Lucros das empresas da bolsa dispararam no primeiro semestre de 2022

7 de Agosto 2022

Os lucros das empresas do PSI cresceram 73% em relação ao período homólogo do ano anterior. A Galp, que mais do que duplicou os lucros, foi a empresa que mais contribuiu para a subida.

Tirem as mãos do Litoral Alentejano!

Mesmo o branqueamento da propaganda não consegue esconder uma região em perigo, uma terra onde os processos acelerados de destruição ambiental servem apenas o lucro, deixando para trás a degradação social, a precarização do trabalho e os restos de uma natureza outrora paradisíaca.

Sociedade

Imigrantes versus refugiados: dividir para reinar

7 de Agosto 2022

A conceção liberal de refugiado tem um efeito prático inegável: segrega. Deixa poucos direitos aos refugiados e nenhuns aos migrantes económicos. Por Mariana Carneiro.

Trabalhadores ucranianos lutam contra os ataques aos direitos laborais - Foto ukrainesolidaritycampaign.org
Internacional

Ucrânia: apelo conjunto dos sindicatos contra o ataque aos direitos dos trabalhadores

7 de Agosto 2022

Neste apelo, o conjunto de todos sindicatos ucranianos pede ao presidente Zelensky que revogue duas leis aprovadas pelo parlamento ucraniano, pois uma (5161) introduz contratos de “zero horas” e a outra (5371) abole importantes direitos laborais nas PME.

Outdoor - Foto rebelion.org
Artigos dossier

Rumo a um progressismo ambiental? Colômbia e a renovação política da esquerda

3 de Agosto 2022

A chegada de Gustavo Petro e Francia Márquez à presidência colombiana pode marcar uma viragem na região. Nunca houve um presidente eleito na América Latina que apostasse abertamente no progressismo ambiental. Os desafios da transição ecossocial. Por Maristella Svampa e Enrique Viale.

Abdelkarim Al Khattabi.
Internacional

“Che” Abdelkrim: o Leão do Rif

7 de Agosto 2022

A revolta dos camponeses do Rif é a primeira centelha da revolta dos povos colonizados da época. Abdelkrim tentou organizar os territórios libertados, apesar da hostilidade de dois exércitos imperialistas e da utilização de todo o tipo de armas sofisticadas, incluindo armas químicas. Por Hamadi Aouina.

Opiniões

Tirem as mãos do Litoral Alentejano!

Mesmo o branqueamento da propaganda não consegue esconder uma região em perigo, uma terra onde os processos acelerados de destruição ambiental servem apenas o lucro, deixando para trás a degradação social, a precarização do trabalho e os restos de uma natureza outrora paradisíaca.

Um embuste de perna curta e o outro

A viragem à direita do Governo Costa, sobretudo a maioria absoluta que festejou em janeiro, tem sido particularmente visível no domínio da lei laboral.

Quando Abril aqui passar

O debate sobre os 50 anos do 25 de Abril e daquilo que ele representa hoje é bastante importante. Abril fez-se e faz-se para combater o conservadorismo que teima em querer calar-nos e levar-nos para outros tempos.

Alta Voz

Florbela Espanca, a primeira mulher na Seara Nova

2 Agosto

A revista progressista apresentava-se como um "núcleo de homens" e demorou quase um ano a publicar o primeiro texto escrito por uma mulher, um poema de Florbela Espanca, então com 27 anos de idade. Nunca mais voltará a publicar aí e a Seara Nova demora anos a ter participação feminina regular. Uma história contada por Miguel Pereira e lida por Carlos Carujo.

Política

Plataformas digitais: Não podemos aceitar que trabalhadores sejam “novos escravos virtuais”

8 de Julho 2022

Audição parlamentar promovida pelo Bloco contou com intervenções de Marcel Borges, dos Estafetas em Luta, do dirigente sindical Fernando Fidalgo, de Núria Soto, da plataforma Riders X Derechos, da eurodeputada Elisabetta Gualmini, e da co-coordenadora científica do Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho, Teresa Coelho Moreira.

Sociedade

Oito sindicatos da CGTP demarcam-se de posição oficial da intersindical sobre Ucrânia

9 de Julho 2022

Em posição conjunta é assinalado que a posição da CGTP representa um "desvio da linha histórica" e que "todas as ações imperialistas, independentemente do Estado que as realize, são condenáveis e combatidas sem tibiezas e a solidariedade com o Estado e com o Povo agredido assumida com clareza".

Os Cantos da Casa

Aníbal Zola n' Os Cantos da Casa

6 Agosto

Aníbal Zola ― Quem sai aos seus, 2022.

Sopa de Pedra ― Do claro ao breu, 2022.

Trovante ― Sepes, 1986.

Bernardo Sassetti ― Culturgest 2007, 2022.

Madalena Gamalho ― Invento, 2022.

Edição nº 376, de 6 de agosto de 2022

Artigos dossier

Perfil: José Eduardo dos Santos, o déspota discreto

8 de Julho 2022

Falecido esta sexta-feira, Eduardo dos Santos chegou ao poder porque era, dos presidenciáveis, o mais fraco. Nos primeiros anos, não “mexeu uma palha”. Mas demonstrou a capacidade de adaptação suficiente para sobreviver à queda do Muro de Berlim, abraçar o capitalismo mais selvagem e ainda enriquecer-se e à sua família. Artigo de Luís Leiria, publicado em dezembro de 2015 no dossier Angola: a ditadura que o mundo não quer ver.

Internacional

O espetáculo do acolhimento: sobre o deslocamento ucraniano e a empatia seletiva nas fronteiras da Europa

3 de Julho 2022

É importante ir além das avaliações moralizantes da atual resposta europeia à deslocação ucraniana, e refletir sobre a forma como os Estados interpelam as pessoas que se deslocam através das fronteiras relativamente a economias morais e políticas específicas. Artigo de Céline Cantat.

Quatro e Vinte

Consumo juvenil de canábis continua a baixar no Colorado

20 Junho

Os números oficiais do estado norte-americano que vende canábis em lojas desde 2014 continuam a desmentir os argumentos dos proibicionistas. Para ouvir esta e outras noticias no podcast Quatro e Vinte.

Mapa de 2014 que ilustrava a maioria de falantes por região da Ucrânia.
Internacional

O mapa da identidade ucraniana em tempo de guerra

2 de Julho 2022

Denys Gorbach convida-nos a ir além da narrativa das “duas Ucrânias” que nasceu politicamente na Revolução Laranja e que dava às elites oligárquicas uma ferramenta fácil para mobilizar a base eleitoral e que a invasão russa desfez.

Dossier

No próximo domingo, 7 de agosto de 2022, tomam posse Gustavo Petro e Francia Márquez, presidente e vice-presidente da Colômbia. A sua vitória constitui uma importante mudança no país de Gabriel Garcia Márquez. Dossier organizado por Carlos Santos.

Ler mais

Agenda

8 Agosto

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Sociedade

#EmBomRigor: Temos funcionários públicos a mais?

23 de Junho 2022

Neste quarto gráfico da série #EmBomRigor, mostramos como o argumento de patrões e partidos da direita sobre o peso dos funcionários públicos no total da população empregada não resiste ao teste da realidade.

Sociedade

#EmBomRigor: Face à média europeia, temos pouco Estado na economia

9 de Junho 2022

No terceiro gráfico da série #EmBomRigor mostramos que ao contrário do que argumenta a direita, em Portugal o Estado gasta menos do que a média da Zona Euro em quase todas as categorias de despesa apresentadas, à exceção das operações da dívida pública.

Subscrever Newsletter

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.