“Ryanair não pode ter um estatuto de impunidade”

4 horas 28 minutos atrás

No final de uma reunião com a direção do sindicato do Pessoal de Voo da Aviação Civil, Catarina Martins afirmou que o governo deve acabar com os serviços mínimos para a greve na Ryanair, que “não presta nenhum serviço público”, e obrigar a empresa a cumprir a legislação portuguesa.

Resgatar o SNS (II)

As unidades hospitalares do SNS estão hoje reféns de 2 limitações que as tolhe de qualquer projeto de desenvolvimento ou modernização. Sem autonomia para adquirir equipamentos ou definir os seus quadros de pessoal, gerir um hospital público torna-se um mero exercício de mercearia.

Boris Johson em visita a Angela Merkel, Berlim, 21 de agosto de 2019. Foto: Clemens Bilan/EPA/Lus

Brexit: Johnson busca concessões na Europa, parlamento combate saída sem acordo

7 minutos atrás

Com o prazo de saída da UE cada vez mais próximo, Boris Johnson procurou concessões junto de Merkel e Macron, pouco recetivos. No parlamento, multiplicam-se manobras de sucesso incerto para impedi-lo de impor saída sem acordo.

Enfermeiros em luta pela aplicação das 35 horas às USF B.
Sociedade

Greve nos Centros de Saúde do Algarve esta quinta e sexta-feira

2 horas atrás

Começou esta quinta-feira o primeiro de dois dias de greve nos centros de saúde do Algarve. Marcada pelo Sindicato dos Enfermeiros e Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas, esta greve reivindica mais contratações e que ARS do Algarve corrija procedimentos errados para com os trabalhadores.

Entrega da candidatura de Lisboa. Legislativas 2019.
Política

Bloco entregou esta quinta-feira a lista de Lisboa

8 horas atrás

Na entrega da lista do Bloco distrito de Lisboa, Mariana Mortágua mostrou-se confiante com a perspetiva de crescimento do partido. E Diana Andringa, a mandatária distrital, sublinhou que aceitou assumir este papel porque o Bloco “tratou de assuntos que mais ninguém tinha tratado”.

Foto de uma zona autónoma do EZLN.

Zapatistas avançam para mais zonas autónomas, Presidente do México saúda

5 horas atrás

O EZLN anunciou a criação de mais onze áreas autónomas em Chiapas. O Presidente do México surpreendeu ao dizer que iriam beneficiar o povo. Isto apesar dos zapatistas continuarem muito críticos da sua atuação.

Opiniões

A refundação da direita e os caminhos da esquerda

As eleições de outubro poderão ditar um novo mapa partidário e eleitoral português. As mais expressivas modificações aparecerão à Direita, e há muita gente apostada em que isso aconteça.

A Amazónia e o Dia que virou Noite

Pelas 15h de segunda-feira, o dia virou noite em São Paulo. Não, não é um conto de ficção científica, nem uma realidade alternativa: as cinzas dos incêndios na Amazónia pintaram o céu de negro e, com isso, lançaram um alerta para todo o mundo.

A greve

A bússola política entrou em desnorte e só isso explica que um Governo que se diz de esquerda tenha criado um precedente grave de abuso da lei do trabalho e de limitação do direito à greve.

Luis Galrito
esquerda.radio

Luís Galrito n' Os Cantos da Casa

22 Agosto

Luís Galrito ― Menino do sonho pintado, 2018.

Flávio Torres ― Canalha, 2014.

Carlos do Carmo ― Um homem no país, 1983.

Vozes Alfonsinas ― Antologia de música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, 2008.

Presença de Coimbra ― Memória, 2016.

Edição nº 310, de 22 de agosto de 2019

Política

O futuro das próximas gerações está totalmente dependente da transição energética

17 de Agosto 2019

Em entrevista ao esquerda.net, Ricardo Vicente, engenheiro agrónomo, ativista do Movimento Peniche Livre de Petróleo e cabeça de lista do Bloco por Leiria às próximas legislativas sublinhou a urgência de responder às alterações climáticas e a necessidade de uma mudança estrutural na gestão do território para combater os incêndios.

Entrevista

"O SNS tem de ser suficiente para oferecer cuidados universais e gratuitos a toda a população"

11 de Agosto 2019

O privado tornou-se num enorme monstro que onera e pesa sobre o serviço público, sendo preciso blindar o SNS a essa predação, afirma Bruno Maia. Em entrevista ao Esquerda.net, o candidato do Bloco pelo Porto reflete sobre as urgências do SNS.

Alta Voz

Euro 20 anos

5 Agosto

Ouça aqui o artigo "Euro 20 anos", de Ricardo Cabral, lido por Hugo Evangelista.

Quatro e Vinte

Jorge Sampaio: “Conseguimos derrubar o mito de que a proibição funciona”

4 Julho

O relatório recém-lançado em Lisboa pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas está em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Mais Esquerda

Freya van Dien no micro-fórum do rio Dão

19 Agosto

O micro-fórum do rio Dão realizou-se no dia 6 de julho de 2019, na Associação Venha a nós a Boa Morte, em Viseu. Ouça aqui a intervenção de Freya van Dien.

Fotogaleria

Fotografia de Ana Mendes
Este sábado, centenas de pessoas manifestaram-se em Lisboa contra o fascismo. O objetivo era "impedir a normalização do ódio".

Ciclista de um serviço de entregas.

A uberização é a precariedade acima de todos, o desfazer dos vínculos contratuais e a anulação dos direitos dos trabalhadores. Analisamos o novo modelo de organização do trabalho imposto a quem é empregado nas plataformas de serviços online para transporte individual ou distribuição de bens e serviços. Dossier organizado por Carlos Carujo.

22 Agosto

Subscrever Newsletter

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.