado durante o estado de emergência se transforme num “serviço nacional de renovação terapêutica”.

José Gusmão
Artigos dossier

"A 'bazuca' orçamental tem muito menos poder de fogo do que se supõe"

18 de Abril 2021

Nesta entrevista, o eurodeputado José Gusmão fala das negociações do regulamento do Fundo de Recuperação europeu, da comparação com a resposta da administração norte-americana e do erro da estratégia do Governo português. E conclui que a austeridade "pode estar mais próxima do que os líderes europeus têm admitido".

Opiniões

Cabo Delgado: para lá das explicações simplistas

As explicações mais comuns do conflito em Cabo Delgado não fazem justiça à articulação de motivações e interesses que lhe está subjacente.

76 milhões de pobres em 2030: uma meta ousada para a Cimeira Social

O que a presidência portuguesa se prepara para agitar no próximo mês como um grande compromisso social é termos, em 2030, uma Europa com 76 milhões de pobres. Não é isto uma desistência política relativamente ao sofrimento social, assim naturalizado?

Num mundo em chamas, o PS pode continuar a insistir em mais aeroportos?

Há que perguntar o que é mais perigoso: o negacionismo climático da extrema-direita ou o negacionismo prático do centrão que diz que há alterações climáticas mas age como se as mesmas não existissem?

Quatro e Vinte

Câmara dos Representantes autoriza bancos a trabalharem com setor da canábis

20 Abril

Num dia especial para a comunidade canábica, a aprovação do Safe Banking Act é um passo importante para a legalização a nível federal nos EUA. Mesmo nos estados onde são legais, as empresas do setor canábico são obrigadas a funcionar sobretudo com dinheiro vivo, pois os bancos estão proibidos de lhes abrir contas ou conceder crédito.

Alta Voz

Quando o comunitarismo acredita ser laico. Retrospetiva sobre o assassinato de Samuel Paty

19 Abril

O professor francês foi assassinado há meio ano. Os debates e as ondas de choque ainda abalam a sociedade francesa. Gilbert Achcar dá-nos o seu ponto de vista sobre o tema num artigo lido por Carlos Carujo.

Cultura

Luís Varatojo: “Estamos numa fase em que as pessoas conformam-se com situações miseráveis”

18 de Abril 2021

A Luta Livre, de Luís Varatojo, sobe aos palcos de Setúbal e Lisboa, a 21 e 27 de abril, respetivamente. O Esquerda.net esteve à conversa com o músico sobre o seu trabalho, a importância da mobilização social e temas como precariedade e fake news. Por Mariana Carneiro.

Convocar a História

Portugal e Espanha em 1931 – uma antecâmara da Grande Guerra Civil Europeia

14 Abril

1931 é em Portugal o ano de todas as revoltas e também o ano decisivo da implantação da Ditadura Nacional, sob a chefia de Oliveira Salazar. Com a implantação da II República de Espanha (15 de abril de 1931) abre-se um contencioso entre os dois países ibéricos que não é mais que um dos marcos mais decisivos da divisão ideológica que vai marcar a Europa de uma forma irredutível e definitiva – até ao confronto da Grande Guerra Civil Europeia. Conversa com Luís Farinha, conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra.
 

Protesto pela Síria em Bruxelas. Foto de Gwenael Piaser/Flickr.
Internacional

O anti-imperialismo deles – e o nosso

11 de Abril 2021

O “campismo” mudou de uma lógica de “o inimigo do meu amigo (a URSS) é meu inimigo” para uma lógica de “o inimigo de meu inimigo (os EUA) é meu amigo”, que é uma receita para um cinismo vazio e leva ao apoio acrítico a regimes totalmente reacionários e antidemocráticos. Por Gilbert Achcar.

Os Cantos da Casa

Rogério Charraz n' Os Cantos da Casa

9 Abril

Rogério Charraz ― Coreto, 2021.

Cataventos ― Perfeito desconhecido, 2020.

Trovante ― Trovante 84, 1984.

Carlos Guedes & Orquestra Jazz de Matosinhos ― Unsolvable problems, 2019.

Mísia ― Pura vida (Banda sonora), 2019.

Edição nº 344, de 9 de abril de 2021

Entrevista

“Cabo Delgado é hoje um negócio de guerra”

11 de Abril 2021

Quitéria Guirengane explicou ao Esquerda.net que “não há interesse que a guerra termine nos próximos anos” e que a extração de gás é uma “maldição” para o povo moçambicano. A presidente da Rede de Mulheres Jovens Líderes descreveu ainda as atrocidades que estão a ser cometidas contra as mulheres de Cabo Delgado. Por Mariana Carneiro.

Imagem do livro Como ser um Liberal de Ian Dunt. Foto de TribuneMag.
Internacional

Como os liberais reescrevem a sua própria história

16 de Abril 2021

O novo livro de Ian Dunt, “Como Ser um Liberal”, é mais um esforço intelectual para revestir a história liberal com mitos reconfortantes – ocultando o seu papel de cumplicidade com o imperialismo, a escravatura e o fascismo. Por Aaron Bastani.

Zeca 1972 Galiza - o Zeca Afonso máis aló do Grândola

reportagens

Foi a 10 de maio de 1972, em Santiago de Compostela, que Zeca cantou pela primeira vez ao vivo “Grândola Vila Morena”. Este documentário da Nós Televisión fala da ligação de Zeca à Galiza nesse ano marcante da luta do povo galego contra a ditadura.

