Constitucional chumba direito de preferência dos inquilinos, Bloco apresenta solução

1 hora 29 minutos atrás

Maria Manuel Rola considera a decisão “incompreensível” e assegura que o Bloco voltará a apresentar no Parlamento a proposta que resolveria o problema levantado pelos juízes em nome de “uma lei que salvaguarde o direito à habitação”.

O ataque ao património edificado das cidades em tempo de pandemia

Um pouco por todas as cidades assistiu-se à continuação de construção e sobretudo de reabilitação do edificado, aproveitando a impossibilidade de proceder a fiscalizações devido ao confinamento, quer das condições de trabalho, quer da obra em si.

Imagem do cérebro por ressonância magnética funcional. Imagem de Jon Olav Eikenes/Flickr.
Sociedade

Covid-19 pode causar danos cerebrais

31 minutos atrás

Neurologistas britânicos apresentaram provas de que o novo coronavírus pode causar danos graves mesmo em pessoas que tiveram outros sintomas ligeiros.

José Gusmão
Internacional

Luanda Leaks: A Europa tem de se olhar ao espelho

9 de Julho 2020

O Parlamento Europeu debateu em fevereiro, a pedido do Bloco, o caso Luanda Leaks e o problema da lavagem de dinheiro na Europa. Na resolução apresentada esta quarta-feira, José Gusmão defendeu o fim dos "vistos gold" e a proteção dos lançadores de alerta.

Vista Alegre Atlantis. Foto de Despedimentos.pt.
Sociedade

Vista Alegre Atlantis despede dezenas de precários em Alcobaça

2 horas atrás

Segundo denúncias recebidas pela plataforma despedimentos.pt, até ao fim deste ano um total de 50 trabalhadores serão despedidos. 15 já o foram.

Tribunal. Foto de Paulete Matos.
Política

Bloco propõe revisão de tabela de pagamento a advogados oficiosos

9 de Julho 2020

O partido defende que é “inaceitável” que os profissionais que prestam serviços no Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais sejam remunerados “de uma forma absolutamente indigna”.

Opiniões

Covid, construção civil e condições de trabalho: a transição digital?

A AICCOPN propõe uma “plataforma electrónica para controlar a movimentação dos trabalhadores”. E, assume tal proposta não apenas como algo de ordem conjuntural mas, presume-se que com uma perspectiva mais estrutural, como “reforço importante para o futuro".

Saúde, um bem público

Cada país deve dispor de um Serviço Nacional de Saúde público, universal e gratuito, independente do mercado, articulado com segmentos da indústria farmacêutica, da produção de material médico e da investigação científica.

Uma nova Galiza a caminho?

As últimas sondagens dão uma maioria absoluta ao PP de Feijoó, mas uma maioria de esquerda tem estado numa rota ascendente, nomeadamente o Bloque Nacionalista Galego.

Alta Voz

Destemidas: mulheres que só fazem o que querem

6 Julho

Quem tem medo das mulheres sem medo? Marco Marques apresenta-nos o romance gráfico de Pénélope Bagieu num artigo lido por Carlos Carujo.

Bolsonaro: prisão de Queiroz atingiu-o o mais d o que crise nos Ministérios da Saúde e Educação.
Internacional

Os fantasmas de Bolsonaro

7 de Julho 2020

Presidente não consegue ministros para a Saúde e a Educação, preside um governo à deriva e vive assombrado por fantasmas que todos os dias o rodeiam e assustam. Aqui vai uma lista dessa legião fantasmagórica que não dá trégua ao ex-capitão. Por Luis Leiria.

Convocar a História

Fascismo e pós-fascismo

4 Julho

A História está a repetir-se? Que características distinguem a extrema-direita do século XXI dos fascismos do século XX, e que atributos irmanam estes fenómenos políticos? O historiador Manuel Loff aceitou o nosso repto para debatermos as origens e os velhos novos perigos desta nova extrema-direita.

British Airways e Iberia, por Scott Wright, via https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10325620
Sociedade

A guerra comercial lançada pela British Airways/Iberia

7 de Julho 2020

O Reino Unido colocou Portugal no grupo de países que não controlam a pandemia e que inclui Estados Unidos, Brasil, Rússia ou Suécia, justificando assim a exclusão do país dos corredores aéreos seguros para Covid-19. O mesmo não aconteceu à vizinha Espanha.

viola campaniça
Os Cantos da Casa

Retrospetiva de 1984 (2ª parte) n' Os Cantos da Casa

3 Julho

Retrospetiva de 1984 (2ª parte)

Lopes Graça, Lena d'Água, GNR, Rão Kyao e outros.

Edição nº 324, de 1 de julho de 2020

Mais Esquerda

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens

7 Julho

Ouve aqui o debate sobre o trabalho das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens com Paula Nogueira e Célia Carvalho. A conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Quatro e Vinte

A longa espera dos produtores de cânhamo pela regulamentação do setor em Portugal

20 Junho

Um vazio legal deixou os produtores de cânhamo sem forma de certificar as suas plantações em Portugal. Ao fim de duas colheitas perdidas, continuam à espera que o governo publique a nova regulamentação. O Quatro e Vinte falou com João Costa, da associação Cannacasa, sobre o impasse e as perspetivas do setor.

 

Dossier

À boleia da pandemia e do medo de contágio, multiplicam-se pretensas soluções tecnológicas que prometem segurança em troca dos nossos dados. Enquanto isso, as gigantes tecnológicas prometem transformar a Educação e a Saúde tal como as conhecemos, garantindo para si rendas bilionárias. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

10 Julho

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade, no âmbito do ciclo Intelectuais e Artistas da Resistência, associa-se às comemorações do centenário do nascimento de Bernardo Santareno, com uma mostra Biobibliográfica, que poderá ser vista, presencialmente, no 4.º piso do Museu do Aljube até 2 de agosto, ou online, no Facebook do Museu.

Num formato ao ar livre nos Jardins da Quinta da Caverneira. Acesso gratuito mediante marcação prévia. Seguindo as regras e orientações determinadas pela Direção-Geral da Saúde e pelo Município da Maia. Teatro Art'Imagem - Quinta da Caverneira (Avenida Pastor Joaquim Eduardo Machado, Águas Santas, Maia t. 22 208 40 14 | 91 76 91 753  | 91 08 18 719).

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes (Lisboa), Tiago Resende e Carlos Couto (Viseu), Carolina Gomes (Coimbra), Adriano Campos (Porto) e Rui Antunes (Braga).

Subscrever Newsletter