Os fundos da resposta europeia foram anunciados como uma "bazuca". Mas muitos países temem que ela venha a ter um efeito de ricochete, ao fazer regressar a austeridade como receita para controlar a dívida que irão acumular. Dossier organizado por Luís Branco.

Neste dossier divulgamos a contra-cimeira social do Porto a 6 e 7 de maio e entrevistamos o eurodeputado José Gusmão sobre os avanços e recuos da resposta europeia à crise. Do Estado espanhol, Joana Bregolat fala das condicionalidades dos apoios enquanto ameaça à reforma das leis laborais. Francisco Louçã diz que “o perigo para a Europa são os governantes europeus” e Michel Husson critica o plano de Macron em pleno ambiente pré-eleitoral que dificulta o debate das alternativas à esquerda.

Ler Mais

209996537230027

“Os profissionais de saúde merecem muito mais do que o Governo tem feito”

1 hora 36 minutos atrás

Moisés Ferreira denunciou que o Governo “tem promovido inúmeras injustiças ao longo dos anos no que toca às carreiras dos profissionais de saúde”, dando o exemplo dos Técnicos Superior de Diagnóstico. E lembrou que o Bloco propõe que seja o Parlamento a repor as condições de que o governo recusa.

478455906768821

visto na net

Desde 2009 que o Bloco propõe a criação do crime de enriquecimento injustificado dos titulares de cargos políticos.

Catarina Martins apresenta propostas sobre enriquecimento injustificado.
Política

Bloco entrega no Parlamento proposta para criminalizar enriquecimento injustificado

5 horas atrás

O partido apresenta propostas com o objetivo de ultrapassar a declaração de inconstitucionalidade que travou as anteriores propostas e os bloqueios políticos feitos pelo Partido Socialista e pelo CDS.

Política

21 de abril de 1961: Os primeiros soldados partem para a guerra a bordo do Niassa

2 horas atrás

Há exatamente 60 anos, mais de 2.000 soldados rumavam a Luanda. Foram combater um inimigo que não era o seu, por uma pátria que os transformou em carne para canhão. Texto de Mariana Carneiro e fotos de Fernando Mariano Cardeira.

Jovens interrompem António Costa. Foto de Mário Cruz/Lusa.
Ambiente

Ministério Público acusa ativista ambiental de desobediência qualificada

3 horas atrás

Francisco Pedro interrompeu António Costa num jantar partidário para protestar a propósito das consequências ambientais do novo aeroporto. Arrisca uma pena até dois anos de prisão.

Receita.
Sociedade

Associações de doentes defendem manutenção de sistema de renovação de receitas

3 horas atrás

As seis organizações pretendem que o sistema implementado durante o estado de emergência se transforme num “serviço nacional de renovação terapêutica”.

Opiniões

Democracia contra a corrupção

A corrupção que mina a democracia – a dos milhões muito mais que a dos tostões – é cada vez mais ágil no recurso aos mecanismos de lavagem que a globalização engendrou, como os vistos gold ou os offshores.

Cabo Delgado: para lá das explicações simplistas

As explicações mais comuns do conflito em Cabo Delgado não fazem justiça à articulação de motivações e interesses que lhe está subjacente.

76 milhões de pobres em 2030: uma meta ousada para a Cimeira Social

O que a presidência portuguesa se prepara para agitar no próximo mês como um grande compromisso social é termos, em 2030, uma Europa com 76 milhões de pobres. Não é isto uma desistência política relativamente ao sofrimento social, assim naturalizado?

Quatro e Vinte

Câmara dos Representantes autoriza bancos a trabalharem com setor da canábis

20 Abril

Num dia especial para a comunidade canábica, a aprovação do Safe Banking Act é um passo importante para a legalização a nível federal nos EUA. Mesmo nos estados onde são legais, as empresas do setor canábico são obrigadas a funcionar sobretudo com dinheiro vivo, pois os bancos estão proibidos de lhes abrir contas ou conceder crédito.

Alta Voz

Quando o comunitarismo acredita ser laico. Retrospetiva sobre o assassinato de Samuel Paty

19 Abril

O professor francês foi assassinado há meio ano. Os debates e as ondas de choque ainda abalam a sociedade francesa. Gilbert Achcar dá-nos o seu ponto de vista sobre o tema num artigo lido por Carlos Carujo.

