Professores repudiam imposição de serviços mínimos

27 de Janeiro 2023

STOP diz que os serviços mínimos são "um atentado ao direito à greve". FENPROF ressalva que a greve por distritos não é abrangida pelos serviços mínimos e condena a decisão "inédita no nosso país".

Devemos proibir a venda de casas a não residentes?

O nosso país tornou-se um inferno para quem procura casa para viver e é hoje um paraíso para fundos imobiliários, vistos gold, nómadas digitais e residentes não habituais, com regimes de desigualdade e de privilégio de consequências desastrosas.

Sociedade

Sem-abrigo: Bloco quer atualizar plano de contingência no Porto

27 de Janeiro 2023

Vereador Sérgio Aires propõe que o plano seja acionado sempre que as temperaturas baixem para menos de 5°C durante 48 horas, em vez dos atuais 3°C durante 72 horas, valores que a Câmara alega como razão para não o pôr em marcha.

Política

Deputado do Chega condenado por mentir arrisca-se a ver salário penhorado

27 de Janeiro 2023

Depois de voltar a perder na Justiça em dezembro, Pedro Frazão demorou 37 dias até cumprir a ordem do Tribunal para desmentir as falsidades que publicou nas redes sociais. A multa definida pelo tribunal é de 100 euros por dia de atraso e a defesa de Louçã vai requerer que seja paga.

Internacional

EUA vão abandonar discriminação na doação de sangue

27 de Janeiro 2023

A agência governamental FDA anunciou a proposta de novas regras para que seja tido em conta o comportamento de risco individual e não a orientação sexual de quem doa sangue.

Política

Jornadas católicas: “a maioria absoluta que caucionou tudo isto está calada até agora”

27 de Janeiro 2023

À margem da visita ao Teatro Lethes, Catarina Martins respondeu a questões sobre os gastos públicos milionários com as Jornadas Mundiais da Juventude da Igreja Católica, questionando o seu sentido num Estado laico e “a absoluta opacidade” da forma como foram tomadas decisões.

Opiniões

Prioridade ao altar

Lisboa é a cidade que gastará até 35 milhões de euros (previsão até ao momento) num evento religioso, dos quais já mais de 6 milhões são para, apenas, um altar e a sua fundação de estrutura. Estes valores trazem para cima da mesa o debate sobre as prioridades do executivo da direita para a cidade.

Ainda sobre o consumo de drogas e a “cegueira” de Rui Moreira

A criminalização do consumo de drogas como proposta por Rui Moreira e apoiada, contra todo o bom senso, pelo PS no Porto – a criminalização do consumo na via pública – teria como resultado apenas a criminalização das pessoas a quem Rui Moreira falhou pela sua negligência.

Sr. Ministro, os técnicos especializados também são professores

Porque é que os colegas do ensino profissional são transparentes para a tutela? A escola inclusiva é obrigatória se queremos uma sociedade em toda a gente pode ter voz. Sr. Ministro, não discrimine os professores que a tornam possível.

Alta Voz

O que os artistas medievais nos ensinam sobre o sexo dos animais

24 Janeiro

Robert Mills mostra como algumas imagens da arte medieval chamam a atenção para o facto dos humanos serem estranhos e mais complicados do que por vezes supomos, o que considera uma lição com a qual quem persiste em encontrar reflexos na “natureza” de categorias humanas de género e sexualidade pode seguramente aprender. Um artigo lido por Carlos Carujo

 

Os Cantos da Casa

Anaquim n' Os Cantos da Casa

22 Janeiro

Anaquim ― Amarras, 2022.

Orquestra Jazz de Leiria ― Dez, 2021.

Mafalda Veiga ― Pássaros do Sul, 1987.

Projecto Pouca Pena ― Largo da Memória, 2022.

Catarina Branco ― Vida plena, 2022.

Edição nº 388, de 21 de janeiro de 2023

Quatro e Vinte

Ressaca da indústria canábica já chegou a Portugal

20 Janeiro

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o destaque vai para os sinais da crise no mercado legal da canábis ao ver frustradas as expetativas de mudanças rápidas nas leis federais dos EUA e também na Europa.

Cultura

Apresentando-me, por Ursula Le Guin

21 de Janeiro 2023

A escritora feminista e libertária apresentava este ensaio autobiográfico, escrito em 1992, como “um texto de performance”. 

Internacional

África: resistir à dominação neocolonial

15 de Janeiro 2023

Que a crise histórica do sistema neoliberal seja uma oportunidade para os povos do Sul de demolir os fundamentos da competição internacional e do crescimento a qualquer custo e para fazer valer os princípios de um alter-desenvolvimento, ao mesmo tempo afro-centrado e de dimensão universal. Por Martine Boudet e Claude Serfati.

Mais Esquerda

Cuidadores Informais, Respostas Sociais e Direito ao Cuidado

5 Novembro

Audição pública realizada a 4 de novembro de 2022 na Assembleia da República. Com intervenções de Maria Anjos Catapirra (Associação Nacional de Cuidadores Informais), Tainara Machado (Colectiva e Precários Inflexíveis), Valentina Perrota (membro do Conselho Consultivo dos Cuidados no Uruguai) e José Gusmão (eurodeputado do Bloco/The Left).

Telma Monteiro: Ainda há combates que não vão ao tapete?

visto na net

A hexacampeã europeia de judo é a convidada desta edição do Contra Regra, o podcast de Catarina Martins.

Agenda

28 Janeiro

Fotografias produzidas no âmbito do projeto “Espaço Emprego” da Solidariedade Imigrante – Associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes. Mais informações
Lisboa, estações de metro de Baixa-Chiado, Odivelas, São Sebastião e Senhor Roubado, das 06h30 à 01h00.

Curadoria de Rita Rato e Joana Alves. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, 10h00-18h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Fundação Cupertino de Miranda, 10h00 às 12h30 e 14h00 às 18h00.

Curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque, com colaboração de Arnaldo Saraiva. Mais informações
Porto, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, 10h00-18h00.

Mais informações
Lisboa, Sede nacional do Bloco de Esquerda na Rua da Palma, 10h00

Pela Companhia Krisálida. Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Casa das Artes, 11h00 e 15h00

Com Joana Bértholo e Mariana Magalhães. Mais informações
Lisboa, LU.CA - Teatro Luís de Camões, 11h30

Mais informações.
Porto, Espaço Mira Fórum, 15h00-19h00.

Dossier

Um dos maiores espetáculos desportivos do mundo terá lugar num país onde os direitos humanos mais básicos são negados à esmagadora maioria da população. O regime bilionário tenta lavar a sua imagem com o apoio da FIFA num evento marcado desde o início por suspeitas de corrupção. Dossier organizado por Luís Branco.

 

Ler mais

Subscrever Newsletter

Sociedade

Convocar a História: as conversas da primeira série do podcast

20 de Maio 2022

Colonialismo, I República ou luta contra a ditadura são alguns dos muitos temas abordados ao longo dos 70 programas que integram a primeira edição do Podcast “Convocar a História”. “Foi um trabalho exaustivo e mesmo assim tanto ficou por falar e debater. Teremos pois de recomeçar após este intervalo para balanço” afirma Fernando Rosas.