Dossier

Dossier 328: 45 anos do assassinato do Padre Max e de Maria de Lurdes

No dia 2 de abril de 2021 passaram 45 anos da aprovação da Constituição de Abril e também do único crime político cometido pela extrema-direita do MDLP no pós 25 de Abril. Este conjunto de documentos procura lembrar e homenagear Max e Lurdes. Dossier organizado por Carlos Santos

Ler mais
Mapa de ditaduras na América do Sul. Mural na Argentina. Foto de caminandolibertad/Flickr.
Internacional

As novas encruzilhadas da América Latina

18 de Abril 2021

Em diferentes cantos do hemisfério verifica-se a mesma tendência para o reinício das revoltas que convulsionaram a América Latina no início do milénio. A esquerda precisa de diagnósticos e programas, mas nenhum documento escrito resolverá os enigmas da experiência militante. Por Claudio Katz.

Cultura

Bento de Jesus Caraça, um homem que abençoava as ilusões

18 de Abril 2021

Nascido a 18 de abril de 1901, em Vila Viçosa, deixará uma obra invulgar. E uma invulgar saudade. Porque muitos foram os que o amaram nesse tempo de cruzamento de cumplicidades, de militâncias e de amizades. E mais ainda os que o admiraram. Por Helena Neves.

Cartaz com uma definição de fascismo. Foto de Le Bourg Heïdi/Flickr.
Internacional

As duas extremas-direitas contemporâneas

17 de Abril 2021

A extrema-direita não parece ter o favor da fração hegemónica da burguesia que defende um neoliberalismo do “Estado mínimo” e da superação dos marcos nacionais. Mas em caso de renascimento da conflitualidade proletária, certas burguesias podem querer recorrer ao “Estado forte” para esmagar a resistência. Por Alain Bihr.

Greve Climática Estudantil - O relógio está a contar, faixa na manifestação de 19 de março de 2021 – foto de greveclimaticaestudantil.pt
Ambiente

Greve Climática Estudantil volta a sair à rua a 23 de abril

12 de Abril 2021

No âmbito do Dia da Terra de 2021, o coletivo Greve Climática Estudantil está a convocar ações em diversas localidades para exigir mais investimento na ferrovia e o cancelamento do projeto do aeroporto do Montijo e da expansão do aeroporto da Portela.

Política

Cinco moções candidatas à XII Convenção do Bloco

5 de Março 2021

Foram divulgadas as moções de orientação que estarão em debate no processo preparatório da próxima Convenção do Bloco, agendada para o fim de semana de 22 e 23 de maio no distrito do Porto.

Agenda

21 Abril

Reservas através do 932 570 979 ou [email protected]..
Setúbal, n'A Gráfica - Centro de Criação Artística (Ladeira da Ponte de São Sebastião). Referência: Museu do Trabalho, Estação de Comboios do Quebedo. De 21 a 23 de abril às 20h e dias 24 e 25 de abril às 11h.

13h15 - Mr. Klein – Um Homem na Sombra (1976)
17h30 - O Criado (1963)
Lisboa, Cinema Medeia Nimas.

O texto de Juan Mayorga é publicado pela primeira vez em português, pelo Teatro Estúdio Fontenova, numa tradução de Luísa Monteiro. O lançamento conta com a presença da tradutora e de José Manuel Castanheira, autor da cenografia da peça. Entrada gratuita mediante reserva, pelo 265 236 168 ou [email protected]. Lotação máxima de 24 lugares sentados. Evento no Facebook
Setúbal, Casa da Cultura, 16h.

17h; 20h - O Criado (1963)
Porto, Teatro Campo Alegre.

Com Cristina Roldão (Professora da ESE-IPS e Investigadora do CIES-IUL) e Miguel Vale de Almeida (Antropólogo, ISCTE-IUL e CRIA). Moderação: Anália Torres (Coordenadora do CIEG/ISCSP-Ulisboa). Organização: CIEG – ISCSP-Ulisboa. Ver evento de facebook. Acesso a partir das 18h: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87134692855... ID da reunião: 871 3469 2855 Senha de acesso: 016945

Este espetáculo vai estar disponível para visualização diariamente, das 19h às 22h.
Inscrições através do link: https://form.jotform.com/211031927381348. Após preencher o formulário irá receber no seu e-mail os dados para aceder ao espetáculo. Programação do Museu do Aljube.

Após a apresentação do espetáculo decorrerá uma conversa intitulada A Arte da Diferença, que contará com a participação de Idoia Zabaleta, que terá como convidados Sandra Benfica e Teresa Coutinho. Na conversa as intervenientes usarão da palavra para debater o lugar das mulheres e das palavras, hoje, em toda a sua diversidade e contará com a moderação de Catarina Pirese Raquel Lima. Mais informações.
Lisboa, São Luiz Teatro Municipal| Sala Mário Viegas, 19h.

O espetáculo tem início às 19h. Os bilhetes em www.bol.pt e postos de venda aderentes. Mais Info e Reservas Teatro do Bairro: (dias úteis 14h00-19h00) 21 3473358 ou 91 3211263. Ver evento de facebook.

Subscrever Newsletter

Ouve aqui a conversa sobre gentrificação das cidades com Susana Constante Pereira e Maria Manuel Rola. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.