Eutanásia: "Há uma invenção de dúvidas para justificar veto incompreensível"

30 de Novembro 2021

Pedro Filipe Soares reagiu ao veto presidencial dizendo que Marcelo apresentou "desculpas mal amanhadas" e acrescentou confusão, nunca tendo apresentado antes as dúvidas que agora colocou.

Porto de Roterdão
Internacional

Cadeias de abastecimento e economias estranguladas

30 de Novembro 2021

As restrições associadas à pandemia Covid-19 têm levado ao congestionamento de produtos em portos e centros de distribuição logística por todo o mundo. A consequência não é apenas a escassez dos produtos, mas o fecho de empresas e negócios ao longo da cadeia de abastecimento.

Comissão Europeia responde sobre poluição na Ribeira de Travassos
Ambiente

Comissão Europeia responde sobre poluição na Ribeira de Travassos

30 de Novembro 2021

Os eurodeputados do Bloco endereçaram uma pergunta à Comissão Europeia relativa à poluição na Ribeira de Travassos, em Carregal do Sal. Na resposta, a Comissão refere que o estado ecológico é “moderado” e afirma que a ETAR “não trata as suas águas residuais de forma a satisfazer o nível de tratamento secundário”. 

Beatriz Gomes Dias.
Política

“Concentrar vacinação num centro é uma estratégia errada”

30 de Novembro 2021

Beatriz Dias critica decisão de Carlos Moedas de fechar centros de vacinação em Lisboa numa altura em que os especialistas defendem o acelerar do processo. E exige a reversão imediata da decisão.

"Mais salvamento no mar, menos Frontex", palavra de ordem de um protesto em Espanha a denunciar as mortes provocadas pela Agência. Foto de Elvira Urquijo via EPA/Lusa.
Internacional

Supervisor denuncia violações de direitos humanos por parte da Agência Europeia das Fronteiras

30 de Novembro 2021

Documentos internos revelam que a Frontex deportou um número recorde de migrantes na primeira metade de 2021. O supervisor da agência confirmou “expulsões coletivas” ilegais na fronteira externa da Lituânia.

Opiniões

Um triste espetáculo orçamental

Assistimos a um espetáculo singular de alteração do orçamento pelo governo para obter, desesperadamente, o apoio dos parceiros Chega e IL, essenciais para viabilizar este orçamento e para salvar o governo.

Afinal, o dramalhão vale pela remodelação

Se o próximo Governo já tem o malfadado Orçamento e se a remodelação já está “compactada”, para que foi todo o dramalhão? Alguém ainda se lembra de qual foi a razão da crise que levou a exigir a maioria absoluta do partido que, se a falhar, se dispõe a pactuar com o PSD?

A esquerda tem costas largas

A jornalista Fernanda Câncio tem razão quando analisa que o parque público de arrendamento não constituirá resposta cabal aos problemas habitacionais ou que se deve também limitar o investimento estrangeiro e o valor das rendas, mas conclui mal ao apagar tudo o que foi proposto pela esquerda e rejeitado pelo PS.

Os Cantos da Casa

Camané n' Os Cantos da Casa

27 Novembro

Camané ― Horas vazias, 2021.

SAL ― Passo forte, 2021.

Fausto Bordalo Dias ― O despertar dos alquimistas, 1985.

Lokomotiv ― Gnosis, 2018.

Canto D’Aqui ― Amigos maiores que o pensamento, 2012

Edição nº 358, de 27 de novembro de 2021

Convocar a História

Rotura da “Ala Liberal”

24 Novembro

Última tentativa de mudar o regime por dentro, o grupo de deputados que ficaria conhecido como "Ala Liberal" entrou para a Assembleia Nacional em 1969. Trazendo dinâmicas de conflito inauditas para a Assembleia Nacional, a sua oposição acabaria todavia por não se materializar em mudanças substanciais, frustrando as suas aspirações liberalizadoras. É sobre a experiência da Ala Liberal que nos fala hoje José Pacheco Pereira, numa conversa conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 

Política

Borla fiscal sem controlo custa centenas de milhões

24 de Novembro 2021

O Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE) tem permitido a grandes empresas deduzir ao seu IRC quase todo o investimento, com pouco ou nenhum escrutínio sobre o destino real do dinheiro. Bloco questionou o Governo sobre as regras deste benefício.