Cultura

Luís Varatojo: “Estamos numa fase em que as pessoas conformam-se com situações miseráveis”

18 de Abril 2021

A Luta Livre, de Luís Varatojo, sobe aos palcos de Setúbal e Lisboa, a 21 e 27 de abril, respetivamente. O Esquerda.net esteve à conversa com o músico sobre o seu trabalho, a importância da mobilização social e temas como precariedade e fake news. Por Mariana Carneiro.

Convocar a História

Portugal e Espanha em 1931 – uma antecâmara da Grande Guerra Civil Europeia

14 Abril

1931 é em Portugal o ano de todas as revoltas e também o ano decisivo da implantação da Ditadura Nacional, sob a chefia de Oliveira Salazar. Com a implantação da II República de Espanha (15 de abril de 1931) abre-se um contencioso entre os dois países ibéricos que não é mais que um dos marcos mais decisivos da divisão ideológica que vai marcar a Europa de uma forma irredutível e definitiva – até ao confronto da Grande Guerra Civil Europeia. Conversa com Luís Farinha, conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra.
 

Protesto pela Síria em Bruxelas. Foto de Gwenael Piaser/Flickr.
Internacional

O anti-imperialismo deles – e o nosso

11 de Abril 2021

O “campismo” mudou de uma lógica de “o inimigo do meu amigo (a URSS) é meu inimigo” para uma lógica de “o inimigo de meu inimigo (os EUA) é meu amigo”, que é uma receita para um cinismo vazio e leva ao apoio acrítico a regimes totalmente reacionários e antidemocráticos. Por Gilbert Achcar.

Os Cantos da Casa

Rogério Charraz n' Os Cantos da Casa

9 Abril

Rogério Charraz ― Coreto, 2021.

Cataventos ― Perfeito desconhecido, 2020.

Trovante ― Trovante 84, 1984.

Carlos Guedes & Orquestra Jazz de Matosinhos ― Unsolvable problems, 2019.

Mísia ― Pura vida (Banda sonora), 2019.

Edição nº 344, de 9 de abril de 2021

Entrevista

“Cabo Delgado é hoje um negócio de guerra”

11 de Abril 2021

Quitéria Guirengane explicou ao Esquerda.net que “não há interesse que a guerra termine nos próximos anos” e que a extração de gás é uma “maldição” para o povo moçambicano. A presidente da Rede de Mulheres Jovens Líderes descreveu ainda as atrocidades que estão a ser cometidas contra as mulheres de Cabo Delgado. Por Mariana Carneiro.

Imagem do livro Como ser um Liberal de Ian Dunt. Foto de TribuneMag.
Internacional

Como os liberais reescrevem a sua própria história

16 de Abril 2021

O novo livro de Ian Dunt, “Como Ser um Liberal”, é mais um esforço intelectual para revestir a história liberal com mitos reconfortantes – ocultando o seu papel de cumplicidade com o imperialismo, a escravatura e o fascismo. Por Aaron Bastani.

Dossier

Dossier 328: 45 anos do assassinato do Padre Max e de Maria de Lurdes

No dia 2 de abril de 2021 passaram 45 anos da aprovação da Constituição de Abril e também do único crime político cometido pela extrema-direita do MDLP no pós 25 de Abril. Este conjunto de documentos procura lembrar e homenagear Max e Lurdes. Dossier organizado por Carlos Santos

Ler mais
Mapa de ditaduras na América do Sul. Mural na Argentina. Foto de caminandolibertad/Flickr.
Internacional

As novas encruzilhadas da América Latina

18 de Abril 2021

Em diferentes cantos do hemisfério verifica-se a mesma tendência para o reinício das revoltas que convulsionaram a América Latina no início do milénio. A esquerda precisa de diagnósticos e programas, mas nenhum documento escrito resolverá os enigmas da experiência militante. Por Claudio Katz.

Cultura

Bento de Jesus Caraça, um homem que abençoava as ilusões

18 de Abril 2021

Nascido a 18 de abril de 1901, em Vila Viçosa, deixará uma obra invulgar. E uma invulgar saudade. Porque muitos foram os que o amaram nesse tempo de cruzamento de cumplicidades, de militâncias e de amizades. E mais ainda os que o admiraram. Por Helena Neves.

