“A saúde é para toda a gente e não uma oportunidade de negócio”

24 de Outubro 2020

O Hospital dos Covões vem sendo alvo de um processo de desmantelamento que se traduz numa menor oferta na área da saúde naquela região e numa sobrecarga dos profissionais de saúde. Ao mesmo tempo que há uma redução nos serviços públicos, aumentam as camas nos hospitais privados.

Lei das Rendas: inconstitucional e imperdoável

A declaração de inconstitucionalidade da Lei das Rendas tem de ter efeitos concretos. A lei tem de ser alterada imediatamente e o Estado tem de compensar as pessoas que perderam com a aplicação de uma lei injusta e inconstitucional. É assim num Estado de direito.

Manifestação reprimida violentamente pela polícia - Foto de facebook dos amigos do Bloco Democrático de Angola
Internacional

Manifestação em Luanda duramente reprimida pela polícia

24 de Outubro 2020

Cerca de duas mil pessoas foram impedidas pela polícia de se manifestarem em Luanda, segundo o “Novo Jornal” de Angola. A marcha pela cidadania estava convocada desde, pelo menos, a passada quarta-feira, e visava protestar, em primeiro lugar contra o elevado custo de vida.

Orçamento do Estado
Política

Orçamento não está à altura da crise

24 de Outubro 2020

Em 2020, Governo não usou os 4500 milhões de que dispunha com o Orçamento Suplementar. Para 2021, reforço da saúde fica abaixo do realizado nos anos anteriores à pandemia. SNS perde 144 milhões face a 2020.

Chile, comício de apoiantes de uma nova Constituição, 22 de outubro de 2020 – Foto de Elvis Gonzalez
Internacional

Chile rebelde prepara-se para reescrever a Constituição

24 de Outubro 2020

Um ano depois de uma rebelião que sacudiu as bases do projeto neoliberal, o plebiscito definirá, neste domingo, formato da Constituinte. Quem a comporá? Quais os seus poderes? Como as elites tentam limitar ou mesmo sabotar processo? Por Vitor Hugo Tonin.

Apesar dos confrontos com a polícia em algumas cidades, tendo esta reprimido as manifestantes com gás pimenta, as manifestações deverão continuar ao longo do fim de semana.
Internacional

Manifestações na Polónia contra proibição de aborto por malformação do feto

24 de Outubro 2020

Retrocesso legal faz com que agora só seja possível abortar se a gravidez resultar de violação ou se colocar em risco a vida da mulher. A lei polaca relativa ao aborto é das mais restritivas em toda a Europa.

Opiniões

A Universidade entre a emergência da pandemia e os bufos cá da praça

O espírito crítico que compõem a missão universitária tem hoje duas grandes tarefas: não negar a evidência científica sobre a Covid19 e combater o discurso mesquinho da responsabilidade individual enquanto alfa & ómega do aumento do número de contagiados.

Falta de professores: só um bug ou crash do sistema?

Há alunos que não têm professor a determinadas disciplinas logo no início do ano nem vão ter até ao final. Esses alunos serão cada vez mais, sobretudo na região de Lisboa, Alentejo e Algarve.

Até no melhor pano alemão cai a nódoa

A Wirecard beneficiou de apoios políticos de peso e recrutou ex-ministros e gente influente nos círculos do poder de modo a beneficiar das suas ligações.

Os Cantos da Casa

Maria Monda n' Os Cantos da Casa

23 Outubro

Maria Monda ― Maria Monda, 2020.

Carlos Alberto Moniz ― O amor virá mais tarde, 2020.

Rão Kyao ― Estrada da Luz, 1984.

Maria João ― A poesia de Aldir Blanc, 2017.

Benjamim ― Vias de extinção, 2020.

Edição nº 332, de 22 de outubro de 2020

Mariana Mortágua
Política

“O que está no Orçamento sobre o Novo Banco é um truque. E é bom que isso fique claro”

22 de Outubro 2020

Em entrevista ao esquerda.net, Mariana Mortágua avalia a execução das medidas negociadas para o Orçamento deste ano e as principais divergências com o Governo na negociação do próximo Orçamento do Estado.

Convocar a História

Biénio Rosso em Itália

21 Outubro

Fernando Rosas e Manuel Loff conversam sobre o biénio de lutas e greves em Itália em 1919 e 1920, uma revolução que não chegou a concretizar-se.

Quatro e Vinte

Nas Presidenciais dos EUA, a canábis vai a votos em cinco estados

20 Outubro

Este fim de semana a legalização da canábis foi a referendo na Nova Zelândia e no dia 3 é a vez dos eleitores de Nova Jérsia, Arizona, Dakota do Sul, Montana e Mississippi se pronunciarem. É o destaque desta edição do Quatro e Vinte.

Sociedade

Estudantes da Universidade de Lisboa com covid-19 em condições “inadmissíveis”

19 de Outubro 2020

A Brigada Estudantil agendou para esta segunda-feira uma ação, pelas 17h na Cantina Velha, nos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa, em protesto contra as condições de alojamento dos estudantes com covid-19 e a ausência crónica de espaço nas residências universitárias.

Alta Voz

Os ciganos, por José Luís Peixoto

19 Outubro

José Luís Peixoto regressa à sua infância e às experiências onde descobriu que na sua diferença os ciganos são iguais a nós, num artigo lido por Carlos Carujo.

Donald Trump e Mark Zuckerberg na Casa Branca
Internacional

Facebook “afinou” o algoritmo para tirar visibilidade a publicações de esquerda

21 de Outubro 2020

Uma reportagem do Wall Street Journal diz que foi o próprio Mark Zuckerberg a dar instruções para a mudança, cedendo assim às críticas dos meios conservadores norte-americanos que acusavam a plataforma de parcialidade.

Moisés Ferreira
Política

OE’2021: “Governo não se pode limitar ao enésimo anúncio das mesmas coisas que não cumpriu” na Saúde

17 de Outubro 2020

Em entrevista ao esquerda.net, Moisés Ferreira fala das medidas inscritas no último Orçamento como fundamentais e que não saíram do papel.

Dossier

A paciência dos bielorrussos parece ter-se esgotado após a resposta irresponsável de Lukashenko à pandemia da covid-19 e a crise do modelo económico sustentado por Moscovo. A gota de água foram as eleições presidenciais  viciadas pelo regime, que prendeu os candidatos e em seguida, após a inédita mobilização da campanha da oposição, anunciou uma vitória retumbante. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Subscrever Newsletter

Ouve aqui a conversa sobre a crise académica com Maria Manuela Cruzeiro e Miguel Cardina. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.