Papa propõe suspensão temporária das patentes das vacinas

9 de Maio 2021

Francisco criticou a “variante do vírus” que coloca “as leis do mercado ou da propriedade intelectual acima das leis do amor, da saúde e da humanidade”. Para o líder da igreja católica, a pandemia está a contribuir “para o agravamento das crises sociais e ambientais”. E relembra que “não saímos iguais de uma crise: ou saímos melhor ou pior”.

As vacinas serão interesse comum, finalmente

É do coração do capitalismo que surge a notícia que tira o tapete ao dogmatismo ideológico. Que desta vez fale mais alto a defesa da vida do que a defesa do lucro.

Sociedade

Pessoas a partir dos 60 anos já podem auto agendar a vacina da covid-19

9 de Maio 2021

Até agora, o auto agendamento só estava disponível para pessoas com mais de 65 anos. O portal de agendamento já recebeu, até ao início da semana passada, cerca de 206 mil inscrições desde 23 de abril.

Ambiente

CCDRN reprova hotel de Mesão Frio e empresário avança para tribunal

9 de Maio 2021

Mário Ferreira recorreu da decisão da CCDRN ao ministro do Ambiente e à ministra da Coesão Territorial, mas sem resultado. A decisão foi desfavorável, após uma das consultas com maior participação de sempre. Notícia publicada no Interior do Avesso.

Garcia Pereira considera a decisão do tribunal “inédita”, por dar primazia às obrigações familiares em detrimento das laborais em situações de comprovada necessidade.
Sociedade

Trabalhador despedido por não ter onde deixar a filha vai ser indemnizado por despedimento abusivo

9 de Maio 2021

O trabalhador do metro de Almada, que ficou com uma criança de oito anos a seu cargo depois do divórcio, foi despedido por não ter onde deixar a filha. Supremo considera que o despedimento foi abusivo.

Política

Sistema de Gestão de Fogos Rurais ignora recomendações científicas

9 de Maio 2021

A proposta de lei do Governo foi aprovada no Parlamento, mas Ricardo Vicente, deputado do Bloco, considera que foram ignoradas as recomendações da Comissão Técnica Independente e do Observatório sobre incêndios.

Opiniões

FMI e Biden querem impostos sobre o capital. O mundo ao contrário?

A novidade serve duas lições – a da pouca firmeza dos liberais no seu modelo económico e da necessidade da esquerda subir a parada no combate às desigualdades sociais. Esta proposta do FMI, é acima de tudo um processo de controle de danos.

A patente de um desastre europeu

O levantamento das patentes é a única forma de acelerar a produção e distribuição global de vacinas, rentabilizando o investimento público que foi feito em larga escala para o bem comum global. A UE, inexplicavelmente, escolheu reduzir-se a um papel de insignificância internacional.

Ilegais essenciais, da agricultura hiper-intensiva e da escravatura

Esta situação não é um “acidente”. Não é um “erro”, ou um crime inesperado que apanhou toda a gente de surpresa. A lógica da produção hiper-intensiva implica olhar para tudo como factores de produção sem componente humana ou social e, desse ponto de vista, procurar reduzir o seu custo.

Convocar a História

Conceito de trabalho

5 Maio

A versão clássica e dualista (produtivo/reprodutivo) do conceito de trabalho serve-nos para descrevermos, interpretarmos e transformarmos a realidade ou precisamos de reconfigurar o conceito de trabalho? Conversa com José Nuno Matos, conduzida por Fernando Rosas e Andrea Peniche.

 

Moisés Ferreira
Política

“É altura de o Governo abandonar a subserviência aos interesses das farmacêuticas”

6 de Maio 2021

Moisés Ferreira destacou a mudança de posição dos EUA sobre o levantamento das patentes. “E a União Europeia? E a presidência portuguesa da União Europeia?”, interrogou o deputado, defendendo que é altura de o Governo português abandonar a postura de fraqueza e a estratégia falhada da UE.

Quatro e Vinte

Itália: “Absolvição histórica” relança debate sobre legalização da canábis medicinal

4 Maio

Este é um dos temas em destaque nesta edição do podcast quinzenal de notícias canábicas, que traz também novidades de Espanha, EUA, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

Mural em homenagem a Bobby Sands em Belfast
Internacional

O legado de Bobby Sands e a Greve da Fome de 1981

5 de Maio 2021

Neste 5 de maio assinalam-se os 40 anos da morte de Bobby Sands. A greve da fome de 1981 foi um momento decisivo que definiu o desenrolar dos acontecimentos e o avanço do nacionalismo republicano irlandês. Artigo de Daniel Finn.