Alta Voz

Black Friday: porque fazemos compras compulsivamente?

29 Novembro

O fenómeno das compras compulsivas costuma ser remetido para um diagnóstico individual. Mas não basta. Há que atuar sobre determinantes sociais, adotando hábitos de consumo socialmente responsáveis e sustentáveis e hábitos de produção que vão além da busca pela maximização dos lucros. É o que defende Pablo Ruisoto num artigo lido por Carlos Carujo.

Yolanda Díaz.
Internacional

Yolanda Díaz: Quem é a ministra que quer ser alternativa ao PSOE?

23 de Novembro 2021

Em duas intervenções públicas nas últimas semanas, em Valência e Barcelona, a ministra do Trabalho juntou figuras de várias organizações políticas e está a ser apontada como a líder de uma nova confluência à esquerda dos socialistas espanhóis.

Mais Esquerda

Victor de Sá: combates de uma vida

28 Novembro

Sessão com Henrique Barreto Nunes subordinada ao tema "Victor de Sá: combates de uma vida", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Quatro e Vinte

Acordo de governo na Alemanha inclui canábis legal

20 Novembro

O grupo de trabalho para as políticas de saúde dos social-democratas, verdes e liberais confirma a luz verde à regulação do consumo adulto da planta no futuro executivo alemão. Ouve estas e outras notícias canábicas no podcast Quatro e Vinte.

Dossier

O racismo estrutural em Portugal, herança do seu passado colonialista, traduz-se em desigualdades de toda a ordem. A violência policial racista é uma das manifestações mais atrozes deste flagelo. Para combatê-lo, é preciso sairmos do estado de negação em que nos encontramos. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

598147724827128

visto na net

Não queremos esperar pela descida do preço da eletricidade, pela descida do preço das rendas, por empregos e salários dignos, por médicos de família, por uma resposta à crise climática… Não queremos esperar, temos pressa!

António Costa no debate do OE2022 no parlamento – foto de Mário Cruz/Lusa
Política

O orçamento “mais à esquerda de sempre”?

6 de Novembro 2021

Terceira parte da série Perguntas & Respostas sobre a crise política onde se demonstra que o Orçamento de Estado chumbado na AR não era expansivo, muito pelo contrário. Por Luis Leiria.

Agenda

1 Dezembro

De Luís Barbosa e Peter Schulthess. Mais informações
Lisboa, Torre do Tombo, das 9h30 às 19h30

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Mais informações
Coimbra, Colégio da Graça na Rua da Sofia, das 10h00 às 17h00

Exposição de Fabio Bucciarelli sobre as consequências da pandemia em Itália. Mais informações
Porto, Centro Português de Fotografia, 10h00

Fotografias de Valter Vinagre. Mais informações
Lisboa, arquivo municipal na Rua da Palma 246, das 10h00 às 18h00

Mais informações
Peniche, Museu Nacional Resistência e Liberdade, 14h00

Criação, texto e interpretação de Sara Barros Leitão. Mais informações
Coimbra, Teatro Académico Gil Vicente, 21h30.  

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

Com Ricardo Vicente, cabeça de lista pelo distrito de Leiria às eleições legislativas de 2022. Mais informações
Leiria, Hotel Eurosol Leiria & Jardim, 16h00

Teatro, música, dramaturgia e narração oral. Mais informações
Loulé, Casa da Mákina, Auditório do Solar da Música Nova e Casa do Meio Dia, a partir das 18h00

Subscrever Newsletter