Já arderam 10 mil hectares no Parque Natural da Serra da Estrela, “uma desgraça completa”

11 de Agosto 2022

Há cinco anos ardeu o Pinhal de Leiria, agora arde uma parte siginificativa da Serra da Estrela. Será que há algo que não se aprendeu com os incêndios de 2017? Ricardo Vicente em artigo publicado no esquerda.net apontou “três tristes realidades” da política do Governo, que merecem análise.

Quando alguns barões puxam da moca

Alguns dos mais poderosos novos barões do país estão a ocupar a praça pública com as suas exigências, de um modo que tem sido incomum nas últimas décadas.

Trump. Foto de Gage Skidmore/Flickr.
Internacional

FBI descobre dezenas de documentos secretos em casa de Trump

2 horas atrás

Depois das investigações aos seus negócios, do inquérito sobre a tentativa de viciamento do resultado eleitoral das presidenciais anteriores e da comissão parlamentar sobre o seu papel no assalto ao Capitólio, o ex-presidente norte-americano é acusado de violações da lei de espionagem.

Internacional

Catalunha quer multa de 3,2 milhões para Amazon por subcontratação ilegal

3 horas atrás

Inspeção do Trabalho da Catalunha propõe ainda multa de 2,6 milhões de euros a empresas subcontratadas, como a Randstad, por cederem ilegalmente 559 trabalhadores à multinacional em “condições laborais inferiores” àquelas que os mesmos teriam caso fossem contratados diretamente pela Amazon.

Andy Kessler. Foto de Charlie Samuels/Flickr.
Cultura

Memórias: Andy Kessler

12 de Agosto 2022

No dia 10 de agosto de 2009, morreu Andy Kessler. Foi um dos pioneiros de skate na costa leste norte-americana, tornou-se um ativista social e combateu a violência. Por António José André.

Placa da aldeia de Pisão, que ficará submersa, se a Barragem do Pisão for construida – Foto de Nuno Veiga/Lusa
Ambiente

Zero está contra a construção da Barragem do Pisão

12 de Agosto 2022

Terminou a consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental. A Zero manifesta-se contra a construção da barragem, critica “a iniquidade do investimento público, apoiando desmedidamente uma minoria de privados” e destaca que terá graves impactos.

Opiniões

Como se mede o trabalho de um professor?

Vem esta reflexão atrelada ao facto de ter concluído a formação de uma turma do ensino profissional que acompanhei do 10º ao 12º ano. Chegando ao fim deste ciclo, pergunto-me: o que fiz eu que fosse mensurável, que se possa quantificar, que objetivamente tenha feito a diferença?

E se a força laboral, da COFACO, fosse masculina?

Foi trazido a público que as mulheres que trabalham nesta empresa, em Rabo de Peixe, não têm possibilidade de progressão na carreira profissional de manipuladora. Isto, claramente, significa a desvalorização profissional.

Blockchain: alternativa ou entretenimento?

Será a blockchain uma tecnologia com reais vantagens para as nossas vidas materiais ou um conjunto de novas dinâmicas sociais e económicas de bolha?

Alta Voz

A caminho de uma nova guerra mundial permanente?

9 Agosto

O novo conceito estratégico da NATO aumenta e agrava as múltiplas crises que já enfrentávamos antes da injustificável e inaceitável guerra de ocupação da Ucrânia pela Rússia através de uma ameaça crescente do uso da força militar contra uma lista indefinida de inimigos e ameaças. É o que defende Jaime Pastor neste artigo lido por Carlos Carujo.

Política

Plataformas digitais: Não podemos aceitar que trabalhadores sejam “novos escravos virtuais”

8 de Julho 2022

Audição parlamentar promovida pelo Bloco contou com intervenções de Marcel Borges, dos Estafetas em Luta, do dirigente sindical Fernando Fidalgo, de Núria Soto, da plataforma Riders X Derechos, da eurodeputada Elisabetta Gualmini, e da co-coordenadora científica do Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho, Teresa Coelho Moreira.

Sociedade

Oito sindicatos da CGTP demarcam-se de posição oficial da intersindical sobre Ucrânia

9 de Julho 2022

Em posição conjunta é assinalado que a posição da CGTP representa um "desvio da linha histórica" e que "todas as ações imperialistas, independentemente do Estado que as realize, são condenáveis e combatidas sem tibiezas e a solidariedade com o Estado e com o Povo agredido assumida com clareza".

Os Cantos da Casa

Aníbal Zola n' Os Cantos da Casa

6 Agosto

Aníbal Zola ― Quem sai aos seus, 2022.

Sopa de Pedra ― Do claro ao breu, 2022.

Trovante ― Sepes, 1986.

Bernardo Sassetti ― Culturgest 2007, 2022.

Madalena Gamalho ― Invento, 2022.

Edição nº 376, de 6 de agosto de 2022

Artigos dossier

Perfil: José Eduardo dos Santos, o déspota discreto

8 de Julho 2022

Falecido esta sexta-feira, Eduardo dos Santos chegou ao poder porque era, dos presidenciáveis, o mais fraco. Nos primeiros anos, não “mexeu uma palha”. Mas demonstrou a capacidade de adaptação suficiente para sobreviver à queda do Muro de Berlim, abraçar o capitalismo mais selvagem e ainda enriquecer-se e à sua família. Artigo de Luís Leiria, publicado em dezembro de 2015 no dossier Angola: a ditadura que o mundo não quer ver.

Internacional

O espetáculo do acolhimento: sobre o deslocamento ucraniano e a empatia seletiva nas fronteiras da Europa

3 de Julho 2022

É importante ir além das avaliações moralizantes da atual resposta europeia à deslocação ucraniana, e refletir sobre a forma como os Estados interpelam as pessoas que se deslocam através das fronteiras relativamente a economias morais e políticas específicas. Artigo de Céline Cantat.

Quatro e Vinte

Consumo juvenil de canábis continua a baixar no Colorado

20 Junho

Os números oficiais do estado norte-americano que vende canábis em lojas desde 2014 continuam a desmentir os argumentos dos proibicionistas. Para ouvir esta e outras noticias no podcast Quatro e Vinte.

Mapa de 2014 que ilustrava a maioria de falantes por região da Ucrânia.
Internacional

O mapa da identidade ucraniana em tempo de guerra

2 de Julho 2022

Denys Gorbach convida-nos a ir além da narrativa das “duas Ucrânias” que nasceu politicamente na Revolução Laranja e que dava às elites oligárquicas uma ferramenta fácil para mobilizar a base eleitoral e que a invasão russa desfez.

Dossier

No próximo domingo, 7 de agosto de 2022, tomam posse Gustavo Petro e Francia Márquez, presidente e vice-presidente da Colômbia. A sua vitória constitui uma importante mudança no país de Gabriel Garcia Márquez. Dossier organizado por Carlos Santos.

Ler mais

Agenda

13 Agosto

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Curadoria de Rita Rato e Joana Alves. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, 10h00-18h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Sociedade

#EmBomRigor: Temos funcionários públicos a mais?

23 de Junho 2022

Neste quarto gráfico da série #EmBomRigor, mostramos como o argumento de patrões e partidos da direita sobre o peso dos funcionários públicos no total da população empregada não resiste ao teste da realidade.

Sociedade

#EmBomRigor: Face à média europeia, temos pouco Estado na economia

9 de Junho 2022

No terceiro gráfico da série #EmBomRigor mostramos que ao contrário do que argumenta a direita, em Portugal o Estado gasta menos do que a média da Zona Euro em quase todas as categorias de despesa apresentadas, à exceção das operações da dívida pública.

Subscrever Newsletter

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.