Bloco quer que Constâncio vá à comissão de inquérito à CGD

4 horas 10 minutos atrás

Mariana Mortágua lembra que Vítor Constâncio era o Governador do Banco de Portugal no tempo em que a maior parte das operações ocorreram – 2006, 2007, 2008. Bloco considera também importante ouvir quem fez o relatório da auditoria à CGD.

245807162970838

parlamentos

“O combate à pobreza é transversal a todas políticas e não pode fazer-se sem atacar o conjunto das suas causas”, afirmou José Soeiro na defesa do projeto para avaliação do impacto das iniciativas legislativas na pobreza.

Breves

Ataque a ator de Empire foi “encenado”

1 hora atrás
Jussie Smollett foi acusado pela polícia de ter encenado o ataque de que foi alvo. O ator tinha-se queixado no final do mês passado de ter sido alvo de ataque homofóbico e racista. O chefe da polícia Eddie Johnson disse que Smollet “aproveitou-se da dor e da raiva do racismo para promover a sua carreira.”
O pedido de Maduro é uma mudança de orientação, uma vez que o Governo sempre negou a existência de uma crise humanitária
Internacional

Venezuela: Maduro pede ajuda humanitária à ONU

2 horas atrás

A vice-presidente, Delcy Rodríguez, anunciou que a Venezuela pediu assistência técnica humanitária de medicamentos e alimentos através da ONU. O pedido é feito num momento em que aumenta a pressão dos Estados Unidos e de Guaidó, para que o país autorize a entrada de pretensa ajuda humanitária dos EUA.

Política

Morreu Arnaldo Matos

2 horas atrás

O fundador do PCTP-MRPP faleceu na noite da passada quinta-feira. Tinha 79 anos e recentemente tinha voltado à política ativa.

Internacional

Haiti, revolta contra a corrupção no meio da pobreza

3 horas atrás

As irrupções de revolta contra a pobreza têm sido permanentes. Em 2018, julho, outubro e novembro foram meses de forte protesto no Haiti. Fevereiro volta a ser um mês intenso devido à corrupção que atingiu os mais altos escalões do Estado. Registaram-se pelo menos sete mortos.

Opiniões

As três táticas da extrema-direita

Às condições sociais que germinam a extrema-direita é urgente dar uma resposta de esquerda. Essa resposta tem que passar forçosamente por um corte absoluto com as políticas de austeridade.

Pau que nasce torto…

Queremos mesmo dizer à próxima geração que tem de começar uma vida do zero já com uma dívida acumulada superior a 10 mil euros às costas? E que, com esse encargo mensal, ainda tem de pagar uma renda, comer, vestir-se e pagar os transportes todos os dias para o emprego?

Provar do veneno no meio da tempestade

O que está em causa para Trump no confronto com a Huawei não é propriamente a nacionalidade da empresa e o controlo pelo governo do partido, mas antes o facto de esse poder eventualmente se exercer na fronteira tecnológica, com riscos militares e estratégicos a prazo curto.

Sociedade

Lançado Manifesto da greve feminista internacional de 8 de Março

21 de Fevereiro 2019

No Manifesto, disponível para subscrição, a Rede 8 de Março apela à mobilização das mulheres em defesa dos seus direitos e contra a desigualdade, a violência machista e o conservadorismo. Porque as violências que sofremos são múltiplas, a Greve convocada também o é.

Quatro e Vinte

Benavente e Aljustrel na corrida à maior plantação de canábis do mundo

20 Fevereiro

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, conheça a lista de indicações terapêuticas aprovadas pelo Infarmed para que os médicos possam receitar canábis em Portugal.

A lista do Bloco ao Parlamento Europeu é encabeçada por Marisa Matias - Foto de Paulete Matos
Política

Lista do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu

17 de Fevereiro 2019

A lista da candidatura do Bloco de Esquerda às eleições europeias de 2019 foi apresentada neste sábado. É encabeçada pela eurodeputada Marisa Matias e “é absolutamente paritária”, com 11 mulheres e 10 homens.

Guitarra portuguesa
esquerda.radio

"Águas passadas que movem moinhos": o ano de 1983 - I parte

22 Fevereiro

“Águas Passadas Que Movem Moinhos”

Retrospectiva de 1983.

258º Capítulo

O ano de 1983 ― I Parte.

Edição nº 298, de 21 de fevereiro de 2019

Gustavo Bebianno aguentou-se apenas 48 dias no governo. Foto de Valter Campanato, Agência Brasil
Internacional

Brasil: primeira baixa do governo Bolsonaro, ao fim de 48 dias

19 de Fevereiro 2019

Gustavo Bebianno, ex-braço direito do presidente é exonerado cinco dias depois de ter sido chamado de mentiroso pelo filho do presidente, com a cobertura do pai. Bebianno terá afirmado que devia desculpas ao povo brasileiro por ter ajudado a viabilizar a candidatura Bolsonaro. Por Luis Leiria.

Alta Voz

Podcast: Torto Arado

18 Fevereiro

Ouve aqui o podcast de um excerto de "Torto Arado", de Itamar Vieira Junior, lido por Fábio Salgado.

245807162970838

parlamentos

“O combate à pobreza é transversal a todas políticas e não pode fazer-se sem atacar o conjunto das suas causas”, afirmou José Soeiro na defesa do projeto para avaliação do impacto das iniciativas legislativas na pobreza.

Fotogaleria

Pintura de mural no Casal do Marco, com a presença do vereador do Bloco no Seixal e dos deputados Moisés Ferreira e Sandra Cunha. Fotos de Vanessa Sousa.

Intervenções de Francisco Louçã e de João Rodrigues na conferência "RBI, Emprego e Segurança Social".

Dossier

A revolução alemã faz cem anos. E com ela o assassinato de Rosa Luxemburgo, de Karl Liebknecht e de tantas e tantos outros. Ocasião para revisitar a vida e obra de Rosa Luxemburgo. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Agenda

22 Fevereiro

18h - Filme “A Comédia de Deus”. Mais informações/evento de facebook.
Setúbal, Auditório Charlot.

Com a participação do autor, de Ricardo Paes Mamede e de Luis Trindade.
Lisboa, Tigre de Papel - Rua de Arroios, nº 25, 18h30.

Com Verónica Castro, Enfermeira; Bárbara Góis, Operadora de Call-Center/STCC; Aurora Lima, Professora/STOP; e Rita Penim, SIEAP. Ver evento de facebook.
Lisboa, Rua Maria 15, 19h.

Com as intervenções de Marisa Matias, candidata do Bloco ao Parlamento Europeu, Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco, e José Manuel Pureza, deputado do Bloco. Atuação musical de Omiri. Ver cartaz.
Coimbra, Pavilhão Centro de Portugal, 21h30.

Filme “120 batimentos por minuto”, de Robin Campillo.
Viseu, sede do núcleo Sporting Club de Portugal de Viseu, 22h.

Subscrever Newsletter