Marisa critica “desencontro total” entre os apoios dados e os sacrifícios pedidos às pessoas

3 horas 23 minutos atrás

No debate das rádios entre candidatos às eleições de domingo, Marisa voltou a defender a requisição de todos os meios de combate à pandemia. E criticou a ausência no debate de quem se esconde para “não dar explicações sobre os ajuntamentos que fez contra as indicações da DGS”.

Ainda não está claro como e a que preço os países mais pobres poderão ter acesso às vacinas - Foto Agência Brasil
Sociedade

A vacina não é um bem comum

1 hora atrás

Os Estados não se comportaram de forma a criar um bem comum global. Mesmo com uma pandemia ameaçando toda a humanidade, o espírito de concorrência supera o espírito de cooperação. A economia de mercado não tem sentimentos. Por Christian Chavagneux.

Catarina Martins em Évora - foto esquerda.net
Sociedade

“Reforço dos cuidados primários com profissionais é fundamental para proteger hospitais”

3 horas atrás

Em Évora, Catarina Martins sublinhou a necessidade de colocar o setor social e privado sob alçada do SNS para que os cuidados prioritários covid e não covid sejam assegurados a todas as pessoas.

Ventura no jantar com 170 pessoas numa sala fechada e não ventilada este domingo em Braga
Política

Ventura em perda falta a debate das rádios

4 horas atrás

Depois dos insultos aos adversários, a campanha da extrema-direita passou às ameaças a jornalistas durante o jantar que juntou este domingo 170 pessoas numa sala fechada, em violação das regras sanitárias. Para evitar dar explicações, André Ventura preferiu faltar ao debate desta segunda-feira.

Técnicos Auxiliares de Saúde em frente ao Parlamento esta sexta-feira, antes de terem visto ser reconhecida a sua carreira. Foto de Ana Mendes.
Comunidade

Trabalho sem carreira

5 horas atrás

Neste testemunho, a nossa leitora Patrícia Barbosa, escreve sobre as pessoas assistentes operacionais de saúde, que “são invariavelmente invisíveis aos olhos de quem nos tutela” e realça a criação da carreira profissional na generalidade, “para a qual deve ser enaltecido o trabalho do Bloco de Esquerda”.

Opiniões

A Justiça a ser toupeira

A Justiça portuguesa já andava mergulhada em dúvidas existenciais sobre a sua natureza e sobre o comportamento antinatural das suas toupeiras. Nasce então o dia em que uma procuradora do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa achou que podia acordar na Hungria.

Eu é que decido em quem voto

Se não aceito que sejam comentadores ou sondagens a limitar a minha escolha, também não votarei em função da chantagem imposta pela extrema-direita ou na criação de bipolarizações artificiais.

#VermelhoemBelém

A onda de solidariedade com Marisa Matias que se tem levantado é mais do que merecida. Os lábios pintados, de mulheres e homens solidários de tantas opiniões, são muito mais que lábios pintados. São uma afirmação democrática e uma arma contra o ódio.

Alta Voz

9 de dezembro de 1985: Maria de Lourdes Pintasilgo formaliza candidatura presidencial

18 Janeiro

Engenheira química, dirigente eclesial, primeira mulher a ser ministra em Portugal e única mulher a ser primeira-ministra, Pintasilgo protagonizou uma candidatura presidencial histórica. Conheça aqui a sua história de vida contada e lida por Mariana Carneiro.

Lábios pintados com batom vermelho, um foto publicada por Mísia.
Política

Vermelho em Belém, o batom continua a ser uma arma

16 de Janeiro 2021

Nas redes sociais, a onda de pessoas que pintam os lábios contra a misoginia continua. Veja aqui mais algumas das figuras públicas que não tiveram medo de dar os lábios à luta e leia o que têm a dizer.

Os Cantos da Casa

Na morte de Carlos do Carmo

16 Janeiro

Carlos do Carmo ― Um homem na cidade, 1977.

Carlos do Carmo ― Um homem no país, 1983.

Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti, 2010.

Maria João Pires e Carlos do Carmo, 2012.

Emissão nº 338, de 16 de janeiro de 2021

Vacina da Moderna a ser preparada. Foto de Commander, U.S. Naval Forces Europe-Africa/U.S.A./Flickr
Sociedade

Guia para desmontar 24 mentiras sobre a vacina da Covid-19

13 de Janeiro 2021

Das teorias da conspiração sobre 5G e chips implantados nas vacinas às dúvidas mais sensatas sobre a rapidez com que foram criadas e a sua eficácia em diferentes estirpes do coronavírus, um conjunto de cientistas dá aqui respostas sobre as vacinas.

Mais Esquerda

Uma nova era na forma de encarar o parto e os cuidados a ter

5 Janeiro

Ouve aqui a conversa sobre uma nova forma de encarar o parto com Luísa Sotto Mayor e Ana Campos. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Agenda

18 Janeiro

Com Pedro Filipe Soares (deputado), Pilar del Río (jornalista e escritora) e Lúcia Moniz (cantora e atriz). Abertura musical com Primeira Dama. Ver cartaz.
Em direto a partir das 21h no facebook de Marisa Matias.

Dossier

O mundo em 2020 além da pandemia

Reunimos aqui alguns dos principais acontecimentos do ano a nível internacional, à margem do tema omnipresente na atualidade informativa em 2020. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

As oposições ao regime – comunistas, socialistas, republicanos – acreditam na queda do regime fascista com o fim da Guerra, como acontece um pouco por todo o mundo. No entanto, blindado pelo apoio dos Aliados, Salazar não só venceu todos os embates como saiu reforçado do período da Guerra. Mas esta não deixou de ser, para as oposições, uma das mais ricas experiências culturais e políticas de todo o período fascista.

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o destaque vai para a retirada da canábis da tabela de substâncias mais perigosas e sem valor medicinal na Convenção Internacional que rege o controlo de estupefacientes.

Subscrever Newsletter