Lusa: “Impacto mais visível da má gestão do Estado é a precariedade”

12 horas 57 minutos atrás

A Comissão de Trabalhadores alerta que a Lusa arranca mais um ano com “severas dificuldades financeiras”, apelando a que o Governo aprove o orçamento da agência o “mais rapidamente possível”. CT reitera ainda que é inaceitável o prolongamento da precariedade.

Eutanásia: e agora?

O Presidente enfrenta um dilema: quando se candidatou, garantiu que não utilizaria o veto político para afirmar as suas convicções pessoais e que este só dependerá da “análise que fará do estado da situação da sociedade portuguesa”.

Vitalino Canas, o "provedor maravilha das ETT" no Congresso Nacional do PS, em 2013. Foto de Estela Silva, Lusa.
Política

Escolha de Vitalino Canas para Tribunal Constitucional gera onda de críticas

7 horas atrás

Bloco repudiou a indicação do “provedor maravilha das empresas de trabalho temporário”. Mas as críticas vêm de vários quadrantes, como é o caso de Ana Gomes, Paula Teixeira da Cruz e Manuel Alegre. O histórico socialista afirma que este não é o melhor caminho "para a limitação da promiscuidade entre as instituições e os negócios".

O cavaleiro tauromático João Moura, acusado de maus tratos a animais, afirma-se de consciência tranquila. Foto de ALFREDO ALDAI, EFE/Lusa.
Sociedade

ANIMAL e SOS Animal constituem-se assistentes no processo contra João Moura

8 horas atrás

O cavaleiro tauromático foi constituído arguido pelo crime de maus-tratos aos cães que cria, vende e usa em corridas. As autoridades apreenderam 18 galgos com sinais extremos de subnutrição e desidratação. SOS Animal está a promover uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos que propõe o fim das corridas de cães.

Política

Cedência de obras de arte ao Vila Galé é manifestamente ilegal

9 horas atrás

As deputadas Alexandra Vieira e Beatriz Gomes Dias lembram que pareceres técnicos e legais do próprio Ministério da Cultura invalidam a cedência de obras de arte da Coleção Rainer Daehnbardt ao Grupo Vila Galé e questionam o Governo sobre esta decisão.

André Ventura, líder do CHEGA, acumula o salário de deputado com os vencimentos de consultor da Finpartner e de comentador da Cofina. Foto de José Sena Goulão, Lusa.
Política

André Ventura mentiu ao Polígrafo

11 horas atrás

Apesar de se ter comprometido a exercer o mandato de deputado em exclusividade, recusa-se a abdicar do salário de consultor e comentador. Confrontado pelo Polígrafo, André Ventura mentiu, afirmando que sempre discordou dessa proposta do CHEGA. O vídeo da sua entrevista à Kuriakos TV desmente-o.

Opiniões

Por um sindicalismo de proximidade

É preciso implementar um sindicalismo de proximidade, onde os trabalhadores participem democraticamente nas decisões e na negociação e contratação coletiva.

Ventura e o fantasma que saiu do armário

O futebol, que deu a Ventura a fama e o proveito, é um dos seus pontos fracos. Ele reage a quente, é capaz de acirrar ódios clubísticos no comentário avulso e até, como se viu nestes dias, nem hesita em lançar o seu preconceito racial contra todos os clubes.

Marega: o rosto declarado de um problema invisível

Por mais paradoxal que possa parecer, este despertar serve de prova da existência de um problema estrutural e de longo-termo de racismo em Portugal.

Quatro e Vinte

Tribunal suíço acaba com imposto sobre a “canábis light”

20 Fevereiro

Ouça esta e outras notícias da atualidade canábica internacional — EUA, Canadá, Nepal e não só — nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

 

Direção sindical proporá extensão e agravamento da greve em plenário a realizar a 21 de fevereiro, sexta-feira
Sociedade

Estivadores de Lisboa em greve parcial a partir desta quarta-feira

18 de Fevereiro 2020

Os estivadores estarão em greve parcial de 19 de fevereiro a 9 de março e ameaçam agravá-la. Sindicato acusa empresa de trabalho portuário de querer que 34 estivadores regridam de efetivos para eventuais, reivindica cumprimento de acordos e exige pagamento atempado de salários.

Bernie Sanders
Internacional

"Bernie é a verdadeira escolha feminista"

16 de Fevereiro 2020

Somos feministas e vamos votar em Bernie Sanders. Na verdade, apoiamos Sanders precisamente porque somos feministas. Por Nancy Fraser e Lisa Featherstone.

Ocre Filipe Raposo
esquerda.radio

Filipe Raposo n' Os Cantos da Casa

7 Fevereiro

Companhia do Canto Popular ― Rebento, 2019.

Stereossauro ― Bairro da Ponte, 2019.

José Afonso ― Como se fora seu filho, 1983.

Filipe Raposo ― Ocre, 2019.

Rui David ― Contraluz, 2019.

Edição nº 320, de 7 de fevereiro de 2020

Alta Voz

"Traição", José Luís Peixoto

20 Janeiro

Ouve aqui o podcast do conto "Traição", de José Luís Peixoto, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Fotogaleria

Dossier

Manifestação anti-fascista em Londres. Dezembro de 2018.

A nova vaga de partidos de extrema-direita tem aspeto e política económica diferentes das anteriores. Agora, grande parte, é descomplexadamente liberal no seu programa, servindo dessa forma os interesses dos mais poderosos economicamente. Como o prova o Chega em Portugal. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Ouve aqui o podcast do debate "Os refugiados estão a invadir-nos?", com Miguel Duarte (Hubb - Humans Before Borders), realizado a 10 de dezembro de 2019 no Com Calma - Espaço Cultural, Lisboa.

Agenda

22 Fevereiro

Ver cartaz e evento de facebook. Inscrições aqui.
Braga, Escola Secundária D Maria II.

Com Mário Tomé. Ver cartaz.
Santiago do Cacém, Biblioteca Manuel da Fonseca, 15h.

Com António Cruz Mendes (Professor), Patrícia Barreira (Curadora) , Adelino Fortunato (Economista) e moderação de José Manuel Boavida (Médico). Organização: RADAR - Rede de Ativistas para Debate, Ação e Reflexão. Ver evento de facebook.
Porto, Espaço Miguel Portas – Rua Álvares Cabral 77 rc, 15h.

Subscrever Newsletter