Trabalhadores do setor ferroviário em greve esta segunda-feira pela valorização salarial

12 horas 16 minutos atrás

Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário explica que, “onde houve aumento de salários, eles já foram absorvidos pelo aumento dos preços e nas empresas públicas, geridas pelo governo maioritário do PS, as propostas são dez vezes inferiores à inflação”.

Baudelaire tem direito a falar de Lesbos?

Tem sentido considerar que o poeta não tinha “lugar de fala” acerca de amor lésbico, pois não era mulher e não o viveu? Ou que, ao louvar esse amor, dele se estava a apropriar? Pela minha parte, curvo-me perante Baudelaire, que mudou a poesia e se atreveu a desafiar o interdito.

Internacional

Europa fortaleza continua a matar: três migrantes mortos e seis feridos junto às Canárias

1 hora atrás

Autoridades espanholas encontraram esta segunda-feira três migrantes mortos e 45 sobreviventes, entre os quais duas mulheres e uma criança, a bordo de uma embarcação em dificuldades. Seis pessoas foram hospitalizadas e cinco encontram-se em estado grave.

Manifestação pela paz na Ucrânia em Berlim a 27 de fevereiro. Foto: A L´Encontre.
Internacional

A guerra da Ucrânia e os argumentos pacifistas

7 horas atrás

O apoio com armamento à Ucrânia prolonga a guerra? O fornecimento de armas diminui as despesas sociais? A insistência em continuar a guerra provoca fome massiva no Sul? Stephen R. Shalom e Dan La Botz debatem algumas das questões levantadas pelos movimentos pacifistas norte-americanos.

Ilustração: Giovana Castro e Thalita Rodrigues/Shake Conteúdo Visual.
Internacional

Apple, Google, Microsoft e Amazon usaram ouro ilegal de terras indígenas brasileiras

10 horas atrás

O ouro ilegal sai da Amazónia e termina nos nossos telemóveis ou computadores. As quatro empresas mais valiosas do mundo foram o destino final do produto de duas refinadoras, a italiana Chimet e a brasileira Marsam que têm produção contaminada por metal extraído de garimpos clandestinos. Por Daniel Camargos/Repórter Brasil.

Schnellecke Logistics. Foto da CGTP.
Sociedade

Schnellecke inicia despedimento coletivo

12 horas atrás

O sindicato acusa a empresa de “perseguir cirurgicamente os trabalhadores que lutam por melhores condições de trabalho”, procurando substituí-los por trabalhadores precários a ganhar o salário mínimo.

Opiniões

Pode uma reforma do estado “ser o que não é”?

O caso da descentralização de competência em Educação para os municípios. Um dos melhores exemplos dessa polissemia e da manipulação dos conceitos e do seu sentido é o que está a acontecer com a anunciada “descentralização de competências”, nomeadamente no que à Educação diz respeito.

Quando alguns barões puxam da moca

Alguns dos mais poderosos novos barões do país estão a ocupar a praça pública com as suas exigências, de um modo que tem sido incomum nas últimas décadas.

Como se mede o trabalho de um professor?

Vem esta reflexão atrelada ao facto de ter concluído a formação de uma turma do ensino profissional que acompanhei do 10º ao 12º ano. Chegando ao fim deste ciclo, pergunto-me: o que fiz eu que fosse mensurável, que se possa quantificar, que objetivamente tenha feito a diferença?

Alta Voz

A caminho de uma nova guerra mundial permanente?

9 Agosto

O novo conceito estratégico da NATO aumenta e agrava as múltiplas crises que já enfrentávamos antes da injustificável e inaceitável guerra de ocupação da Ucrânia pela Rússia através de uma ameaça crescente do uso da força militar contra uma lista indefinida de inimigos e ameaças. É o que defende Jaime Pastor neste artigo lido por Carlos Carujo.