Alta Voz

O manifesto e o resto

3 Maio
Quando tinham 29 e 27 anos, Marx e Engels escreveram um texto que marcou a vida de milhões de trabalhadores. O Manifesto é uma força material e uma bandeira de emancipação explica Luís Fazenda num texto lido por Carlos Carujo.
Fidel Terenciano, professor e investigador de Pemba
Internacional

Cabo Delgado: “Pemba está uma catástrofe”

4 de Maio 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, Fidel Terenciano, professor e investigador da capital de Cabo Delgado, descreve a situação desoladora que se vive no terreno, fala sobre as origens do conflito e aponta caminhos para uma possível solução para o problema. Por Mariana Carneiro.

Os Cantos da Casa

Cardo-Roxo n' Os Cantos da Casa

23 Abril

Cardo-Roxo ― No Monte das Oliveiras, 2019.

Grafonola Voadora & Napoleão Mira ― Lugar nenhum, 2020.

Vitorino ― Leitaria Garrett, 1984.

Open Mind Ensemble ― Open Mind, 2020.

Gohu ― Terra da faina, 2020.

Edição nº 345, de 23 de abril de 2021

Entrevista

Da Compaixão - Chove e Sol em Paris: “Um texto revelador dos nossos dias”

3 de Maio 2021

A peça centra-se em duas mães coragem. Em Paris, Fátima, mãe do autor de um atentado suicida, visita Sophie, a mãe de uma das suas vítimas. O Esquerda.net falou com São José Lapa, Rita Ribeiro, Paula Guedes e Inês Lapa Lopes sobre este espetáculo com estreia marcada para 6 de maio. Por Mariana Carneiro.

Fotogaleria

Fotos de Rafael Medeiros

Dossier

Os fundos da resposta europeia foram anunciados como uma "bazuca". Mas muitos países temem que ela venha a ter um efeito de ricochete, ao fazer regressar a austeridade como receita para controlar a dívida que irão acumular. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais
Boicotar o Apartheid e a tecnologia. Foto de Outras Palavras.
Internacional

A tecnologia e as lutas anticoloniais

1 de Maio 2021

Na Argélia, o uso da rádio de onda curta deu voz à revolução. Na África do Sul, houve um comité insurgente para uso popular da tecnologia. A busca da emancipação passou também pela apropriação da tecnologia. Por Sophie Toupin.

Primavera Árabe. Foto de DIY/Flickr.
Internacional

Banco Mundial não antecipou Primavera Árabe e continua políticas que a geraram

1 de Maio 2021

Quando analisamos as posições tomadas pelo Banco Mundial para explicar a Primavera Árabe, percebemos que persiste em defender a ideia de que um aumento da desigualdade é uma coisa boa para o desenvolvimento. Por Eric Toussaint.

A Human Rights Watch (HRW) denunciou que as autoridades de Israel estão a cometer crimes de apartheid e de perseguição, 27 de abril de 2021 – Foto da HRW
Internacional

Políticas abusivas de Israel constituem crimes de apartheid, diz a HRW

28 de Abril 2021

Num relatório agora divulgado, a Human Rights Watch denunciou as políticas que "concedem aos israelitas judeus os mesmos direitos e privilégios onde quer que vivam, enquanto discriminam os palestinianos em vários níveis onde quer que vivam". E aconselha os restantes países a reavaliarem o seu envolvimento com Israel, em vez de se focarem apenas no "estagnado processo de paz".

Agenda

10 Maio

Organização: Ephemera e CIES – ISCTE. Ver cartaz.
Lisboa, ISCTE – Sala de Exposições, Edifício II, 14h.

Ver evento de facebook.
6 maio a 16 maio 2021 - qui: 19h; sex: 19h; sáb: 11h; dom: 11h no Teatro Taborda – Rua Costa do Castelo, 75.

Organização da Junta de Freguesia do Bonfim. Produção e Direção Técnica do Teatro Art´Imagem. Programação Completa AQUI.

Exposição conjunta do biólogo marinho e fotógrafo de conservação Nuno Vasco Rodrigues e da escritora Ana Filomena Amaral, que nos três romances da trilogia “Mãe Nossa” expressa a sua preocupação sobre o destino do planeta.
Peniche, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, 21h30.

Subscrever Newsletter

Ouve aqui a conversa sobre gentrificação das cidades com Susana Constante Pereira e Maria Manuel Rola. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.