António Costa esqueceu-se que não reverteu cortes que afetam os trabalhadores

13 horas 13 minutos atrás

Num jantar com ativistas laborais em Penafiel, Catarina Martins invocou as declarações de António Costa de que tinha revertido todos os cortes. A coordenadora do Bloco notou que este se “esqueceu dos cortes que afetam a grande maioria dos trabalhadores destes país” e que o programa do PS continua a não falar deles.

Montijo, decisão low-cost e de vistas curtas

O EIA (Estudo de Impacte Ambiental) não compara localizações para perceber qual é a melhor. Por que razão não o faz? Porque, provavelmente, o resultado chumbaria a opção Montijo.

Manifestação contra a exploração de lítio. Setembro de 2019. Lisboa.

Movimentos contra a poluição das minas de lítio manifestam-se em Lisboa

1 hora atrás

Mais de 400 manifestantes de vários pontos do país juntaram-se em Lisboa este sábado. Fazem parte de movimentos locais que se opõem à concessão e exploração de lítio a céu aberto nas suas localidades.

Comício da Aurora Dourada em Atenas. 2015.

Grécia: o ocaso da Aurora Dourada

2 horas atrás

O partido da extrema-direita grega está a vender sedes e a dissolver-se. Acusações na justiça, envolvimento num assassinato e inúmeras agressões, dissidências, derrotas eleitorais e a oposição de um potente movimento anti-fascista conduziram a organização neo-nazi a uma crise terminal.

Sociedade

“É preciso garantir justiça para deficientes militares da Guerra Colonial”

3 horas atrás

Durante uma reunião com o Bloco, o presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, coronel Lopes Dias, alertou que vários milhares de deficientes militares que estiveram na Guerra Colonial recebem pensões de miséria. Pedro Filipe Soares destacou, por sua vez, que “uma guerra injusta do passado não pode ter agora um presente e um futuro injusto para estas vidas”.

Manifestação pelo clima na Malásia. Setembro de 2019.

O mundo viveu a maior manifestação de sempre pelo clima

21 de Setembro 2019

Esta sexta-feira milhões de pessoas em todo o mundo saíram à rua numa manifestação global contra as alterações climáticas. Convocada nas vésperas da cimeira do ambiente da ONU, a semana de mobilização global pelo clima arrancou assim em força. E sexta-feira haverá greve climática estudantil.

Opiniões

Os outros empecilhos

Há quem ache que aquilo dos empecilhos era para a esquerda. Pois eu não acho. Acho mesmo que o que o Deputado Carlos Pereira quis vincar foi a necessidade de rutura do PS com velhas alianças fundas que orientaram governações anteriores para a direita.

Saúde Pública e o trocadilho de Costa

Não nos podemos deixar enganar pelo trocadilho: a OMS falou em alhos, António Costa falou em bugalhos.

Quem [não] quer dividir os madeirenses?

A política é fazer escolhas e em cada opção feita há uns que vão ganhar e outros perder, é impossível satisfazer a todos, não há escolhas neutras.

Entrevista

Legislativas 2019: Programa do Bloco disponível online

24 de Agosto 2019

O Bloco apresenta as suas "escolhas fortes para responder às várias crises que vivemos". Escolhas essas que defendem e reforçam o Estado Social, o direito à habitação, os direitos laborais e protegem o ambiente da fúria extrativista que ameaça a vida na Terra. O programa está disponível em programa2019.bloco.org.

esquerda.radio

Luís Severo n' Os cantos da Casa

15 Setembro

Luís Severo ― O Sol voltou, 2019.

Cacau ― Cacau, 2014.

Janita Salomé ― A cantar ao Sol, 1983.

O Grilo e a Longifolia ― Como se chama o teu disco?, 2016.

Pedro Viana ― Ainda sonho com este som, 2019.

Edição nº 311, de 15 de setembro de 2019

Moisés Ferreira.
Política

Abertura do governo a nova PPP “vai ao arrepio de tudo o que é o interesse do SNS”

11 de Setembro 2019

O deputado bloquista Moisés Ferreira não gostou de ouvir a ministra da Saúde admitir vir a lançar novo concurso para a gestão privada do Hospital de Vila Franca de Xira após o fim da atual concessão ao grupo Mello.

Vladimir Putin na TV
Entrevista

20 anos de Putinismo: a luta está viva na Rússia

1 de Setembro 2019

O regime autoritário de Vladimir Putin diz oferecer ordem em vez do caos pós-soviético. Mas a dura repressão das manifestações da oposição mostra o seu medo do crescente descontentamento popular. Artigo de Ilya Matveev.

Mais Esquerda

Diego Garcia no micro-fórum do rio Dão

16 Setembro

O micro-fórum do rio Dão realizou-se no dia 6 de julho de 2019, na Associação Venha a nós a Boa Morte, em Viseu. Ouça aqui a intervenção de Diego Garcia.

Dossier

Bombeiros combatem as chamas no estado do Acre, Amazónia brasileira. Foto Lusa/EPA.

A Amazónia continua a sofrer a desflorestação e as queimadas, em proporções inéditas. Neste dossier, o cientista do clima Alexandre Araújo Costa, num artigo especial para o Esquerda.net, lança o apelo: o ecocídio tem de ser travado. Dossier coordenado por Luis Leiria.

22 Setembro

Com Heitor Sousa, Maria Manuel Rola, Elisa Antunes e João Carvalho. Ver cartaz.
Amarante, Largo de São Gonçalo, 15h30.

Quem gosta de ler, falar sobre livros, trocar ideias ou sente que precisa muito de reatar a sua vida com a leitura pode vir experimentar este encontro de Leitores Achados, incentivado pela Biblioteca Pública da Casa da Achada. Nesta ocasião lemos um conto de José Gomes Ferreira.
Lisboa, Casa da Achada, 16h.

Sessão especial do documentário Subterrâneos da Precariedade de Luís Monteiro, seguido de debate com o público e com o realizador, Teresa Summavielle (investigadora no i3S) e Daniel Oliveira (jornalista e comentador político). Ver evento de facebook.
Porto, Cinema Trindade - Rua do Almada 412, 16h.

Com Mariana Aiveca, candidata por Beja. Animação “Os Malteses”. Ver cartaz.
Penedo Gordo, Casa do Povo, 17h.

Subscrever Newsletter

Ouve aqui o podcast do artigo "O ódio em rede: breves notas sobre a pós-verdade", de João Teixeira Lopes, lido por Rita Sarrico.

O relatório recém-lançado em Lisboa pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas está em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.