Política

Plataformas digitais: Não podemos aceitar que trabalhadores sejam “novos escravos virtuais”

8 de Julho 2022

Audição parlamentar promovida pelo Bloco contou com intervenções de Marcel Borges, dos Estafetas em Luta, do dirigente sindical Fernando Fidalgo, de Núria Soto, da plataforma Riders X Derechos, da eurodeputada Elisabetta Gualmini, e da co-coordenadora científica do Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho, Teresa Coelho Moreira.

Sociedade

Oito sindicatos da CGTP demarcam-se de posição oficial da intersindical sobre Ucrânia

9 de Julho 2022

Em posição conjunta é assinalado que a posição da CGTP representa um "desvio da linha histórica" e que "todas as ações imperialistas, independentemente do Estado que as realize, são condenáveis e combatidas sem tibiezas e a solidariedade com o Estado e com o Povo agredido assumida com clareza".

Os Cantos da Casa

Aníbal Zola n' Os Cantos da Casa

6 Agosto

Aníbal Zola ― Quem sai aos seus, 2022.

Sopa de Pedra ― Do claro ao breu, 2022.

Trovante ― Sepes, 1986.

Bernardo Sassetti ― Culturgest 2007, 2022.

Madalena Gamalho ― Invento, 2022.

Edição nº 376, de 6 de agosto de 2022

Artigos dossier

Perfil: José Eduardo dos Santos, o déspota discreto

8 de Julho 2022

Falecido esta sexta-feira, Eduardo dos Santos chegou ao poder porque era, dos presidenciáveis, o mais fraco. Nos primeiros anos, não “mexeu uma palha”. Mas demonstrou a capacidade de adaptação suficiente para sobreviver à queda do Muro de Berlim, abraçar o capitalismo mais selvagem e ainda enriquecer-se e à sua família. Artigo de Luís Leiria, publicado em dezembro de 2015 no dossier Angola: a ditadura que o mundo não quer ver.

Internacional

O espetáculo do acolhimento: sobre o deslocamento ucraniano e a empatia seletiva nas fronteiras da Europa

3 de Julho 2022

É importante ir além das avaliações moralizantes da atual resposta europeia à deslocação ucraniana, e refletir sobre a forma como os Estados interpelam as pessoas que se deslocam através das fronteiras relativamente a economias morais e políticas específicas. Artigo de Céline Cantat.

Quatro e Vinte

Consumo juvenil de canábis continua a baixar no Colorado

20 Junho

Os números oficiais do estado norte-americano que vende canábis em lojas desde 2014 continuam a desmentir os argumentos dos proibicionistas. Para ouvir esta e outras noticias no podcast Quatro e Vinte.

Mapa de 2014 que ilustrava a maioria de falantes por região da Ucrânia.
Internacional

O mapa da identidade ucraniana em tempo de guerra

2 de Julho 2022

Denys Gorbach convida-nos a ir além da narrativa das “duas Ucrânias” que nasceu politicamente na Revolução Laranja e que dava às elites oligárquicas uma ferramenta fácil para mobilizar a base eleitoral e que a invasão russa desfez.

Dossier

No próximo domingo, 7 de agosto de 2022, tomam posse Gustavo Petro e Francia Márquez, presidente e vice-presidente da Colômbia. A sua vitória constitui uma importante mudança no país de Gabriel Garcia Márquez. Dossier organizado por Carlos Santos.

Ler mais

Agenda

15 Agosto

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Sociedade

#EmBomRigor: Temos funcionários públicos a mais?

23 de Junho 2022

Neste quarto gráfico da série #EmBomRigor, mostramos como o argumento de patrões e partidos da direita sobre o peso dos funcionários públicos no total da população empregada não resiste ao teste da realidade.

Sociedade

#EmBomRigor: Face à média europeia, temos pouco Estado na economia

9 de Junho 2022

No terceiro gráfico da série #EmBomRigor mostramos que ao contrário do que argumenta a direita, em Portugal o Estado gasta menos do que a média da Zona Euro em quase todas as categorias de despesa apresentadas, à exceção das operações da dívida pública.

Subscrever Newsletter

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.