Marisa Matias: Moria é a consequência sistémica da política migratória da UE

4 horas 36 minutos atrás

Numa carta pública assinada pelos oito eurodeputados que visitaram o campo de Moria, os parlamentares dizem ter “testemunhado os maus tratos e o abandono após os incêndios em Moria”.

O ano letivo em cima do joelho?

Aquele que poderia ter sido o ano letivo melhor preparado de sempre, dado o tempo disponível e a experiência acumulada da primeira vaga, foi iniciado sem estratégia nem planeamento, deixando às escolas o ónus de criar estratégias, soluções e planos B, sem rede, sem recursos e sem apoio.

Política

Conhece as propostas do Bloco nas negociações do Orçamento para 2021

1 hora atrás

Na últimas semanas, o Bloco apresentou as sua prioridades nas negociações com o Governo para o próximo Orçamento: reforçar o SNS, proteger o emprego com direitos e alargar a proteção social. Aqui estão os documentos com a concretização destas propostas.

Ambiente

Greve Climática Estudantil das Caldas da Rainha lança carta aberta sobre requalificação da linha do Oeste

4 horas atrás

Juntando-se à mobilização internacional Fridays for Future, para 25 de setembro, o grupo de jovens do movimento climático enviaram uma carta aberta ao Ministro das Infraestruturas onde exigem a recuperação da linha ferroviária do Oeste.

Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada
Política

Quem vive em bairros sociais é privilegiado porque tem “vista invejável”, diz autarca de Almada

6 horas atrás

A Presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, chegou a defender que iria morar para o Bairro Amarelo “amanhã”. Declarações foram repudiadas pela Chão das Lutas - Associação pelo Direito à Habitação e pela vereadora e deputada bloquista Joana Mortágua.

Isto “só acontece porque não existe uma entidade fiscalizadora, que aplique uma coima” e “faça cumprir”, diz Ana Sezudo. Foto de Paulete Matos.
Sociedade

Queixas de discriminação por deficiência subiram 30%, mas apenas uma coima foi aplicada

6 horas atrás

A falta de acessibilidade foi o motivo de quase metade das 1.274 queixas apresentadas em 2019, segundo o Instituto Nacional para a Reabilitação. Aumento das queixas contraria tendência do ano anterior.

Opiniões

O risco de jogar pingue-pongue

Esta será a maior armadilha da primeira campanha eleitoral que se realizará em Portugal sob a égide das técnicas trumpistas. Batalhões de perfis falsos marcharão pelas redes, os insultos esvoaçarão e serão repetidas as deixas que resultaram noutros países.

Procura-se: visão estratégica para o Interior!

António Costa Silva já apresentou uma “Visão Estratégica para a recuperação económica”, mas falta uma visão estratégica para o interior, mais uma vez ignorado.

Só 32 cuidadores precisarão de apoio?

Até 31 de agosto, apenas 1340 cuidadores tinham apresentado requerimento para obter o Estatuto. Destes, só 74 tinham sido deferidos e não mais que 32 estavam naquele momento a receber o subsídio de apoio. Estes números são absolutamente irrisórios.

Mais Esquerda

Quanto mais Trump, menos Palestina

22 Setembro

Ouve aqui a conversa sobre a Palestina com José Manuel Rosendo e Alda Sousa. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Quatro e Vinte

Suíça vai distribuir canábis a cinco mil voluntários

20 Setembro

Outros temas em destaque nesta edição do podcast: Testes a THC no sangue a consumidores habituais não são fiáveis; Parlamento da Colômbia discute regulação; Repetem-se os recordes de vendas de canábis legal nos EUA.

600 mulheres declaram apoio a Marisa Matias
Política

600 mulheres declaram apoio a Marisa Matias

22 de Setembro 2020

Foi divulgada uma nova lista de apoiantes da candidatura de Marisa Matias às presidenciais, desta vez composta integralmente por mulheres. Entre os nomes constam Ana Campos, Ana Luísa Amaral, Catarina Valadas, Pilar del Rio e Romana Sousa, entre outras.

Convocar a História

Bicentenário da Revolução Liberal

23 Setembro

Para o episódio desta semana convidámos Fátima Sá para nos falar do bicentenário da revolução liberal. Como ponto de partida, perguntamos o que trouxe de novo a revolução liberal de 1820 de tão ameaçador para a velha ordem do antigo regime, originando a contra-revolução? 

Política

"O país está a responder a uma pandemia com menos médicos do que tinha no ano passado"

21 de Setembro 2020

À saída de uma reunião com António Costa, Catarina Martins voltou a lembrar que a contratação de mais profissionais de saúde era uma obrigação que já estava inscrita no Orçamento para 2020 e deve ser concretizada com urgência.

Os Cantos da Casa

El Sur n' Os Cantos da Casa

12 Setembro

El Sur ― Todas as sombras, 2020.
Castra Leuca Trio ― Primeiro andamento, 2019.
Rádio Macau ― Rádio Macau, 1984.
Desidério Lázaro ― Cérebro: Estado zero, 2013.
Allen Halloween ― Unplugueto, 2019.

Edição nº 329, de 11 de setembro de 2020

Alta Voz

O que esconde a posição da Holanda contra os países do Sul da Europa

7 Setembro

Não é verdade que a Holanda esteja a pagar a dívida dos países do sul da Europa. São os seus políticos que geram a nossa dívida para pagar as suas pensões, cada dia mais dependentes da dívida global e da especulação financeira, explica Juan Torres López neste artigo lido por Mariana Carneiro.

Vídeo

321655305770726

Proteção Social para quem precisa

José Soeiro apresenta aqui a proposta do Bloco de uma nova proteção social, o Rendimento Social de Cidadania, uma medida de proteção social para não deixar ninguém para trás.

Clínica dos Arcos, Lisboa
Sociedade

Aborto? Legal, mas numa clínica privada

19 de Setembro 2020

Fiz um aborto em 2020. Este é o meu testemunho sobre o que correu mal e o que precisa de mudar. Vivemos num país onde a mulher é livre para decidir o seu futuro em relação à maternidade. A lei está do seu lado, o sistema de saúde também deveria estar. Por Ana Patrícia Cardoso.

Noam Chomsky
Internacional

Estamos a viver o período mais perigoso na história humana, alerta Chomsky

18 de Setembro 2020

A convergência da crise climática, ameaça nuclear e avanço do autoritarismo tornam o atual momento histórico mais perigoso do que o dos anos 1930, alerta o intelectual norte-americano em entrevista à New Statesman.

Cuidadores informais: Aprovada campanha de divulgação do estatuto proposta pelo Bloco
Política

Cuidadores informais: Aprovada campanha de divulgação do Estatuto proposta pelo Bloco

18 de Setembro 2020

Num universo estimado de 800 mil cuidadores informais, uma semana depois da disponibilização do formulário de candidatura ao Estatuto, só 191 pessoas se tinham candidatado. Projeto de resolução do Bloco prevê uma campanha nacional de divulgação do Estatuto do Cuidador Informal.

Agenda

23 Setembro

Organização: Centro de Estudos Cinematográficos. Reservas via geral@cecine.com. Ver cartaz.
Coimbra, Mini Auditório Salgado Zenha – Piso 0 AAC.

Subscrever Newsletter

Dossier

À boleia da pandemia e do medo de contágio, multiplicam-se pretensas soluções tecnológicas que prometem segurança em troca dos nossos dados. Enquanto isso, as gigantes tecnológicas prometem transformar a Educação e a Saúde tal como as conhecemos, garantindo para si rendas bilionárias. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais