Este sábado à tarde há debate online sobre soluções para o Ensino Superior

3 de Abril 2020

O debate vai juntar João Relvas, Rodrigo Silva, Ernesto Costa, Teresa Summavielle, José Neves, Gonçalo Velho, Ana Petronilho e Luís Monteiro. A iniciativa é transmitida em direto no facebook do esquerda.net, com intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

534151890623749

País ligado | 3 Abril

Deficiência: não somar desproteção ao isolamento

slogan despedimentos.pt
Sociedade

Três empresas denunciadas por abuso laboral em Leiria

3 de Abril 2020

Roca, Decathon e Bomcar foram as empresas do concelho denunciadas nos últimos dias à plataforma despedimentos.pt. O Bloco/Leiria afirma que estas práticas contrariam o caminho de solidariedade e responsabilidade social que é exigido neste momento de pandemia.

CTT mobilizaram cerca de três mil carteiros para a entrega de pensões ao domicílio.
Sociedade

Carteiros receiam risco de contágio em entregas ao domicílio

3 de Abril 2020

A entrega de vales de pensões ao domicílio foi a solução criada para reduzir as deslocações dos idosos aos balcões dos CTT. Mas a Comissão de Trabalhadores receia que tal exponha os carteiros ao perigo de contágio e defende reforço das condições de trabalho em altura de pandemia.

Sociedade

AIS/Randstad despedem precários em Montemor-o-Novo

3 de Abril 2020

A denúncia foi recebida pelo site despedimentos.pt: 69 trabalhadores precários da Randstad, mas a trabalhar para a AIS Portugal – Automotive Interior Systems, estão a ser despedidos. A empresa entrou em lay-off pouco depois.

A associação RELI, agora formada, conta com dezenas de livrarias independentes - Livraria "Ler Devagar" na foto
Sociedade

Livrarias independentes unem-se para enfrentar crise no mercado livreiro

3 de Abril 2020

Foi criada a RELI - Rede de Livrarias Independentes, fora dos grandes grupos editoriais. A rede divulga uma Carta Aberta aos poderes públicos, em que propõe seis medidas de emergência, e anuncia duas iniciativas: “Livraria às Cegas” e “Fique em Casa”.

Opiniões

Telescola, inclusão e bom senso

O que o isolamento social tornou evidente é que já não é mais possível negar as desigualdades sociais na escola, que nem todos estão na mesma linha de partida, e que é necessário, melhorar, condignamente os apoios sociais às famílias que têm filhos a estudar.

Coronavírus e trabalho: não é exigível o que pode ser mortal

Se “não é exigível o que não é razoável”, muito menos é exigível o que não é saudável e, menos ainda, incomensuravelmente, é exigível o que pode ser mortal.

O coronavírus e a “alegria de viver”

Ninguém esperava que a crise se acelerasse por via de uma pandemia com efeitos na atividade económica. O encerramento de empresas, o colapso da procura e a restrição de atividades vão desencadear uma contração drástica.

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 28 de março]

Sociedade

“Onda de despedimentos é caminho para miséria”, diz apelo contra a impunidade laboral

2 de Abril 2020

Dois antigos líderes da CGTP, Manuel Carvalho da Silva e Arménio Carlos, fazem apelo conjunto com fundador do movimento dos precários, Tiago Gillot, e personalidades do direito do trabalho, da economia, da cultura e da Igreja. Disponível para subscrição aqui.

Alta Voz

Dormir, dormir

22 Março

Uma canção de embalar é o mote para este conto pouco tranquilizador de Anton Tchékhov lido por António Capelo e que pode ser escutado aqui.

Quatro e Vinte

Dispensários de canábis declarados “serviços essenciais” na quarentena

20 Março

À semelhança das farmácias e dos supermercados, as lojas que vendem a canábis para uso medicinal em Nova Iorque, São Francisco e noutras cidades norte-americanas continuarão abertas durante a quarentena. Saiba mais no Quatro e Vinte, o podcast quinzenal da atualidade canábica em português.

esquerda.radio

Marta Hugon n' Os Cantos da Casa

14 Março

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Casas sim, despejos não!
Sociedade

Guia para #FicarComCasa - moratórias ao crédito à habitação, rendas, despejos

28 de Março 2020

Há mudanças relevantes e outras em preparação. Encontra aqui resposta às tuas dúvidas. O que está a mudar para garantir o direito à habitação na crise que chegou? Quem fica mais protegido e quem continua em apuros? As medidas são suficientes? [Artigo atualizado a 3 de abril]

Agenda

4 Abril

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto.  Mais informações aqui.

O link do filme ficará disponível das 12h de sábado (04/04) às 12h de terça (07/04) na Página de Facebook

A peça é transmitida aqui a partir das 16h.

Ver evento de facebook com programa completo. Live streaming aqui, das 16h às 23h20.⠀

Com João Relvas – Docente na FMUP, Rodrigo Silva – Estudante e Ativista Climático, Ernesto Costa – Docente na FEUC, Teresa Summavielle – Investigadora no I3S, José Neves – Docente na FCSH, Gonçalo Velho – Docente no IPTomar, Ana Petronilho - investigadora no ITQB Nova, e Luís Monteiro - Deputado do Bloco. Ver evento de facebook.
Em direto no facebook do Esquerda Net a partir das 17h30. 

O link do filme ficará disponível das 12h de quinta (02/04) às 12h de sábado (04/04) na Página de Facebook

Dossier

"Em cada esquina um amigo"

A pandemia do coronavirus provocou o colapso do turismo e a paralisação de muitos setores da economia. Para já, o importante é travar os despejos e assim evitar que as pessoas fiquem sem teto. Mas o regresso da crise global exige uma resposta que passa pela defesa do direito à habitação e pelo controlo dos preços especulativos. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Subscrever Newsletter