Cartaz com uma definição de fascismo. Foto de Le Bourg Heïdi/Flickr.
Internacional

As duas extremas-direitas contemporâneas

17 de Abril 2021

A extrema-direita não parece ter o favor da fração hegemónica da burguesia que defende um neoliberalismo do “Estado mínimo” e da superação dos marcos nacionais. Mas em caso de renascimento da conflitualidade proletária, certas burguesias podem querer recorrer ao “Estado forte” para esmagar a resistência. Por Alain Bihr.

Greve Climática Estudantil - O relógio está a contar, faixa na manifestação de 19 de março de 2021 – foto de greveclimaticaestudantil.pt
Ambiente

Greve Climática Estudantil volta a sair à rua a 23 de abril

12 de Abril 2021

No âmbito do Dia da Terra de 2021, o coletivo Greve Climática Estudantil está a convocar ações em diversas localidades para exigir mais investimento na ferrovia e o cancelamento do projeto do aeroporto do Montijo e da expansão do aeroporto da Portela.

Política

Cinco moções candidatas à XII Convenção do Bloco

5 de Março 2021

Foram divulgadas as moções de orientação que estarão em debate no processo preparatório da próxima Convenção do Bloco, agendada para o fim de semana de 22 e 23 de maio no distrito do Porto.

Agenda

21 Abril

Reservas através do 932 570 979 ou [email protected]..
Setúbal, n'A Gráfica - Centro de Criação Artística (Ladeira da Ponte de São Sebastião). Referência: Museu do Trabalho, Estação de Comboios do Quebedo. De 21 a 23 de abril às 20h e dias 24 e 25 de abril às 11h.

13h15 - Mr. Klein – Um Homem na Sombra (1976)
17h30 - O Criado (1963)
Lisboa, Cinema Medeia Nimas.

O texto de Juan Mayorga é publicado pela primeira vez em português, pelo Teatro Estúdio Fontenova, numa tradução de Luísa Monteiro. O lançamento conta com a presença da tradutora e de José Manuel Castanheira, autor da cenografia da peça. Entrada gratuita mediante reserva, pelo 265 236 168 ou [email protected]. Lotação máxima de 24 lugares sentados. Evento no Facebook
Setúbal, Casa da Cultura, 16h.

17h; 20h - O Criado (1963)
Porto, Teatro Campo Alegre.

Com Cristina Roldão (Professora da ESE-IPS e Investigadora do CIES-IUL) e Miguel Vale de Almeida (Antropólogo, ISCTE-IUL e CRIA). Moderação: Anália Torres (Coordenadora do CIEG/ISCSP-Ulisboa). Organização: CIEG – ISCSP-Ulisboa. Ver evento de facebook. Acesso a partir das 18h: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87134692855... ID da reunião: 871 3469 2855 Senha de acesso: 016945

Este espetáculo vai estar disponível para visualização diariamente, das 19h às 22h.
Inscrições através do link: https://form.jotform.com/211031927381348. Após preencher o formulário irá receber no seu e-mail os dados para aceder ao espetáculo. Programação do Museu do Aljube.

Após a apresentação do espetáculo decorrerá uma conversa intitulada A Arte da Diferença, que contará com a participação de Idoia Zabaleta, que terá como convidados Sandra Benfica e Teresa Coutinho. Na conversa as intervenientes usarão da palavra para debater o lugar das mulheres e das palavras, hoje, em toda a sua diversidade e contará com a moderação de Catarina Pirese Raquel Lima. Mais informações.
Lisboa, São Luiz Teatro Municipal| Sala Mário Viegas, 19h.

O espetáculo tem início às 19h. Os bilhetes em www.bol.pt e postos de venda aderentes. Mais Info e Reservas Teatro do Bairro: (dias úteis 14h00-19h00) 21 3473358 ou 91 3211263. Ver evento de facebook.

Subscrever Newsletter

Ouve aqui a conversa sobre gentrificação das cidades com Susana Constante Pereira e Maria Manuel Rola. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.