José Mário Branco (1942-2019)

4 horas 12 minutos atrás

Morreu José Mário Branco, o músico, cantor e compositor que marcou a música portuguesa das canções de resistência ao fascismo até à nova geração do fado.

entrevistas

Entrevista de Carlos Santos a José Mário Branco em julho de 2018 sobre a disponibilização online do arquivo da sua obra, a publicação do álbum 'Inéditos 1967-1999' e a perseguição aos imigrantes nos EUA e na Europa.

Suécia deixa cair acusação a Assange por falta de provas

18 minutos atrás

A procuradora sueca Eva-Marie Persson anunciou a decisão de pôr termo à investigação que acusava o fundador da Wikileaks de violação. Assange continua preso em Londres e sempre negou as acusações de que era alvo.

Combatentes curdas do YPJ.

Defender Rojava!

1 hora atrás

Neste manifesto, líderes de diversos movimentos sociais, comunidades e Primeiras Nações do mundo inteiro defendem que "uma experiência revolucionária no Médio Oriente poderia oferecer possibilidades para o futuro da humanidade".

Olival intensivo em Alfundão.
Ambiente

Zero denuncia violação a Planos Diretores Municipais em mais de 5 mil hectares no Alentejo

3 horas atrás

A associação ambientalista denuncia descontrolo na instalação de explorações agrícolas de regadio na área de influência de Alqueva com culturas de rega a surgir onde são proibidas ou condicionadas. A Zero critica ainda a desresponsabilização das entidades públicas e quer uma auditoria ao empreendimento de Alqueva.

Pingo Doce
Sociedade

Sindicato denuncia humilhação de trabalhadora do Pingo Doce em Lisboa

18 de Novembro 2019

O CESP exigiu à Jerónimo Martins o fim do clima de intimidação nos seus supermercados. Trabalhadora na loja da Bela Vista viu negados os pedidos de substituição na caixa, acabando por urinar-se no local.

Opiniões

O que está a esconder, sr. ministro?

O silêncio parece ser do peso na consciência de quem não está a cumprir o prometido e continua a empurrar o problema com a barriga.

Os doentes graves e oncológicos devem ter um corte no seu rendimento?

Foi esta a pergunta que cerca de 10 mil pessoas colocaram ao Parlamento através de uma petição que foi hoje discutida. Estranhamente, a maior parte dos deputados responderam que sim.

Arestas vivas e beco espanhol

O PSOE, e essa é a questão de fundo, se continua submisso à monarquia e hostil aos nacionalismos subordinados, não tem espaço para liderar qualquer bloco progressivo para uma transição histórica no Reino de Filipe VI e, fatalmente, comprime a UP.

Pedro Sánchez e Pablo Iglesias assinando o acordo de coligação entre o PSOE e o Unidas Podemos.

Cenários para depois de uma batalha

18 de Novembro 2019

O que fizer o governo de coligação PSOE-UP marcará duradouramente a política espanhola. As direitas não tardarão a disputar a rua e tenderão a aproveitar cada contradição e fraqueza para encurralar um governo que já nasceu com dificuldades. Por Manuel Monereo.

César Prata e Vânia Couto
esquerda.radio

César Prata & Vânia Couto n' Os cantos da Casa

18 Novembro

César Prata & Vânia Couto ― Rezas, benzeduras e outras cantigas, 2019.
Charanga ― Charanga com X, 2019.
José Afonso ― Ao vivo no Coliseu, 1983.
Amílcar Vasques-Dias & Cláudia Pereira Pinto & João Lucena e Vale ― Canções de Évora, 2013.
Andersen Molière ― Aldeia dos tristes, 2010.

Edição nº 315, de 18 de novembro de 2019

Alta Voz

Sete razões para não escrever romances e uma só para os escrever

18 Novembro

Ouve aqui o podcast do texto "Sete razões para não escrever romances e uma só para os escrever", de Javier Marías, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Sociedade

De que lado estamos? Feminismo para o séc. XXI

17 de Novembro 2019

Não é possível superar o patriarcado sem superar também o capitalismo, porque eles são um e o mesmo sistema. Por isso somos feministas, mas somos feministas anticapitalistas. Nada pela metade, sempre a luta toda. Artigo de Andreia Peniche para a revista Esquerda.

Quatro e Vinte

O que traz de novo a terceira edição da Cannadouro?

4 Novembro

O Quatro e Vinte falou com João Carvalho, diretor da Feira Internacional de Cânhamo do Porto, que volta a juntar este mês na Alfândega a comunidade canábica em torno de debates, conferências e exposição do que se vai produzindo nesta indústria por cá e lá fora.

19 Novembro

Apresentação de Luís Reis Torgal. Inscrição obrigatória e info@museudoaljube.pt ou telefone (351) 215 818 535.
Lisboa, Museu do Aljube - Rua de Augusto Rosa, 42, 18h30.

Convidado: António Góri (Habita! – Associação pelo direito à habitação e à cidade). Moderação: Leonor Duarte (Morar em Lisboa / Academia Cidadã). Mais informação. Organização: Academia Cidadã.
Lisboa, Com Calma – Espaço Cultural (Benfica), 21h30.

Dossier

Argentina, Alberto Fernández e Cristina Fernández Kirchner - Foto de Julio Gelves/Epa/Lusa

As eleições deste domingo 27 na Argentina devem confirmar o resultado das primárias de 11 de agosto e dar a vitória, possivelmente já na 1ª volta, ao peronista Alberto Fernández. O fim do governo de Maurício Macri marca a derrota de um dos principais aliados de Trump e de Bolsonaro no continente. Dossier organizado por Luis Leiria.

O micro-fórum do rio Dão realizou-se no dia 6 de julho de 2019, na Associação Venha a nós a Boa Morte, em Viseu. Ouça aqui a intervenção de Fernando Carrilha.

Subscrever Newsletter

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.